Offside
Corporate

Um olhar sobre nós na voz dos nossos parceiros - Testemunho da PRIMAVERA BSS, SA, pela voz de David Afonso.

Fora de Série

"(...) por terem sido capazes de oferecer em 11 autocarros da STCP serviços de comunicações que tem funcionado de forma exemplar em ambiente de utilização real", Manuel Ricardo (Coordenador UTM)

A Vós a Razão

"O INESC TEC é um sítio especial. Oferece condições excecionais à realização de projetos de investigação e (...) a sua abertura permite que outros projetos de pendor mais interdisciplinar se realizem.", Carlos Guedes, UTM

Asneira Livre

"I believe that thinking each day if I have worked enough to deserve my salary is an entrepreneurial attitude. Did my work create enough value for my employer to be able to continue paying my salary?", Ana Barros, UESP

Galeria do Insólito

"Pois eis que agora parece que nos transformámos numa espécie de consultório a que recorrem aqueles que querem ver solucionados os seus problemas e curadas as suas maleitas..."

Ecografia

BIP tira Raio X a colaboradores do INESC TEC...

Novos Doutorados

Venha conhecer os novos doutorados do INESC TEC...

Cadê Você?

O INESC TEC lança todos os meses no mercado pessoas altamente qualificadas...

Jobs 4 the Boys & Girls

Referência a anúncios publicados pelo INESC TEC, oferecendo bolsas, contratos de trabalho e outras oportunidades do mesmo género...

Biptoon

Mais cenas de como bamos indo porreiros...

Subscrever o BIP
 

Aplicação GimmeDaBlues vence Prémio ZON Criatividade em Multimédia 2011

A aplicação musical GimmeDaBlues, desenvolvida por uma equipa de investigadores do INESC TEC, na sua maioria com estreita ligação à Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP), conquistou o primeiro lugar na categoria “Conteúdos e Aplicações Multimédia” do Prémio ZON Criatividade em Multimédia 2011. A cerimónia de entrega do Prémio decorreu no dia 31 janeiro na Fundação Champalimaud em Lisboa.

Criado para dispositivos iOS (iPod, iPhone, iPad), o GimmeDaBlues permite aos seus utilizadores criarem Blues em vários estilos e em tempo real, para um quarteto de Jazz composto por piano, trompete, contrabaixo e bateria.

Esta aplicação estabelece um novo paradigma no âmbito das aplicações musicais para smartphones, uma vez que, contrariamente ao que é habitual, não se comporta como um instrumento musical virtual tradicional (e.g. bateria, piano, guitarra) quando executado. Com o GimmeDaBlues o utilizador “toca” num quarteto de Jazz com graus diferentes de controlo sobre os seus instrumentos. O resultado final soa sempre bem, independentemente do talento musical do utilizador ou dos seus conhecimentos musicais.

O GimmeDaBlues implementa assim uma camada intermédia inteligente entre o utilizador e o resultado das suas ações, o que faz com que estas tenham sempre uma consequência musicalmente viável e idiomática dentro do estilo de Blues. O utilizador pode então controlar o ritmo e o perfil melódico e harmónico da geração musical, ficando os aspetos mais idiomáticos e cruciais da geração musical (tais como a combinação apropriada de notas) a cargo do programa.

Gimmedablues Carlos Guedes

A equipa que desenvolveu esta aplicação é constituída por Rui Dias (docente na ESART-IPCB, investigador no INESC TEC), Carlos Guedes (docente na FEUP e ESMAE, investigador no INESC TEC), George Sioros (investigador no INESC TEC), Telmo Marques (docente na ESMAE, investigador no INESC TEC e no CITAR - Centro de Investigação em Ciência e Tecnologia das Artes) e Gilberto Bernardes (docente na ESMAE, investigador no INESC TEC). De referir que Rui Dias, George Sioros, e Gilberto Bernardes são doutorandos do Programa Doutoral em Media Digitais da FEUP/Programa UT Austin | Portugal, e que Telmo Marques desenvolve o seu doutoramento no âmbito do Programa de Doutoramento em Ciência e Tecnologia das Artes, especialização em Computer Music, da Universidade Católica Portuguesa.

Com design GUI de Clara Morão e Programação IOS de Amaury Hazan, esta aplicação pode ser usada essencialmente de duas formas: como um instrumento de puro entretenimento (ver vídeo); ou como uma ferramenta para fazer “comping” (acompanhamento) de um solista em Blues, permitindo uma interação bastante intensa entre o utilizador e o solista (ver vídeo).

O Prémio ZON Criatividade em Multimédia é uma iniciativa da ZON, com o apoio da Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT) e do Instituto do Cinema e Audiovisual (ICA), que tem como principais objetivos incentivar a promoção e o desenvolvimento da indústria multimédia e audiovisual em Portugal e aprofundar a investigação em conteúdos digitais e audiovisuais. Trata-se de um dos maiores Prémios monetários nacionais atribuídos em concursos multidisciplinares, atingindo o valor global de 200 mil euros, distribuído por três categorias: Conteúdos e Aplicações Multimédia, Animação Digital e Curtas-Metragens. O Prémio inclui ainda Bolsas de Estudo nos Estados Unidos.

Mais informações aqui