Offside
Corporate

Um olhar sobre nós na voz dos nossos parceiros - Testemunho da ADIRA, pela voz de António Cardoso Pinto.

Fora de Série

"A ROBIS é uma Unidade muito jovem que reúne gente com muita garra, a começar pelos nossos coordenadores (...)", (José Carlos Alves, ROBIS)

A Vós a Razão

"This scope for collaboration is even more important with the current difficult climate, which requires close interaction of a number of players in the research landscape...", Stefan Petters (CISTER)

Asneira Livre

"Once upon a time there was a boy who was studying in a university in another city far from his family...", Hamid Hosseiny (UOSE)

Galeria do Insólito

Nesta edição do BIP o Insólito regressa à casa de banho!

Ecografia

BIP tira Raio X a colaboradores do INESC TEC...

Novos Doutorados

Venha conhecer os novos doutorados do INESC TEC...

Cadê Você?

O INESC TEC lança todos os meses no mercado pessoas altamente qualificadas...

Jobs 4 the Boys & Girls

Referência a anúncios publicados pelo INESC TEC, oferecendo bolsas, contratos de trabalho e outras oportunidades do mesmo género...

Biptoon

Mais cenas de como bamos indo porreiros...

Subscrever o BIP
 

Reitor de Universidade brasileira visita INESC TEC

Thompson Mariz, Reitor da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) no Brasil, visitou o INESC TEC nos dias 12 e 13 de novembro, tendo tido oportunidade de contactar com a realidade de I&D deste instituto.

O Reitor, acompanhado do Pró-reitor Marcelo Sá e Assessor Michel Fossy, visitou a sede do INESC TEC na FEUP e os laboratórios de smart grids e veículos elétricos e pôde ainda conhecer os Laboratórios do INESC TEC no ISEP de robótica ambiental e submarina.

O BIP falou com Thompson Mariz, que relatou as suas impressões relativamente a este instituto português e das expectativas com a adesão à rede INESC Brasil.

Tendo já visitado “diversos institutos de pesquisa em universidades e laboratórios em diferentes países do mundo”, o Reitor afirma que o INESC TEC o surpreendeu “pelas infraestruturas laboratoriais, quadros altamente qualificados e pela diversidade de estudantes que se estão a qualificar agora”. De acordo com Thompson Mariz, foi isso que o motivou para fazer parte da Rede INESC Brasil. “Até porque a nossa Universidade, à semelhança deste instituto português, está na vanguarda nas áreas de sistemas computacionais, energia, eletrotecnia e eletrónica”, justifica.

"A UFCG, à semelhança do INESC TEC, está na vanguarda nas áreas de sistemas computacionais, energia, eletrotecnia e eletrónica” (Reitor da UFCG)

Questionado sobre a ideia com que ficou na sequência da sua visita, o Reitor adiantou que ficou com uma “impressão muito positiva da cidade, da Universidade do Porto e do INESC TEC”, tendo acrescentado que nos fóruns em que participa irá “salientar que nestas áreas em Portugal, o INESC TEC está tão avançado como o Brasil e, como tal, estamos em concordância de estabelecer parcerias de igual para igual”.

De recordar que a UFCG assinou no mês de setembro um convénio com a rede INESC Brasil, rede de cooperação a ser gerida pelo INESC P&D Brasil. Para o Reitor, “a grande expectativa é que a sinergia da UFCG e do INESC Brasil seja suficiente para dispensar outras intervenções para coroar o êxito desta parceria”.

Durante a sua presença no Porto, o Reitor teve também oportunidade de firmar um convénio de cooperação com a Universidade do Porto, conjuntamente com o Reitor desta.