Offside
Corporate

Um olhar sobre nós na voz dos nossos parceiros - Testemunho da Clever House – Sistemas Inteligentes, Lda, pelas vozes de José Ribeiro e Jorge Paiva.

Fora de Série

"(...) vim para o INESC Porto, sem qualquer experiência, para substituir uma secretária em licença de maternidade. Sabia que era um emprego temporário, mas lembro-me de (...) pensar que era uma sortuda por ter esta oportunidade." Grasiela Almeida

A Vós a Razão

"Hoje tenho a visão cristalina de que o INESC TEC é elemento chave para o desenvolvimento de Portugal e que o INESC TEC e Portugal são fatores importantíssimos para o desenvolvimento sustentável do Brasil (...)", Renato Francês (UTM)

Asneira Livre

"Hoje em dia já nada é o que era... Claro que devíamos saber isso, afinal todos os dias esforçamo-nos por fazer desse lema uma realidade", Alfredo Martins (ROBIS)

Galeria do Insólito

Por vezes uma imagem diz tudo. Esta é uma delas...

Ecografia

BIP tira Raio X a colaboradores do INESC TEC...

Novos Doutorados

Venha conhecer os novos doutorados do INESC TEC...

Cadê Você?

O INESC TEC lança todos os meses no mercado pessoas altamente qualificadas...

Jobs 4 the Boys & Girls

Referência a anúncios publicados pelo INESC TEC, oferecendo bolsas, contratos de trabalho e outras oportunidades do mesmo género...

Biptoon

Mais cenas de como bamos indo porreiros...

Subscrever o BIP
 

HASLab/INESC TEC colabora na criação de plataforma para a produção de conteúdos musicais

Uma equipa de investigadores liderada por José Nuno Oliveira, membro do High-Assurance Software Laboratory (HASLab), Parceiro Privilegiado do INESC TEC, criou, em colaboração com colegas do Departamento de Informática e de Música da Universidade do Minho, a plataforma Wiki::score, semelhante à Wikipedia, que permite produzir conteúdos musicais (partituras) em larga escala, em regime de trabalho cooperativo. A plataforma, que já está operacional, foi apresentada na conferência ELPUB'12 (Conferência Internacional sobre Publicações Eletrónicas), que se realizou em Guimarães, de 14 a 15 de junho.

Existe um volumoso património musical nos arquivos nacionais (por exemplo óperas do séc. XVIII) que poderá demorar muito tempo a ser divulgado pelos meios tradicionais, sobretudo na época de crise em que vivemos.

Procurando um objetivo semelhante ao da Wikipedia, a Wiki::score faz um convite, à escala global, a todos os interessados no sentido de ajudarem, em regime de trabalho cooperativo, na transcrição e publicação de originais que estejam digitalizados.

Ao esperar colaborações de qualquer parte do planeta, a Wiki::score concorrerá implicitamente para a divulgação do património musical português no mundo.

O projeto, que nasceu no âmbito da disciplina 'Informática para Musicologia' da Universidade do Minho, da responsabilidade dos investigadores José João Almeida e Nuno Oliveira, espera assim a colaboração de todos os melómanos e profissionais na recuperação de partituras esquecidas nos arquivos.

Créditos foto: Flickr