Offside
Corporate

Um olhar sobre nós na voz dos nossos parceiros - Nelo MAR-Kayaks, pela voz de João Passos e Cristiana Ramos.

Fora de Série

"É sempre um estímulo quando reconhecem a nossa competência e qualidade de trabalho." Fernando Guedes

A Vós a Razão

"Considero que é nosso dever (...) levar por diante estes projectos, não só por nós próprios, mas também pelas equipas a que pertencemos, pela instituição que representamos, pela região em que nos situamos (...)", José Luís Santos

Asneira Livre

"(...) o que mais me espantou foi a capacidade de conquista territorial da USE. É impressionante a subtileza com que os nossos 'exércitos' vão tomando conta do edifício com uma tal mestria de fazer inveja a um D. Afonso Henriques", Miguel Heleno

Galeria do Insólito

Um destes dias, lá foi um dos nossos estimadíssimos investigadores da área da energia em viagem de negócios no Brasil, daquelas chatas e monótonas (...). O voo levanta de Congonhas, atravessa o tecto de nuvens, tudo parece normal mas… eis que algo quebra a monotonia em pleno voo.

Ecografia

BIP tira Raio X a colaboradores do INESC Porto...

Jobs 4 the Boys & Girls

Referência a anúncios publicados pelo INESC Porto, oferecendo bolsas, contratos de trabalho e outras oportunidades do mesmo género...

Biptoon

Mais cenas de como bamos indo porreiros...

 

UESP e Inovultus desenvolvem ferramenta inovadora para avaliação do desempenho de empresas industriais

A Unidade de Engenharia de Sistemas de Produção (UESP) colabora com a empresa INOVOLTUS no desenvolvimento de uma plataforma/infra-estrutura informática inovadora que permite a implementação de um sistema de Business Intelligence (BI) ligado à avaliação do desempenho dos processos de negócio de empresas industriais. Esta plataforma integra os vários níveis de avaliação, garantindo simultaneamente a aquisição e qualidade dos dados e informação de entrada. Um dos aspectos inovadores mais relevantes consiste no desenho de uma solução que permite a automatização da recolha de dados da planta fabril e cálculo dos respectivos indicadores de desempenho.

Numa empresa industrial, as ferramentas de BI têm como propósito proporcionar a capacidade de tomar as decisões "Correctas" a qualquer nível da organização e a cada momento, e medir o impacto que essas decisões vão ter nos resultados globais da empresa. A informação estratégica que as ferramentas de BI produzem, habitualmente apresentada sob a forma gráfica normalizada de Dashboards (Painéis de Bordo) e Balanced Scorecards, é baseada num conjunto de indicadores de desempenho (KPIs) obtidos através de processos de data mining ou de processamento analítico mais elaborado, a partir de dados base armazenados nos sistemas de gestão empresarial (ERP) da empresa ou em sistemas de Manufacturing Execution Systems (MES), quando estamos a falar de informação proveniente do chão-de-fábrica.

Apesar do imenso esforço investido no desenvolvimento de sistemas de BI e sua integração com os processos de negócio da empresa, de forma a monitorizar correctamente o seu desempenho, são muitos os casos de insucesso reportados. As razões apontadas para este insucesso estão essencialmente associadas a questões de qualidade dos dados recolhidos e o seu alinhamento com a obtenção de informação estratégica usada pelos sistemas de BI.

A equipa da UESP é constituída pelo Luís Guardão, Pedro Ribeiro e Paulo Sá Marques, contando ainda com o apoio de Lucas Soares e Américo Azevedo.