Offside
Corporate

Um olhar sobre nós na voz dos nossos parceiros - Testemunho da Kyaia, pela voz de Fortunato Frederico.

Fora de Série

"Agradeço sinceramente este “prémio” (...), mas estendo este “Fora de Série” para a própria Coordenação da Unidade (...) e para todos aqueles que ao longo dos anos comigo participaram nos projectos.", César Toscano

A Vós a Razão

"Não há 'balas mágicas' para internacionalizar empresas, para fazer crescer sectores empresariais de maior intensidade tecnológica, ou para reduzir de forma sustentável um défice orçamental.", João Claro

Asneira Livre

"Here, the focus is on the quality of the analysis, rather than on the institute’s bottom line. (...) I am excited to be part of such an institution, where good work, problem solving, research and innovation are highly valued.", Kristen Schell

Galeria do Insólito

Pois é: descobrimos que na USE temos uma estrela musical. Parece que o José Meirinhos tirou a bigodaça para virar estrela, nem que seja na forma de Fraile Cornudo.

Ecografia

BIP tira Raio X a colaboradores do INESC Porto...

Jobs 4 the Boys & Girls

Referência a anúncios publicados pelo INESC Porto, oferecendo bolsas, contratos de trabalho e outras oportunidades do mesmo género...

Biptoon

Mais cenas de como bamos indo porreiros...

 

UOSE em destaque no Roteiro das Novas Tecnologias

A Unidade de Optoelectrónica e Sistemas Electrónicos (UOSE) recebeu, no dia 30 de Outubro, os participantes do Roteiro das Novas Tecnologias, uma iniciativa do programa Rotas da Ciência, organizada pelo Porto Cidade da Ciência. 

Como foi noticiado na última edição do BIP, no âmbito deste Roteiro os participantes já tinham efectuado, no fim-de-semana anterior, uma visita à Unidade de Sistemas de Informação e Computação Gráfica (USIG) do INESC Porto, à empresa Tecla Colorida, responsável pela plataforma www.escolinhas.pt, e à empresa Nautilus, que comercializa mobiliário escolar inovador.

No segundo fim-de-semana do Roteiro foi a vez da área da optoelectrónica e fibras ópticas. Assim, no dia 29 de Outubro coube à empresa FiberSensing acolher a comitiva de visitantes. Para terminar esta sessão, os participantes passaram o dia 30 a visitar as instalações da UOSE.

Apesar do temporal que varria o Porto neste fim-de-semana, a maioria dos inscritos compareceu nas instalações do Departamento de Física e Astronomia para esta visita.

Durante a manhã, e após uma apresentação do INESC Porto e da UOSE, os participantes observaram algumas demonstrações sobre a propagação em fibra óptica que esclareceram algumas das questões apresentadas pelos visitantes.

Após o almoço, os visitantes foram divididos em pequenos grupos e visitaram em rotação quatro demonstrações representativas das actividades da UOSE: fabricação de um componente simples em ambiente de "sala limpa"; funcionamento de um sensor de pressão em fibra óptica e respectivo processamento; observação da montagem de OCT (Optical Coherence Tomography) e discussão sobre suas aplicações fora do contexto médico; e sensorização utilizando fluorescência de marcadores bioquímicos.

A visita finalizou com uma sessão de discussão, muito participativa (prolongou-se quase uma hora após o horário estabelecido), sobre a interacção entre a Ciência, a Indústria e a Sociedade.