Offside
Corporate

Um olhar sobre nós na voz dos nossos parceiros - Testemunho da Tomorrow Options – Microelectronics, S.A., spin-off INESC Porto/FEUP, pela voz de Paulo Santos.

Fora de Série

" (...) tentarei usar a motivação extra como uma aliada poderosa no cumprimento de tarefas futuras, de forma a manter o trabalho desenvolvido dentro dos padrões que se exigem a uma Unidade com o prestígio da USE." Pedro Barbeiro

A Vós a Razão

"O stand do INESC TEC na Exponor criou um (improvável) espaço de interação entre elementos de diferentes unidades. É interessante constatar que, para além da exposição ao público, o ambiente propiciou a apresentação e debate de ideias por pessoas com diferente perspetivas.", Bruno Ferreira

Asneira Livre

"Foi com grande admiração que recebi o convite para escrever este artigo para o BIP, pois quando vi que o remetente do e-mail era o Serviço de Comunicação não esperava que tal convite me fosse alguma vez feito, mas antes se tratasse de um dos seguintes assuntos...", Márcio Ribeiro

Galeria do Insólito

Vaidade: para alguns um pecado, para outros uma tentação e para uma certa inesquiana (ou inesquiano?) uma verdadeira paixão.

Ecografia

BIP tira Raio X a colaboradores do INESC Porto...

Novos Doutorados

Venha conhecer os novos doutorados do INESC Porto...

Jobs 4 the Boys & Girls

Referência a anúncios publicados pelo INESC Porto, oferecendo bolsas, contratos de trabalho e outras oportunidades do mesmo género...

Biptoon

Mais cenas de como bamos indo porreiros...

Subscrever ao BIP
 

INESC TEC participa em Projeto Europeu de Otimização Industrial

O INESC TEC, através do INESC Porto, vai participar no projeto europeu Adventure (Adaptive Virtual Enterprise Manufacturing Environment) com o objetivo de criar um quadro de referência, suportado por uma plataforma tecnológica, que permita desenhar, desenvolver e executar processos de negócio num contexto de “empresas virtuais”.

O Adventure vai desenvolver soluções avançadas que permitem  o desenho e a execução de processos de negócio, a gestão da base de conhecimento e a troca de informação entre fábricas que integram os modelos de organização conhecidos como ‘empresas virtuais’. Abrangendo todo o ciclo de vida, o projeto vai ajudar as fábricas a irem além das limitações operacionais hoje existentes através do desenvolvimento de metodologias, ferramentas e de soluções que possibilitem, num contexto de grande dinâmica de mercado, explorar o conceito de ‘plug-and-play’ na integração de parceiros de negócio na “empresa virtual”.

A otimização global dos processos inerentes a toda a cadeia de valor será possível através de uma plataforma inovadora. Entre variadas funcionalidades já identificadas de suporte à gestão do ciclo de vida, serão criados objetos inteligentes que poderão, por exemplo, dar apoio à monitorização e adaptação de processos operacionais.

O projeto, com duração de três anos, tem um orçamento de 3,7 milhões de euros financiado pelo 7º Programa-Quadro (7th Framework Programme) da Comissão Europeia, em conjunto com os parceiros tecnológicos e industriais, assim como os institutos de investigação envolvidos no desenvolvimento do Adventure.

Sob a coordenação da Universidade de Darmstadt (Alemanha), o Adventure envolve um total de 10 parceiros: TIE, Ascora e iSOFT na vertente tecnológica, Universidade Técnica de Darmstadt (Alemanha), INESC Porto, Universidade de Vaasa (Finlândia) e a Universidade de Vienna (Áustria) como institutos de investigação e TANET, ABB e Azevedos Indústria como organizações no papel de utilizador.

Coordenada por Américo Azevedo, a equipa do INESC TEC responsável pelo projeto é composta por José Faria e Filipe Ferreira da Unidade de Engenharia de Sistemas de Produção (UESP).