Offside
Corporate

Um olhar sobre nós na voz dos nossos parceiros - Testemunho da CITEVE, pela voz de Hélder Rosendo, do CITEVE.

Fora de Série

João Gama (LIAAD) e João Falcão e Cunha (UGEI)

A Vós a Razão

"Aqui estou com uma folha em branco à minha frente e a difícil tarefa de fazer “rewind” a 16 anos de vida no INESC Porto em poucas palavras.", Sónia Pinto

Asneira Livre

"(...) deixo o desafio para que se suscite o interesse nos futuros engenheiros vizinhos no laboratório tornando este numa incubadora de ideias “peregrinas” de sucesso (...)", Filipe Ribeiro

Insólito

"Era um cheiro a animal morto. No outro dia ainda se sentia"...

Ecografia

BIP tira Raio X a colaboradores do INESC TEC...

Novos Doutorados

Venha conhecer os novos doutorados do INESC TEC...

Cadê Você?

O INESC TEC lança todos os meses no mercado pessoas altamente qualificadas...

Jobs 4 the Boys & Girls

Referência a anúncios publicados pelo INESC TEC, oferecendo bolsas, contratos de trabalho e outras oportunidades do mesmo género...

Biptoon

Mais cenas de como bamos indo porreiros...

Subscrever o BIP
 

Cadê Você?

O INESC TEC lança todos os meses no mercado pessoas altamente qualificadas. Muitas vezes, essas pessoas vão ocupar lugares de destaque nas melhores empresas nacionais e internacionais ou optam por formar spin-offs. Como a melhor forma de transferir tecnologia é transferir pessoas, nesta secção a voz é dada aos colaboradores que se formaram no INESC TEC e agora brilham noutras empresas e instituições.

Daniel Félix Delgado, Espaço Empreendedor Consultoria e FAE, Consultor Sénior e Professor de Pós-Graduação

  • Ano em que entrou e saiu do INESC TEC : 2008 – 2010
  • Unidade(s) do INESC TEC com que colaborou: UITT
  • Título(s) do(s) projeto(s) em que participou: FADIS – SGIDI (NP4457)

Testemunho relativo a sua experiência desde a sua saída do INESC TEC

Olá amigos!

Fiquei muito satisfeito ao receber o convite para escrever um pouco sobre minha trajetória após sair do INESC Porto, no final de 2010. Com o término de meu mestrado (FEUP – Inovação e Empreendedorismo Tecnológico) e com as crescentes oportunidades no Brasil decidimos, eu e minha esposa, retornar à nossa terra natal para assumir novos desafios.

Certamente, dado ao rico caráter multidisciplinar do staff do INESC Porto, muitos de vocês sabem quão desafiador é fazer uma mudança internacional. Apesar de chegarmos ao Brasil no 1º dia de dezembro eu já estava, em janeiro de 2011, trabalhando na Espaço Empreendedor consultoria. Trata-se de uma empresa de consultoria em management situada em Curitiba – PR, sul do Brasil, que presta serviços a empresas paranaenses em diversas áreas de gestão. A nossa maior experiência é nas áreas de planeamento estratégico (e BSC), sustentabilidade, inovação, recursos humanos estratégicos, gestão por processos, gestão por projetos, financeiro, entre outras competências.

Desenvolvo na Espaço Empreendedor o papel de consultor sénior, e sou responsável por alguns projetos. O de maior complexidade e relevância é o que estamos desenvolvendo na Itaipu Binacional, situada em Foz do Iguaçu com escritórios em Curitiba e Assunção (Paraguai). A Itaipu é uma usina hidroelétrica que detém a maior produção de energia limpa do mundo. Trabalhamos, desde 2010, com o desenvolvimento do Planeamento Estratégico de toda a empresa e seu consequente acompanhamento através da implantação de um Balanced Scorecard. Para além dessa frente iniciamos, em 2012, um trabalho pioneiro no Brasil de desenvolvimento de um sistema de gestão da sustentabilidade. A Itapu é reconhecida no Brasil e no mundo pelas suas práticas inovadoras de sustentabilidade, tanto na esfera do meio ambiente quanto sob os aspetos socioeconómicos da região de influência (29 municípios Lindeiros ao reservatório), que engloba uma região de até 300 km da usina.

