Offside
Corporate

Um olhar sobre nós na voz dos nossos parceiros - Testemunho da FLUPOL – Aplicações Técnicas de Polímeros Fluorados, Lda, pela voz de José Bandeira.

Fora de Série

"Fico orgulhoso pela distinção e agradeço o reconhecimento, esperando no futuro que o meu trabalho continue ao nível das expectativas que em mim depositam", David Rua

A Vós a Razão

"Serendipidade partilhará, seguramente, muita coisa com a intuição. Esta poderá ocupar espaço, pelo menos, entre o inesperado, o acaso agradável, e a disponibilidade da mente para não deixar escapar a oportunidade", José Soeiro Ferreira

Asneira Livre

"Não é todos os dias que se celebram os 25 anos de uma instituição, e apesar de parecer pouco, na verdade representa muito para quem tem contribuído afincadamente para o seu sucesso", Rui Barros

Galeria do Insólito

...ele diz que “Vai Ficar Doidão”, ele canta “A Minha Xaninha”, ele é “Bate, Bate coração”, ele é "O Canalizador", hits musicais que certamente ficarão no ouvido! Descubra o autor neste Insólito!

Ecografia

BIP tira Raio X a colaboradores do INESC Porto...

Jobs 4 the Boys & Girls

Referência a anúncios publicados pelo INESC Porto, oferecendo bolsas, contratos de trabalho e outras oportunidades do mesmo género...

Biptoon

Mais cenas de como bamos indo porreiros...

 

A sequência do genoma e a aliança IBMC-INESC Porto LA

Em notícia que poderia ter passado desapercebida, os jornais anunciaram que foi pela primeira vez sequenciado, em Portugal, o genoma da Drosophila Americana. Um êxito científico que não é trivial, ainda que a comunicação social, na sua sede de tornar acessível o discurso para ser entendível pelas massas, acabe por trivializar estes eventos.

Ocorre que este êxito assinalável demonstra uma inequívoca capacidade científica residente na Universidade do Porto. O projecto foi liderado pelo geneticista Jorge Vieira e sediado no IBMC, o que muito ilustra o seu protagonista e releva o prestígio daquele instituto, que muito nos orgulha.

Mas talvez não tenha sido sublinhado um aspecto que, todavia, será não menos importante: o trabalho e o seu sucesso foram consequência de uma colaboração interdisciplinar entre dois Laboratórios Associados: o IBMC e o INESC Porto.

Se os Laboratórios Associados são o modelo para um expoente de organização e investigação em Portugal, este exemplo de cooperação transversal conduzindo a um resultado de excelência internacional tem um significado profundo: de que o modelo dos institutos continua a surpreender-nos pelas virtudes que exibe.

A contribuição das ciências da computação para a genética – leia-se no caso vertente o CRACS, grupo autónomo integrado no INESC Porto, e o seu investigador Nuno Fonseca – não pode ser ignorada ou menorizada. Que o IBMC, em vez de ter tentado ter dentro de portas um simulacro de computação, tenha buscado uma aliança com um outro centro de competência, só demonstra a que ponto está chegando a maturidade da ciência portuguesa e a compreensão dos seus agentes sobre o verdadeiro caminho do progresso.

A aliança de competências é a nossa força. Competências, sempre as tivemos, ora mais ora menos. A capacidade de construir pontes entre áreas distintas é que, lamentavelmente, ainda está muitas vezes ausente.

Que o exemplo frutifique (mesmo que sem mosca da fruta).