Offside
Corporate

Um olhar sobre nós na voz dos nossos parceiros - Nelo MAR-Kayaks, pela voz de João Passos e Cristiana Ramos.

Fora de Série

"É sempre um estímulo quando reconhecem a nossa competência e qualidade de trabalho." Fernando Guedes

A Vós a Razão

"Considero que é nosso dever (...) levar por diante estes projectos, não só por nós próprios, mas também pelas equipas a que pertencemos, pela instituição que representamos, pela região em que nos situamos (...)", José Luís Santos

Asneira Livre

"(...) o que mais me espantou foi a capacidade de conquista territorial da USE. É impressionante a subtileza com que os nossos 'exércitos' vão tomando conta do edifício com uma tal mestria de fazer inveja a um D. Afonso Henriques", Miguel Heleno

Galeria do Insólito

Um destes dias, lá foi um dos nossos estimadíssimos investigadores da área da energia em viagem de negócios no Brasil, daquelas chatas e monótonas (...). O voo levanta de Congonhas, atravessa o tecto de nuvens, tudo parece normal mas… eis que algo quebra a monotonia em pleno voo.

Ecografia

BIP tira Raio X a colaboradores do INESC Porto...

Jobs 4 the Boys & Girls

Referência a anúncios publicados pelo INESC Porto, oferecendo bolsas, contratos de trabalho e outras oportunidades do mesmo género...

Biptoon

Mais cenas de como bamos indo porreiros...

 

Especial UITT

O BIP associa-se às comemorações dos 25 Anos do INESC no Porto. Como tal, a rubrica “Especial” vai, ao longo dos próximos meses, visitar cada unidade de I&D e grupo que integra o instituto. Mais do que um “regresso ao passado”, pretende dar-se  a conhecer o momento actual do INESC Porto LA no ano em que se celebram os 25 anos do INESC no Porto, bem como as grandes metas e desafios que se colocam para o próximo quarto de século da instituição.

Especial 1 Especial 3a

Um passado recente na inovação e no apoio à transferência de tecnologia

Da necessidade de apoiar as Unidades de I&D na vertente de transferência de tecnologia e incubação de negócios, nasce a Unidade de Inovação e Transferência de Tecnologia (UITT) do INESC Porto, em 2006. Em 2007, surge da sua componente de incubação empresarial o LET-In - Laboratório de Empresas Tecnológicas do INESC Porto. A UITT, coordenada por Alexandra Xavier, tem como missão criar, aprofundar e difundir práticas de valorização do conhecimento, actuando directamente nos processos internos de gestão da inovação, criando mecanismos de apoio às actividades de empreendedorismo e desenvolvendo actividades de I&D em gestão da inovação e empreendedorismo.

Além da forte componente de actividade de I&D em diversas áreas de engenharia, o INESC Porto tem vindo, desde sempre, a dedicar-se igualmente à consultoria, formação avançada e transferência de tecnologia. Nesta última competência, foi reconhecido o interesse na exploração da tecnologia desenvolvida pelo INESC Porto, através do seu licenciamento a terceiros, da criação de empresas do tipo spin-off, ou da sua comercialização por outras formas envolvendo parceiros exteriores. A UITT actua como interface entre as outras unidades de I&D e o mercado, identificando oportunidades de negócio e apoiando a concretização de iniciativas. Actua em três vectores específicos: Gestão da Inovação, Empreendedorismo e I&D. A missão da Unidade é, segundo Alexandra Xavier, “contribuir para o desenvolvimento sustentado do INESC Porto através da valorização do conhecimento e das pessoas”.

Especial 2  Tomorrow Options

A incubação empresarial

O LET-In é um laboratório que oferece, para além de espaços físicos e virtuais de (pré-)incubação, um serviço avançado e personalizado de consultoria tecnológica e de negócio a promotores de ideias e projectos que configurem potenciais oportunidades de valorização económica e social do conhecimento científico e tecnológico gerado dentro ou fora do INESC Porto.

