Offside
Corporate

Um olhar sobre nós na voz dos nossos parceiros - Testemunho da Emílio de Azevedo Campos, S.A.

Fora de Série

"Sinto bastante satisfação em ver o trabalho reconhecido (...) e um acréscimo de responsabilidade em futuros trabalhos. Espero continuar a ser capaz de 'dar conta do recado'", Bernardo Silva

A Vós a Razão

"Aceitei o convite do BIP para dar voz à minha razão – ou à falta dela – acerca de um tema que a todos nós diz respeito: o crescimento do INESC Porto...", Graça Barbosa

Asneira Livre

"Foi engraçado ver como habita o imaginário luso (talvez mundial) que todo brasileiro sabe sambar, jogar futebol e passa o dia comendo picanha. Assim como eu também imaginava que não haveria português sem o tradicional bigode...", Victor Camargo

Galeria do Insólito

Tempos de crise obrigam-nos a apertar o cinto: no poupar é que está o ganho. Ciente disto, um aluno de Doutoramento em Engenharia Eletrotécnica tomou o provérbio como manual de instruções e procurou no INESC Porto a solução salvadora.

Ecografia

BIP tira Raio X a colaboradores do INESC Porto...

Novos Doutorados

Venha conhecer os novos doutorados do INESC Porto...

Jobs 4 the Boys & Girls

Referência a anúncios publicados pelo INESC Porto, oferecendo bolsas, contratos de trabalho e outras oportunidades do mesmo género...

Biptoon

Mais cenas de como bamos indo porreiros...

 

São 5 contra 5 e no fim ganha a USE

Equipa USE Old School é a vencedora do XI Torneio de Futebol INESC Porto LA

Foram 11 as equipas que iniciaram o caminho rumo à final do XI Torneio de Futebol INESC Porto LA, que teve lugar no passado dia 4 de junho, onde a equipa USE Old School, da Unidade de Sistemas de Energia do INESC Porto, e a equipa ROBIS FEUP da Unidade de Robótica e Sistemas Inteligentes, mediram forças para apurar quem levaria a Taça para casa.

A USE Old School foi a vencedora do torneio após derrotar por 5 – 4 a ROBIS FEUP, que defendia o título conquistado no ano anterior. A décima primeira edição do torneio de futebol foi também a mais concorrida com a participação de 11 equipas, das quais se destacam as estreias do Centro de Investigação em Sistemas Confiáveis e de Tempo-Real (CISTER), Unidade Associada do INESC Porto LA, e do High Assurance Software Laboratory (HASLab), Parceiro Privilegiado do Laboratório Associado.

P5143922.jpg P5143951.jpg

Até ao último minuto

As equipas foram divididas por dois grupos de quatro e um de três, com os vencedores de cada grupo e o melhor segundo classificado a garantirem a passagem direta para as meias-finais. No final da segunda jornada todas as atenções estavam dirigidas para o Grupo B, onde as quatro equipas se encontravam empatadas com o mesmo número de pontos. Já no Grupo A, a Unidade de Gestão e Engenharia Industrial (UGEI) liderava com seis pontos, seguida pela Unidade de Telecomunicações e Multimédia (UTM) e pela Unidade de Sistemas de Informação e Computação Gráfica (USIG), ambas com três pontos.

O Grupo C foi o único a ficar decidido ao fim de dois jogos, com a USE Old School a conquistar os seis pontos que garantiam a passagem às meias-finais, após vitórias sob o HASLab e a ROBIS ISEP.

UGEI64USIG1.jpg USE1.jpg

David contra Golias?

O Grupo B também acolheu um dos jogos mais disputados da fase de grupos. O Centro Desportivo Universitário do Porto (CDUP) foi o local escolhido para o encontro que punha frente a frente a USE New Wave e o CISTER. Por motivos de reajustamento do calendário de jogos este era apenas o primeiro jogo da USE New Wave, enquanto que o CISTER estava obrigado a vencer este jogo se quisesse ainda alimentar qualquer hipótese de seguir em frente. Até ao dia anterior ao jogo, a equipa do CISTER apenas tinha quatro jogadores disponíveis, vendo-se assim forçada a inscrever excecionalmente um quinto jogador à última da hora.

Num jogo que à partida se adivinhava perdido, o CISTER entrou com garra e chegou cedo à vantagem. A USE New Wave acabou por empatar e ao intervalo já vencia por três bolas a uma, mas a segunda parte contou uma história diferente. Apesar do cansaço motivado pelo ritmo elevado do jogo, acrescido pela ausência de suplentes, o CISTER conseguiu dar a volta ao resultado e vencer a partida por 5-3.

