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Um olhar sobre nós na voz dos nossos parceiros - Testemunho da PRIMAVERA BSS, SA, pela voz de David Afonso.

Fora de Série

"(...) por terem sido capazes de oferecer em 11 autocarros da STCP serviços de comunicações que tem funcionado de forma exemplar em ambiente de utilização real", Manuel Ricardo (Coordenador UTM)

A Vós a Razão

"O INESC TEC é um sítio especial. Oferece condições excecionais à realização de projetos de investigação e (...) a sua abertura permite que outros projetos de pendor mais interdisciplinar se realizem.", Carlos Guedes, UTM

Asneira Livre

"I believe that thinking each day if I have worked enough to deserve my salary is an entrepreneurial attitude. Did my work create enough value for my employer to be able to continue paying my salary?", Ana Barros, UESP

Galeria do Insólito

"Pois eis que agora parece que nos transformámos numa espécie de consultório a que recorrem aqueles que querem ver solucionados os seus problemas e curadas as suas maleitas..."

Ecografia

BIP tira Raio X a colaboradores do INESC TEC...

Novos Doutorados

Venha conhecer os novos doutorados do INESC TEC...

Cadê Você?

O INESC TEC lança todos os meses no mercado pessoas altamente qualificadas...

Jobs 4 the Boys & Girls

Referência a anúncios publicados pelo INESC TEC, oferecendo bolsas, contratos de trabalho e outras oportunidades do mesmo género...

Biptoon

Mais cenas de como bamos indo porreiros...

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Nesta secção a voz é dada às empresas e organizações que tomaram o INESC Porto como parceiro de projetos e atividades. O bom relacionamento e o bom exemplo são ingredientes indispensáveis para que a ciência e tecnologia sirvam a sociedade com tanto entusiasmo como profissionalismo.

David Afonso, Vice-Presidente PRIMAVERA BSS, SA

  • "O INESC Porto consegue combinar de forma exemplar a sua matriz investigadora, colocando sempre pensamento e estudo aprofundado sobre os temas que aborda (...)."

  • "O INESC Porto revelou-se um parceiro fundamental para os resultados alcançados, demonstrando sempre um nível de compromisso muito elevado".

Histórico da relação entre a empresa e o INESC Porto

Prestação de serviços em benchmarking de produto, em 2009, que teve como principal objetivo a avaliação do posicionamento competitivo da solução Primavera Manutenção no mercado global.

Projeto MINERVA, de 2010 a 2012, para o desenvolvimento de uma aplicação para a gestão de ativos empresariais com base na Framework Athena.

Áreas de Negócio

Desenvolvimento e comercialização de soluções de gestão e plataformas para integração de processos empresariais num mercado global, disponibilizando soluções para as Pequenas, Médias e Grandes Organizações e Administração Pública.

Ano em que colaborou com o INESC Porto

Desde 2009.

Título do projeto

Prestação de serviços em benchmarking de produto.

Projecto Minerva (projeto em co-promoção de I&DT com o consórcio Primavera BSS, INESC Porto e MIIT.

Unidade(s) do INESC Porto com que colaborou

Unidade de Engenharia de Sistemas de Produção (UESP)

Responsável pelo projeto (INESC Porto)

Paula Silva

Testemunho relativo ao Projeto

O projeto MINERVA surge por iniciativa da PRIMAVERA no âmbito do desenvolvimento de um produto para a gestão da manutenção, sendo este motivado pela necessidade de evolução tecnológica de um produto que a PRIMAVERA tinha adquirido a uma empresa especializada nesta área de conhecimento, a MIIT.

A manutenção é uma atividade transversal e importante com uma expressão muito significativa. As verbas gastas em manutenção têm uma dimensão que se estima variar entre os 8 e 9% do PIB. Contudo, a sua relevância é pouco explicitada e percebida. A sua influência nos processos produtivos é essencial e decisiva, sendo muitas vezes por esta vertente que os processos perdem competitividade ou se tornam obsoletos. É, pois, inquestionável a sua contribuição de forma determinante para a competitividade das empresas, com especial enfoque nas industriais e de transporte.

Habitualmente, a manutenção tem cinco vertentes ligadas à organização e sistemas de informação e que contribuem para o resultado final. São elas:

  • A execução da manutenção, equipas operacionais encarregues de executar tarefas;
  • O plano de manutenção, lista estruturada de tarefas de manutenção;
  • O sistema de informação para suporte da atividade de manutenção;
  • Os mecanismos de controlo da ação e tradução em indicadores;
  • Os meios de controlo de parâmetros associados á degradação dos ativos (controlo de condição).

O plano de manutenção e a execução da manutenção tornam-se em geral prementes numa fase inicial, ou seja, na fase de interface entre quem instala os equipamentos e quem os irá manter.

O sistema de informação e os meios de controlo tornam-se fundamentais após o início da manutenção, quando se impõe que haja uma lógica organizativa que discipline os meios e racionalize a atividade.

Os mecanismos de quantificação e controlo tornam-se importantes para poder quantificar a ação e permitir usar a informação.

Trata-se, pois, de uma área crítica para as organizações e que coloca imensos desafios aos sistemas de informação.

Entender este projeto como uma “simples” migração tecnológica era de uma visão muito estreita e seria uma oportunidade perdida. Apesar do ponto de partida estar posicionado num patamar elevado, na medida em que existe um produto referência com muitos anos de maturidade e provas dadas, entendemos que era importante, e oportuno, contar com a colaboração de uma outra entidade que pudesse trazer ao projeto uma visão descomprometida com o passado e dessa forma enriquecer o novo produto.

É neste contexto que a PRIMAVERA dirige o convite ao INESC Porto. A opção pelo por este instituto surge de forma natural na medida em poucos meses antes a PRIMAVERA tinha solicitado ao INESC Porto um estudo de mercado relacionado com este tipo de soluções. A qualidade do estudo de mercado deixava antever que a escolha seria acertada, o que veio a confirma-se.

O INESC Porto consegue combinar de forma exemplar a sua matriz investigadora, colocando sempre pensamento e estudo aprofundado sobre os temas que aborda, com uma dose de pragmatismo que os projetos empresariais exigem. O facto de estar habituado a trabalhar em parceria foi também uma mais-valia, tendo contribuído decisivamente para a simbiose gerada entre as organizações.

O INESC Porto revelou-se um parceiro fundamental para os resultados alcançados, demonstrando sempre um nível de compromisso muito elevado.

Fica o desejo de continuarmos a colaborar.