Offside
Corporate

Um olhar sobre nós na voz dos nossos parceiros - Testemunho da Xarevision S.A., pela voz de Sílvio Macedo.

Fora de Série

"Fazer parte da Direção da Hillside e ser agora Vice-Presidente é algo que me orgulha bastante, é certo, mas preferirei sempre ser conhecido como Ademar.", Ademar Aguiar

A Vós a Razão

"Sem desvalorizar o que de muito positivo o INESC Porto já hoje oferece aos seus colaboradores para estimular a produtividade individual e coletiva, aproveito esta rubrica para aflorar dois aspetos que poderão contribuir para o aumento da produtividade na nossa organização.", Rui Campos

Asneira Livre

"(...) acabei por optar por um assunto que esteve em alta no início do mês de maio, o torneio de futebol do INESC Porto.", Diana Guimarães

Galeria do Insólito

Pensávamos que já tínhamos visto tudo – mas beber água com garfo, só na Unidade de Energia.

Ecografia

BIP tira Raio X a colaboradores do INESC Porto...

Novos Doutorados

Venha conhecer os novos doutorados do INESC Porto LA...

Jobs 4 the Boys & Girls

Referência a anúncios publicados pelo INESC Porto, oferecendo bolsas, contratos de trabalho e outras oportunidades do mesmo género...

Biptoon

Mais cenas de como bamos indo porreiros...

 

Corporate

Nesta secção a voz é dada às empresas e organizações que tomaram o INESC Porto como parceiro de projetos e atividades. O bom relacionamento e o bom exemplo são ingredientes indispensáveis para que a ciência e tecnologia sirvam a sociedade com tanto entusiasmo como profissionalismo.

Sílvio Macedo, DRECTOR GERAL da Xarevision S.A.

  • "(...) a relação institucional da empresa com o INESC Porto foi excelente desde sempre. Se no início a relação foi essencialmente unidirecional, tendo a Xarevision beneficiado do património de credibilidade e excelência técnica do INESC Porto, atualmente assistimos a uma relação mais equilibrada, trazendo a ambas as entidades, estamos convictos, um grande valor acrescentado."

Histórico da relação entre a empresa e o INESC Porto

A Xarevision S.A. é uma spin-off do INESC Porto, constituída no final de 2006 por três promotores (eu próprio, o João Paulo Rodrigues e o José Magano), na altura ainda colaboradores do INESC, embora com vínculos e atividade diferentes. Como tal, a relação institucional da empresa com o INESC Porto foi excelente desde sempre. Se no início a relação foi essencialmente unidirecional, tendo a Xarevision beneficiado do património de credibilidade e excelência técnica do INESC Porto, atualmente assistimos a uma relação mais equilibrada, trazendo a ambas as entidades, estamos convictos, um grande valor acrescentado.

Áreas de Negócio

Suportes digitais publicitários no ponto de venda.

Ano em que colaborou com o INESC Porto

Sílvio Macedo, desde 1995 ; João Rodrigues, desde 1999.

Título do projeto

SITMe - Serviços Integrados para Transportes Metropolitanos

Unidade(s) do INESC Porto com que colaborou

Unidade de Telecomunicações e Multimédia (UTM) e Unidade de Sistemas de Informação e Comunicação (USIC)

Responsável pelo projeto (INESC Porto)

Manuel Ricardo e Mário Jorge Leitão

Testemunho relativo ao Projeto

O objetivo principal do projeto é desenvolver uma solução para fornecimento de serviços de informação aos passageiros no interior de autocarros. Estes serviços incluem:

  • disponibilização de notícias e  informação de entretenimento;
  • disponibilização de  informação de intermodalidade (apoio à viagem dos passageiros);
  • serviços interativos;
  • acesso dos passageiros à Internet  usando a rede interna do autocarro (sem fios WLAN).

Um projeto abrangente como este implica a articulação de um vasto leque de competências, que vão desde o projeto de novos serviços e soluções de comunicação a questões práticas como robustez mecânica de sistemas a vibrações e resistência a vandalismo.

Iniciado em setembro de 2009, o atingimento sucessivo de todos os objetivos propostos naturalmente  não nos surpreende, mas é uma reconfirmação da continuada excelência do INESC Porto e seus investigadores em projetos ambiciosos de I&D aplicada num contexto real e exigente, em que outros institutos de investigação têm mais dificuldades.