Offside
Corporate

Um olhar sobre nós na voz dos nossos parceiros - Shortcut, pela voz de Valter Henriques.

Fora de Série

"A dedicação e o esforço são sempre necessários para o sucesso, mas o fundamental não é nenhum segredo, é apenas o enorme gosto com que desenvolvo o meu trabalho.", Luís Fernandes

A Vós a Razão

"Gostaria de firmar laços mais estreitos entre o INESC Porto, em especial a UESP, e a UTFPR. Levo esta tarefa na bagagem, quero aprender mais desta estrutura. Afinal, «minha vida é a maior empresa do mundo», segundo Pessoa, e «posso evitar que ela vá a falência»", Faimara Strauhs

Asneira Livre

"A pergunta é: porque não tem essa combinação perfeita (francesinha e Super Bock) no Brasil?", António Júnior

Galeria do Insólito

"Pois é. Parece que a gastronomia portuguesa está por todo o lado e que o desejo de experimentar comidas chinesa e americana ficou mesmo em águas do fiel amigo."

Ecografia

BIP tira Raio X a colaboradores do INESC Porto...

Jobs 4 the Boys & Girls

Referência a anúncios publicados pelo INESC Porto, oferecendo bolsas, contratos de trabalho e outras oportunidades do mesmo género...

Biptoon

Mais cenas de como bamos indo porreiros...

 

Robótica portuguesa em águas brasileiras

O INESC Porto, através do Grupo de Robótica e Sistemas Inteligentes (ROBIS), vai participar num ambicioso projecto no Brasil em parceria com a Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI).

O objectivo é desenvolver um sistema autónomo com veículos submersos e comunicação para o exterior, para inspecção de órgãos submersos de barragens e do assoreamento do leito da albufeira. Para tal, serão combinadas tecnologias portuguesas ligadas aos veículos submarinos e à monitorização de superfície com a capacidade brasileira em coordenação e comunicações, oferecendo uma solução original, que mereceu uma apreciação muito positiva do painel de apreciação de P&D (pesquisa e desenvolvimento) da ANEEL, agência reguladora do sector eléctrico no Brasil.

A equipa portuguesa do ROBIS é liderada por António Paulo Moreira e Aníbal Matos e conta ainda com a cooperação do Laboratório de Sistemas Autónomos do Instituto Superior de Engenharia (ISEP)/Instituto Politécnico do Porto (IPP), liderado por Eduardo Silva. A equipa da UNIFEI tem como responsável Leonardo de Mello Honório. Trata-se de uma estreia na colaboração entre a UNIFEI e o INESC Porto neste domínio da robótica, embora já haja histórico de cooperação em outras áreas, como é o caso da energia.

O projecto é dirigido à empresa INVESTCO, que gere na sua carteira o empreendimento hidroeléctrico do Lajeado, onde o Grupo Energias de Portugal (EDP) detém uma posição proeminente. A barragem do Lajeado fica no Rio Tocantins e tem uma potência instalada de 900 MW - ou seja, sozinha representa 1/10 da potência máxima anual consumida em Portugal. O Tocantins é o segundo maior rio brasileiro e desagua directamente no delta do Amazonas.