Offside
Corporate

Um olhar sobre nós na voz dos nossos parceiros - Shortcut, pela voz de Valter Henriques.

Fora de Série

"A dedicação e o esforço são sempre necessários para o sucesso, mas o fundamental não é nenhum segredo, é apenas o enorme gosto com que desenvolvo o meu trabalho.", Luís Fernandes

A Vós a Razão

"Gostaria de firmar laços mais estreitos entre o INESC Porto, em especial a UESP, e a UTFPR. Levo esta tarefa na bagagem, quero aprender mais desta estrutura. Afinal, «minha vida é a maior empresa do mundo», segundo Pessoa, e «posso evitar que ela vá a falência»", Faimara Strauhs

Asneira Livre

"A pergunta é: porque não tem essa combinação perfeita (francesinha e Super Bock) no Brasil?", António Júnior

Galeria do Insólito

"Pois é. Parece que a gastronomia portuguesa está por todo o lado e que o desejo de experimentar comidas chinesa e americana ficou mesmo em águas do fiel amigo."

Ecografia

BIP tira Raio X a colaboradores do INESC Porto...

Jobs 4 the Boys & Girls

Referência a anúncios publicados pelo INESC Porto, oferecendo bolsas, contratos de trabalho e outras oportunidades do mesmo género...

Biptoon

Mais cenas de como bamos indo porreiros...

 

Assessor de Relações Externas da UNESP Brasil colabora no projecto Caalyx

José Freire Júnior, assessor de Relações Externas na Universidade Estadual Paulista – UNESP, São Paulo, onde também é docente há 20 anos, encontra-se em Portugal a colaborar com o INESC Porto no projecto Caalyx, durante os meses de Janeiro e Fevereiro.

Actualmente coopera com a equipa do projecto, liderada por António Gaspar, na preparação de artigos onde são apresentadas as características do Caalyx que não foram, até agora, exploradas pelo grupo em conferências ou revistas. O trabalho está quase concluído e os artigos estão já na fase final e preparam-se para ser enviados aos parceiros europeus do projecto para sugestões e comentários. Simultaneamente, José Freire Júnior tem aproveitado a oportunidade para estabelecer alguns contactos académicos em nome da UNESP com instituições de Portugal que tenham intenção de colaborar com a sua universidade.

Já desde 2008 que o docente da UNESP considerava a hipótese de realizar um estágio no estrangeiro “para reciclar ideias e abrir novos horizontes”. Foi depois de uma pesquisa e alguns contactos com amigos que viu no INESC Porto a instituição que poderia corresponder às suas expectativas. Depois do primeiro contacto com Vladimiro Miranda, director do INESC Porto, num congresso no Brasil, partiu para a viabilização da estadia em Portugal, com o apoio de uma bolsa da universidade.

Na recta final desta experiência, José Freire Júnior salienta que “tudo se passou de forma excelente” e acredita que “através de dois artigos científicos que estamos a finalizar iremos conseguir realçar na comunidade científica o interesse e qualidade do Projecto Caalyx” e que, “embora o período tenha sido curto, tenho a convicção de que os laços estabelecidos vão dar muitos frutos no futuro”.