Offside
Corporate

Um olhar sobre nós na voz dos nossos parceiros - Testemunho da MOG Solutions, pela voz de Vítor Teixeira.

Fora de Série

"O Joel e o Pedro, sendo estudantes de doutoramento, têm tido sempre um grande envolvimento, com muita dedicação, em diversos projectos, salientando-se a contribuição de ambos para o exigente projecto europeu MERGE", Manuel Matos

A Vós a Razão

"O que mais gosto do Porto, para além do óbvio Vinho do Porto, é a francesinha, um prato que eu descrevo como “a sandes molhada” aos meus amigos de Inglaterra. Mas, sobretudo, adoro este ambiente relaxado que se vive cá...", Jessica Dossena

Asneira Livre

"Quando fui (amavelmente) contactada para escrever algo para a “Asneira Livre”, fiquei um pouco constrangida mas pensei: “Não posso dizer que não, afinal de contas, estamos a falar de uma das minhas inúmeras especialidades, dizer asneiras, algo que (de forma intuitiva) faço livremente.”, Marta Fonseca

Galeria do Insólito

Enquanto instituição de prestígio e excelência que é, o INESC Porto gosta de estar na crista da onda. Por isso mesmo, disponibilizou, via live broadcast, a inauguração da exposição de "Casos de Sucesso na Valorização Económica dos Resultados de I&D". (...) Todavia, esta demonstração de poderio tecnológico do Serviço de Comunicações e Informática do INESC Porto não tardou a suscitar dores de cotovelo…

Ecografia

BIP tira Raio X a colaboradores do INESC Porto...

Jobs 4 the Boys & Girls

Referência a anúncios publicados pelo INESC Porto, oferecendo bolsas, contratos de trabalho e outras oportunidades do mesmo género...

Biptoon

Mais cenas de como bamos indo porreiros...

 

Decisões do Conselho Geral do INESC Porto

Na reunião do Conselho Geral do INESC Porto, que teve lugar no dia 16 de Dezembro de 2010, foram apresentados o Plano e Orçamento para 2011, começando pela enunciação das linhas estratégicas: "Três necessidades, três virtudes e quatro vias”.

As três necessidades prendem-se com três eixos dominantes: preenchimento global da fileira da produção do conhecimento, desde a ciência básica à transferência de tecnologia e valorização; multiplicação de fontes de proveitos; e ampliação do espectro geográfico de actuação, com especial relevo para o Brasil.

As três virtudes que constituem a matriz substancial da acção do INESC Porto e lhe dão o impulso necessário identificam-se com a excelência científica e rigor profissional, investigação socialmente relevante, e aperfeiçoamento do modelo de administração e gestão, privilegiando a eficiência e a eficácia, actuando com base em indicadores objectivos e valorizando os recursos humanos.

As quatro vias a serem percorridas em 2011 serão o alargamento e consolidação do INESC Porto como instituição e do Laboratório Associado como rede; o reforço das instalações; reforço dos recursos humanos; reorganização interna e a redefinição do modelo de gestão.

De seguida, enunciaram-se os objectivos específicos para 2011 sob o lema "11 metas para 2011", a saber: consolidar a integração no INESC Porto LA de todos os grupos autónomos aderentes; consolidar no INESC Porto a nova Unidade de Robótica e Sistemas Inteligentes; consolidar o novo modelo de gestão para as Unidades; prosseguir a implementação das recomendações da Comissão Científica de Acompanhamento; consolidar as LAI (Linhas de Acção Inter-unidades); robustecer o modelo de sustentação económica e financeira; finalizar o processo de criação do INESC P&D Brasil; reforçar o processo de pré-incubação de empresas spin-off; adaptação do INESC Porto ao novo estatuto de Fundação da UP; reforçar a interacção com o associado IPP/ISEP; dar início à construção do novo edifício no Campus da FEUP.
Posteriormente abordou-se a substituição de Aurora Teixeira por João Claro como membro designado pela Unidade de Inovação e Transferência de Tecnologia (UITT) no Conselho Científico.
Foram também ratificadas as decisões de aumento de capital da Fibersensing, e de concessão de suprimentos à Xarevision e à AUDOLICI.

Foi ainda feito o ponto de situação do novo edifício, tendo a Direcção do INESC Porto (DIP) informado que já está a trabalhar com a empresa de Fiscalização e que pretende lançar o concurso público de empreitada durante o mês de Janeiro. A FEUP também será envolvida neste processo, como parte interessada.
Finalmente, Vladimiro Miranda destacou a intensificação das relações do INESC Porto com o Instituto Superior de Engenharia do Porto (ISEP), que vai ainda reforçar a ligação com o Laboratório Associado com a fusão do seu grupo de robótica com a nova Unidade de Robótica e Sistemas Inteligentes (ROBIS) e ainda com a intenção de adesão da Unidade de I&D CISTER ao INESC Porto LA. A propósito, o Presidente do ISEP, presente em representação do IPP, revelou a intenção de ser assinado em breve um memorando de entendimento regulando o novo estádio de relações entre o INESC Porto LA e o ISEP.