Offside
Corporate

Um olhar sobre nós na voz dos nossos parceiros - Testemunho da FLUPOL – Aplicações Técnicas de Polímeros Fluorados, Lda, pela voz de José Bandeira.

Fora de Série

"Fico orgulhoso pela distinção e agradeço o reconhecimento, esperando no futuro que o meu trabalho continue ao nível das expectativas que em mim depositam", David Rua

A Vós a Razão

"Serendipidade partilhará, seguramente, muita coisa com a intuição. Esta poderá ocupar espaço, pelo menos, entre o inesperado, o acaso agradável, e a disponibilidade da mente para não deixar escapar a oportunidade", José Soeiro Ferreira

Asneira Livre

"Não é todos os dias que se celebram os 25 anos de uma instituição, e apesar de parecer pouco, na verdade representa muito para quem tem contribuído afincadamente para o seu sucesso", Rui Barros

Galeria do Insólito

...ele diz que “Vai Ficar Doidão”, ele canta “A Minha Xaninha”, ele é “Bate, Bate coração”, ele é "O Canalizador", hits musicais que certamente ficarão no ouvido! Descubra o autor neste Insólito!

Ecografia

BIP tira Raio X a colaboradores do INESC Porto...

Jobs 4 the Boys & Girls

Referência a anúncios publicados pelo INESC Porto, oferecendo bolsas, contratos de trabalho e outras oportunidades do mesmo género...

Biptoon

Mais cenas de como bamos indo porreiros...

 

UOSE desenvolve projecto que detecta factores nocivos para o ambiente

A Unidade de Optoelectrónica e Sistemas Electrónicos (UOSE) está envolvida num novo projecto de intercâmbio Portugal – Brasil, o AMBISENSE, que permite detectar antecipadamente a existência de componentes nocivos para o ambiente.

O AMBISENSE, que decorre até Dezembro de 2010, tem como objectivos principais o desenvolvimento de um estudo teórico e a montagem em laboratório de um protótipo multissensor de parâmetros físicos, importantes na monitorização ambiental para meios aquosos. O desenvolvimento de sistemas tecnologicamente avançados para a medição de parâmetros físicos, tais como fluxo de água, índice de refracção, temperatura, salinidade ou outros, pode permitir a detecção atempada de factores nocivos para o ambiente.

Os parceiros deste projecto, além do INESC Porto, são o Instituto Militar de Engenharia, o Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca, a Universidade Federal do Pará, a Universidade Federal do Espírito Santo e a Universidade Federal Fluminense.

A par deste projecto a Unidade está igualmente envolvida num outro, também de intercâmbio Portugal-Brasil, “Estudo e Desenvolvimento de Sensores Ópticos para a Monitorização Remota de Parâmetros Ambientais”. Os dois projectos são financiados pela Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT). Deles já resultou a implementação de um primeiro sensor de fibra óptica para medição de índice de refracção, tendo este trabalho sido apresentado recentemente na 4th European Workshop on Optical Fiber Sensors.

As próximas reuniões, que incluirão estadias para trabalho experimental conjunto, serão realizadas no Brasil no próximo mês de Novembro.