Offside
Corporate

Um olhar sobre nós na voz dos nossos parceiros - Testemunho da REN - Redes Energéticas Nacionais, pela voz de Miguel Silva.

Fora de Série

"Acho que devemos ser nós próprios e acima de tudo fazer mais e melhor em momentos particularmente difíceis, como este que atravessamos." Luís Seca (USE)

A Vós a Razão

"Estou plenamente convencido que o resultado da integração do LIAAD na rede INESC TEC é promissor porque, tal como nos sistemas complexos (...) "o todo é claramente maior do que a soma das partes", Pedro Campos (LIAAD)

Asneira Livre

"O HASLab integrou-se recentemente no INESC TEC. Variadas razões motivaram este casamento...", Alcino Cunha (HASLab)

Galeria do Insólito

Já ouviu falar do “Gabinete da Extinção”? Fica no INESC TEC! Vá ver com os seus próprios olhos!

Ecografia

BIP tira Raio X a colaboradores do INESC TEC...

Novos Doutorados

Venha conhecer os novos doutorados do INESC TEC...

Cadê Você?

O INESC TEC lança todos os meses no mercado pessoas altamente qualificadas...

Jobs 4 the Boys & Girls

Referência a anúncios publicados pelo INESC TEC, oferecendo bolsas, contratos de trabalho e outras oportunidades do mesmo género...

Biptoon

Mais cenas de como bamos indo porreiros...

Subscrever o BIP
 

Corporate

Nesta secção a voz é dada às empresas e organizações que tomaram o INESC TEC como parceiro de projetos e atividades. O bom relacionamento e o bom exemplo são ingredientes indispensáveis para que a ciência e tecnologia sirvam a sociedade com tanto entusiasmo como profissionalismo.

Miguel Silva, gestor do projeto “Centro de I&D REN/SGCC" na REN

  • "No âmbito dos trabalhos desenvolvidos com o INESC Porto, a REN pôde constatar o elevado profissionalismo dos seus investigadores, assim como confirmar as competências científicas deste instituto (internacionalmente reconhecidas)..."

Histórico da relação entre a empresa e o INESC TEC

Um dos primeiros projetos desenvolvidos em parceria com o INESC Porto teve lugar em 1998, tendo consistido na adaptação do modelo VALORAGUA ao ambiente de trabalho Windows. A necessidade de adaptação do modelo a novas funcionalidades e sistemas operativos deu origem a novas colaborações.

Nos últimos anos, a colaboração com o INESC Porto tem-se materializado através da realização de diversos projectos de I&D pioneiros, alguns dos quais mencionados de seguida.

No âmbito dos trabalhos desenvolvidos com o INESC Porto, a REN pôde constatar o elevado profissionalismo dos seus investigadores, assim como confirmar as competências científicas deste instituto (internacionalmente reconhecidas), alicerçadas no estreito relacionamento com a Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto.

Áreas de Negócio

Rede Eléctrica Nacional, S.A. e REN Serviços, S.A., empresas do Grupo REN – Redes Energéticas Nacionais, SGPS, S.A.

Ano em que colaborou com o INESC TEC

Desde 1998.

Título do projeto

REIVE - Redes Elétricas Inteligente com Veículos Elétricos (de 2009 a 2012)
Receção de Potência nos Nós da RNT (de 2007 a 2012)
MERGE - Mobile Energy Resources in Grids of Electricity (de 2009 a 2011)
RESERVAS - Avaliação de Níveis Adequados de Reserva Operacional (de 2006 a 2010)

Unidade(s) do INESC TEC com que colaborou

Unidade de Sistemas de Energia (USE)

Responsável pelo projeto (INESC TEC)

João Peças Lopes (REIVE e MERGE), Manuel Matos (RESERVAS) e Tomé Saraiva (Receção de Potência nos Nós da RNT)

Testemunho relativo ao Projeto

REIVE - Redes Elétricas Inteligente com Veículos Elétricos (de 2009 a 2012)
O REIVE (Redes Elétricas Inteligente com Veículos Elétricos) foi um projeto de I&D, desenvolvido por um
Consórcio, tendo por objetivo o estudo, o desenvolvimento e o teste de soluções e protótipos pré-industriais para a gestão ativa e inteligente de redes elétricas com grande penetração de microgeração e de veículos elétricos. O projeto foi parcialmente financiado pelo FAI (Fundo de Apoio à Inovação), sendo que o Consórcio foi constituído por um conjunto de empresas e entidades ligados ao sector elétrico.

Receção de Potência nos Nós da RNT (de 2007 a 2012)
O projeto visou desenvolver e testar uma metodologia mais operacional, para determinar a capacidade de receção de potência nos nós da Rede Nacional de Transporte (RNT) de eletricidade, assim como concretizar uma primeira determinação dessas capacidades para um horizonte temporal de longo-prazo.

MERGE - Mobile Energy Resources in Grids of Electricity  (de 2009 a 2011)
Este projeto (liderado pelo INESC Porto e totalizando 4,5 milhões de euros) é um dos maiores projetos de investigação com financiamento da União Europeia. O objetivo foi preparar o sistema elétrico europeu para a massificação da utilização de veículos elétricos, através da procura de soluções que  minimizassem a necessidade de reforço de infraestruturas das redes elétricas e dos sistemas eletroprodutores, de modo a evitar sobrecustos que teriam de ser suportados pelos utilizadores de veículos elétricos.

O projetou visou contribuir para a construção de um sistema inteligente que adaptasse os carregamentos das baterias dos veículos elétricos à disponibilidade dos recursos energéticos e das redes elétricas, tendo em conta as características dos sistemas elétricos europeus. O MERGE envolveu 16 empresas e instituições, entre elas a REN SGPS.

RESERVAS - Avaliação de Níveis Adequados de Reserva Operacional (de 2006 a 2010)
Projeto conjunto promovido pela REN e pela REE, com o apoio do INESC Porto. Consistiu no desenvolvimento do protótipo da aplicação informática de simulação probabilística cronológica de sistemas eletroprodutores, utilizada no projeto anterior com o mesmo nome, de modo a permitir a sua utilização de forma autónoma pela REN e pela REE nas suas atividades de planeamento de longo prazo. A execução do projeto prolongou-se até fevereiro de 2010.