Offside
Corporate

Um olhar sobre nós na voz dos nossos parceiros - Testemunho da Micro I/O – Serviços de Electrónica, Lda, pela voz de Paulo Bartolomeu.

Fora de Série

"Nos dias maus, tenho a sensação que somos [Secretariado] infantaria em plena guerra de trincheiras. Nos dias bons, somos o rosto visível do sucesso da unidade." Pedro Almeida (LIAAD)

A Vós a Razão

"(...) o INESC TEC incorpora muitas mais áreas de atuação e parece-me que a sua crescente colaboração deve ser perseguida no futuro", Luís Pessoa (UTM)

Asneira Livre

"O fabuloso mundo da UESP é, de facto, um espaço onde as pessoas partilham as suas experiências profissionais, as vitórias dos seus projetos e os novos métodos que aprenderam", Maria Almeida (UESP)

Galeria do Insólito

Sabe a diferença entre uma mini e uma meia de leite? E entre um copo de vinho e um pingo?

Ecografia

BIP tira Raio X a colaboradores do INESC TEC...

Novos Doutorados

Venha conhecer os novos doutorados do INESC TEC...

Cadê Você?

O INESC TEC lança todos os meses no mercado pessoas altamente qualificadas...

Jobs 4 the Boys & Girls

Referência a anúncios publicados pelo INESC TEC, oferecendo bolsas, contratos de trabalho e outras oportunidades do mesmo género...

Biptoon

Mais cenas de como bamos indo porreiros...

Subscrever o BIP
 

INESC TEC tem novo grupo de investigação

Chama-se BRAIN (Biomedical Research And INnovation) e é o mais recente grupo constituído no INESC TEC, na forma de unidade em incubação. O BRAIN é liderado por João Paulo Cunha e desenvolve trabalho em duas áreas fundamentais da Engenharia Biomédica: a NeuroEngenharia e o QSelf e Wereable Systems.

A NeuroEngenharia é uma área da Engenharia Biomédica que se dedica aos “sistemas de apoio ao diagnóstico e terapêutica de doenças neurológicas, nomeadamente na neurocirurgia, neurofisiologia, neurologia e neuropsicologia”, explica João Paulo Cunha.

Quanto ao QSelf, está relacionado com o movimento "Quantified Self" que defende a monitorização das variáveis vitais do indivíduo e a sua incorporação em dados quantitativos que ofereçam um conhecimento mais profundo da sua saúde. De acordo com o investigador do INESC TEC, o conceito ainda está “um pouco à frente” daquilo que efetivamente está a ser feito, mas já existe “um trend” associado. Algumas profissões, tais como bombeiros, militares ou polícias, e até pessoas em determinada condição (doentes crónicos ou atletas), já aplicam amplamente o conceito.

Nesta fase, a estratégia de abordagem do BRAIN ao QSelf vai de encontro ao trabalho que o investigador já vem desenvolvendo em projetos anteriores, nomeadamente no que diz respeito ao “desenvolvimento de tecnologias ‘vestíveis’ (wearable systems) e tecnologias móveis”, afirma o professor.

Além disso, João Paulo Cunha realça que a filosofia global do BRAIN assenta na defesa de “um equilíbrio entre resultados científicos e ‘proof of concepts’ que sejam ‘spinoff-aveis’, alicerçado num modelo de inovação fortemente baseado nas pessoas e em ‘veículos’ empresariais (spin-offs e start-ups)”.

O grupo em incubação, dependente da Direção do INESC Porto (DIP), está ainda em fase de formação e conta para já com mais quatro elementos, além do investigador João Paulo Cunha.

Antes de se juntar ao Laboratório Associado, João Paulo Cunha foi docente da Universidade de Aveiro e esteve também integrado no Instituto de Engenharia Eletrotécnica e Telemática de Aveiro (IEETA). Paralelamente ao INESC TEC, mantém ainda ligação à Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP), sendo professor associado com agregação no Departamento de Engenharia Eletrotécnica e de Computadores (DEEC).