Este laboratório corresponde a uma das vias prosseguidas pelo INESC Porto no quadro mais abrangente da sua estratégia de valorização das actividades de I&DI. O LET-In promove e facilita o aparecimento de iniciativas empresariais que contribuam para a real valorização económica e social daquelas actividades. O principal aspecto inovador do programa de apoio à (pré-)incubação reside precisamente na oferta de um serviço integrado que intervém tanto ao nível da maturação técnica e científica de projectos com fortes sinergias com as áreas de actuação do INESC Porto, como ao nível da maturação do potencial de negócio que existe por detrás daqueles.

Especail 3 Especial 3a

Frutos da Unidade no mundo empresarial

São já alguns os resultados visíveis no mundo empresarial da actividade da UITT. Várias spin-off são hoje exemplos da actividade do INESC Porto no mercado. A Fibersensing, lançada em 2003, actua na área dos Sistemas de Monitorização Estrutural. A empresa recebeu, a 29 de Novembro do ano passado, uma menção honrosa na categoria de Inovação dos Prémios CEP - AEP 2009, entregues no âmbito do Fórum de Cooperação Empresarial Galiza - Norte de Portugal. A esta juntam-se ainda, lançadas em 2007, a Xarevision, a Audolici e a Tomorrow Options.

A Xarevision desenvolve redes privadas de televisão - Corporate TV e Digital Signage Networks - criando meios especializados para uma comunicação local e contextualizada, complementando outras iniciativas comunicacionais e de marketing levadas a efeito pelas marcas nas grandes superfícies.  A Audolici actua na área dos Sistemas Áudio Hi-Fi e a Tomorrow Options desenvolve aparelhos médicos.

Especial 4  Especial 4a

Em 2008, foram lançadas mais três empresas: a Smartwatt Energia, que desenvolve produtos inovadores na área da energia, a NextToYou, empresa responsável por um conjunto de sistemas modulares e corporativos que permitem integrar diferentes tipos de soluções como comunicações, multimédia, segurança e gestão de edifícios, e a ProcessNet, responsável pela Gestão de Processos de Negócio.

Outros dois exemplos de incubação de empresas mais recentes são as spin-off Tecla Colorida, criada em 2008, e a HESVI, nascida em Abril de 2009. A Tecla Colorida foi criada para a produção e disseminação do portal www.escolinhas.pt, uma plataforma colaborativa e social especificamente concebida para Escolas do Ensino Básico 1/2, baseada nas funcionalidades da Web 2.0 e Web Social. A HESVI dedica-se ao desenvolvimento e produção de um novo tipo de painéis solares fotovoltaicos de nanopartículas de 3ª geração, integrados em vidro, com aplicação a um custo extremamente competitivo no mercado da construção civil.

 Especial 5a  Alexandra Xavier

UITT motiva investigadores para a valorização do conhecimento

De acordo com Alexandra Xavier, com a actividade da UITT as Unidades saem a ganhar, uma vez que a Unidade acaba por “alterar a atitude dos investigadores, traduzindo-se numa maior responsabilização e motivação destes para as questões da valorização do conhecimento. Além disso, permite “desenvolver o espírito de iniciativa e a cultura do risco, um potencial de diversificação das fontes de receitas”. conclui.

Uma das missões do INESC Porto é contribuir activamente para o desenvolvimento social e económico da Região Norte, num sentido mais restrito, e de Portugal, num sentido mais alargado. Funcionando como interface entre a universidade e as empresas, instituições públicas e serviços, “é precisamente através da transferência de tecnologia e da valorização económica do conhecimento que o INESC Porto cumpre essa missão”, garante a coordenadora da UITT. No futuro, “esperamos poder continuar a contribuir mais e melhor para o desenvolvimento, criação de riqueza e emprego qualificado na Região Norte”. “Esperamos também continuar a ter um papel activo na resolução de problemas e na modernização da indústria, empresas e administração local e regional”, remata Alexandra Xavier.

 Choradinho da memória

 Especial 6 

Um fantasma?  Ou efeitos de muito trabalho?

Especial 7

"Posso fazer uma pergunta ou não? Já estão quase todas as cadeiras vazias!"

 Especial 8 

  "Está a ver? Ora puxe aí desse lado que eu puxo deste...!

 Especial 9

 "Decora bem isso para não ficarmos mal!"

Especial 10

"Sô presidente, faça favor de se chegar p'ró lado porque quero mostrar-lhe uma coisa absolutamente incrível!"