CISTER.jpg USE225CISTER1.jpg

De calculadora nas mãos     

Com a USE Old School já apurada para as meias-finais e a UGEI bem encaminhada para vencer o Grupo A, faltava determinar o vencedor do Grupo B e o melhor segundo classificado para completar o lote de semifinalistas. O apuramento do melhor segundo classificado foi determinado através do número de pontos conquistados entre as três primeiras equipas de cada grupo, seguido da diferença entre golos marcados e sofridos.

Com a vitória da USE New Wave no Grupo B e a confirmação do primeiro lugar da UGEI no Grupo B após falta de comparência da equipa da Unidade de Engenharia de Sistemas de Produção (UESP), ficaram definidas as equipas que se juntaram à USE Old School nas meias-finais. USIG, ROBIS FEUP e ROBIS ISEP, segundos classificados dos respetivos grupos, tiveram que aguardar de calculadora na mão pela conclusão da terceira jornada. Empatadas com três pontos cada uma, foi necessário recorrer à diferença entre golos marcados e sofridos, com a ROBIS FEUP a levar a melhor sob a USIG pela diferença de um golo.  

USE263CRACS1.jpg ROBISFEUP140CISTER.jpg

Passagem de testemunho

O sorteio ditou que a UGEI defrontasse a USE Old School na primeira meia-final. Já a USE New Wave e a ROBIS FEUP reeditaram o jogo da fase grupos que na altura tinha sido decidido a favor da USE New Wave com uma vitória por cinco bolas a duas. A possibilidade de uma final entre as duas equipas da Unidade de Sistemas de Energia era alta, principalmente após a USE Old School eliminar a UGEI por 5-4, num jogo que foi apenas decidido no prolongamento após empate no final do tempo regulamentar.

Mas a USE New Wave não teve a mesma sorte, não sendo capaz de dar seguimento ao favoritismo atribuído após a vitória na fase de grupos. A ROBIS FEUP “vingou-se” assim da derrota ao golear a USE New Wave por 6-3 na segunda meia-final.

P6044612.jpg P6044598.jpg

Contudo, a USE Old School não permitiu que a ROBIS FEUP concretizasse o sonho de revalidar o título conquistado no ano anterior, erguendo eles a taça após a vitória no derradeiro jogo do XI Torneio de Futebol INESC Porto LA. Como consolação, a ROBIS FEUP viu os jogadores Miguel Pinto e Nuno Cruz ganharem os prémios “Melhor Jogador” e “Melhor Marcador”, respetivamente. Nuno Salta, da UTM, foi eleito o melhor guarda-redes do torneio enquanto que a ROBIS FEUP venceu o Prémio Fair-Play.

MelhorJogador.jpgMelhorMarcador.jpgMelhorGR.jpgFairP.jpg

Melhor Jogador

Miguel Pinto

ROBIS FEUP

Melhor Marcador

Nuno Cruz

ROBIS FEUP

Melhor Guarda-Redes

Nuno Salta

UTM

Prémio Fair-Play

ROBIS FEUP

 

Apanhados

 

 

Classificação

1.ºUSE Old School
2.º ROBIS FEUP
3.º USE New Wave
4.º UGEI

 

Resultados

Grupo A

EquipaPontosJogosGMGSA
UGEI 9 3 15 7 8
USIG 6 3 21 8 13
UTM 3 3 13 15 -2
UESP 0 3 4 23 -19

  

EquipaEquipa
UGEI 6 3 UTM
UESP 1 11 USIG
UGEI 6 4 USIG
UESP 3 9 UTM
UESP 0 3 UGEI
UTM 1 6 USIG

 

Grupo B

EquipaPontosJogosGMGSA
USE New Wave 6 3 13 10 3
ROBIS FEUP 6 3 26 8 18
CRACS/LIAAD 3 3 9 18 -9
CISTER 3 3 7 19 -12

  

EquipaEquipa
CRACS/LIAAD 3 2 CISTER
CRACS/LIAAD 3 10 ROBIS FEUP
USE New Wave 5 2 ROBIS FEUP
Use New Wave 2 5

CISTER

CRACS/LIAAD 3 6 USE New Wave
CISTER 0 14 ROBIS FEUP

 

Grupo C

EquipaPontosJogosGMGSA
USE Old School 6 2 15 10 5
ROBIS ISEP 3 2 15 14 1
HASLab 0 2 8 14 -6

 

EquipaEquipa
HASLab 3 6 USE Old School
ROBIS ISEP 7 9 USE Old School
HASLab 5 8 ROBIS ISEP

 

Meias-finais

EquipaEquipa
UGEI 4 5 USE Old School
USE New Wave 3 5 ROBIS FEUP

 

Play-off 3.º/4.º

EquipaEquipa
UGEI 3 6 USE New Wave

 

Final

EquipaEquipa
USE Old School 5 4 ROBIS FEUP