A característica pitoresca e única da empresa é seu caráter Binacional, já que os “sócios” são o Brasil e o Paraguai, detentores cada um de 50% da empresa. Todas as funções e cargos são duplicados, com um responsável brasileiro e outro paraguaio, o que torna a administração um desafio ainda maior. Vocês certamente poderão imaginar as dificuldades e desafios :).

Para além dos trabalhos na Espaço Empreendedor, retomei o trabalho de professor, uma das minhas paixões, na FAE. Esta é a melhor instituição de ensino superior privada do Paraná, com avaliação igual às melhores universidades federais do estado e com uma tradição de décadas por seu ensino de excelência. Hoje estou responsável por algumas disciplinas, sendo elas Planeamento Estratégico, Planeamento Estratégico Educacional e Gestão da Informação e do Conhecimento, todas para turmas de pós-graduação. Desenvolvo ainda, em parceria com outra professora, as aulas de Metodologia para os MBAs, com uma metodologia inovadora e que faz dos tão temidos trabalhos de conclusão de curso algo mais prazeroso aos alunos. Naturalmente, por trabalhar com metodologia, também sou orientador de diversos trabalhos.

Para 2013 vislumbramos um futuro de muitos desafios e ainda mais trabalho. Constantemente buscando por novas oportunidades, estamos certos de que nossa experiência de consultoria, acumulada em mais de 10 anos de empresa, irá permitir a ampliação dos horizontes de trabalho e, da mesma forma, as novas turmas assumidas na FAE, com o amadurecimento natural dos processos, permitirão uma aceitação ainda maior por parte dos alunos.

Já tendo extrapolado o limite de linhas, termino lembrando e agradecendo algumas pessoas especiais para minha experiência do INESC TEC: Alexandra Xavier, quem me orientou e deu oportunidades. Andreia Cardoso, pessoa e profissional brilhante, que sempre me ajudou e ensinou imenso. Também não deixo de lado o pessoal da UESP, com quem eu sempre dividi o espaço físico e recebi suporte, especialmente à Marta Oliveira e a Grasiela Almeida, secretárias da área e amigas.

Um abraço e fico à disposição dos colegas que quiserem conversar através de meu Facebook (ou quaisquer outros meios).

Na sua opinião como é que a sua experiência no INESC TEC ajudou no novo papel?

O INESC TEC, assim como a FEUP, foram determinantes para clarear uma realidade que para mim ainda estava um pouco obscura: a importância das PME para o desenvolvimento nacional e, como ferramenta primordial, a aplicação do conhecimento para fomentar a tão desejada inovação, fundamental para a perenidade dos negócios.

Trabalhar com a NP4457 e com internacionalização de PME intensivas em serviços me permitiu alargar meu escopo de conhecimento, experiências antes restritas apenas às multinacionais, de forma a me permitir desenvolver trabalhos, tanto na consultoria quanto na sala de aula, sob as perspetivas de uma empresa de qualquer porte.

Na sua opinião, o INESC TEC mudou em quais aspetos desde a sua saída?

A distância é um fator complicador que, aliado à falta de acompanhamento, faz com que minha perceção seja obviamente limitada. O que percebo é que o INESC TEC, face à crise na Europa, detém, sem sombra de dúvidas, um papel crescente e fundamental no desenvolvimento de tecnologias e inovação.

Aproveito ainda para evidenciar o que me parece que ficou ainda melhor: a área de comunicação. Tenho experiência em comunicação organizacional fruto de atividades noutras multinacionais no passado e reconheço que, no INESC TEC, essa é uma área que adota com coragem e convicção práticas conhecidas na teoria por muitos só que aplicadas de forma eficaz por poucos.

Criar uma rede de antigos colaboradores [CONNECT INESC TEC] é mais um exemplo disso. Meus parabéns à equipe e certamente serei uma das pessoas que irá participar para aproveitar tal oportunidade.