Offside
Corporate

Um olhar sobre nós na voz dos nossos parceiros - Testemunho da REN - Redes Energéticas Nacionais, pela voz de Miguel Silva.

Fora de Série

"Acho que devemos ser nós próprios e acima de tudo fazer mais e melhor em momentos particularmente difíceis, como este que atravessamos." Luís Seca (USE)

A Vós a Razão

"Estou plenamente convencido que o resultado da integração do LIAAD na rede INESC TEC é promissor porque, tal como nos sistemas complexos (...) "o todo é claramente maior do que a soma das partes", Pedro Campos (LIAAD)

Asneira Livre

"O HASLab integrou-se recentemente no INESC TEC. Variadas razões motivaram este casamento...", Alcino Cunha (HASLab)

Galeria do Insólito

Já ouviu falar do “Gabinete da Extinção”? Fica no INESC TEC! Vá ver com os seus próprios olhos!

Ecografia

BIP tira Raio X a colaboradores do INESC TEC...

Novos Doutorados

Venha conhecer os novos doutorados do INESC TEC...

Cadê Você?

O INESC TEC lança todos os meses no mercado pessoas altamente qualificadas...

Jobs 4 the Boys & Girls

Referência a anúncios publicados pelo INESC TEC, oferecendo bolsas, contratos de trabalho e outras oportunidades do mesmo género...

Biptoon

Mais cenas de como bamos indo porreiros...

Subscrever o BIP
 

INESC TEC demonstra GPS sobre fibra ótica no âmbito de projeto europeu

A Unidade de Telecomunicações e Multimédia (UTM) do INESC TEC esteve no dia 23 de janeiro em Bristol, Inglaterra, onde participou num encontro com outros parceiros do projeto europeu DAPHNE sobre sistemas de comunicação em fibra ótica para aeronaves civis.

O encontro serviu para o consórcio discutir e demonstrar a tecnologia que está em fase de conclusão (o projeto termina no final deste mês). No caso do INESC TEC, a UTM mostrou o trabalho desenvolvido relacionado com a transmissão de sinais GPS diferenciais sobre fibra ótica monomodo para determinar a atitude (orientação relativamente ao horizonte) de aeronaves.

Na infraestrutura foram utilizadas duas antenas (Base e Rover), colocadas no topo de um veículo de demonstração da BAE Systems, o que, de acordo com os investigadores, é suficiente para avaliar o desempenho em modo Real Time Kinematic (RTK), através do cálculo da diferença de fase entre os sinais recebidos. A novidade da demo está na utilização transparente (isto é, com funcionamento imediato) de sistemas em fibra ótica para a transmissão de sinais GPS. A demonstração foi bem sucedida, despertando o interesse de vários parceiros, especialmente dos construtores aviónicos (Agusta Westland e Airbus), que ponderam agora adotar a tecnologia nos seus modelos.

O consórcio DAPHNE é constituído por 15 parceiros europeus, entre eles o INESC TEC através da UTM, e tem como objetivo introduzir as mais avançadas tecnologias de redes de comunicação por fibra ótica nas futuras frotas de aviação. Com este projeto, toda a infraestrutura de comunicações dos aviões será otimizada, garantindo assim ganhos significativos relativamente à instalação e manutenção de cablagem. A tecnologia de fibra ótica é vantajosa tanto para a aviação comercial como militar, dada a sua leveza, volume reduzido e maior imunidade a interferências, comparativamente ao cobre.


Daphne 1   Daphne 4