Offside
Corporate

Um olhar sobre nós na voz dos nossos parceiros - Testemunho da JPM Automação e Equipamentos Industriais, S.A., pela voz de José Paulo Silva.

Fora de Série

"(...) quando não estou a aguardar o resultado de nenhuma submissão de artigo ou projeto, falta-me qualquer coisa…", Jaime Cardoso (UTM)

A Vós a Razão

"Foi com enorme satisfação que recebemos recentemente a notícia que o nosso primeiro resultado de I&D desta nossa nova aposta tinha visto a luz do dia.", João Paulo Cunha (BRAIN)

Asneira Livre

"Vários temas passaram-me pela cabeça, desde a política ao desporto, mas achei que a maior parte dos 'inesquianos' já deveriam estar inundados com estes temas...", Ana Especial (DIL)

Galeria do Insólito

Quando a temperatura sobe...

Ecografia

BIP tira Raio X a colaboradores do INESC TEC...

Novos Doutorados

Venha conhecer os novos doutorados do INESC TEC...

Cadê Você?

O INESC TEC lança todos os meses no mercado pessoas altamente qualificadas...

Jobs 4 the Boys & Girls

Referência a anúncios publicados pelo INESC TEC, oferecendo bolsas, contratos de trabalho e outras oportunidades do mesmo género...

Biptoon

Mais cenas de como bamos indo porreiros...

Subscrever o BIP
 

INESC TEC desenvolve aplicações de apoio à Engenharia de Sistemas de Produção

A Unidade de Engenharia de Sistemas de Produção (UESP) do INESC TEC faz parte do projeto europeu APPS4aMEEngineering Apps for advanced Manufacturing Engineering, que tem como objetivo desenvolver um conjunto de aplicações de apoio à Engenharia de Sistemas de Produção por forma a aumentar a produtividade e a fiabilidade em ambientes de pequenas séries.

A necessidade de desenvolver estas aplicações surge na sequência da mudança de paradigma verificado na indústria transformadora europeia, que passa de uma produção em massa para uma produção customizada ou em pequenas séries, dando resposta às preferências dos consumidores, o que implica uma maior complexidade na conceção e operação dos sistemas de fabrico.

Para lidar com esta complexidade acrescida são necessários novos métodos e ferramentas tecnológicas baseados em conhecimento que permitam modelar, otimizar e monitorizar os sistemas de produção, apoiando as fases de engenharia e reengenharia de sistemas de produção.

Neste projeto, a UESP ficará responsável por desenvolver atividades de I&D maioritariamente ao nível da modelação e gestão de processos de negócio baseados em conhecimento, gestão do desempenho, interoperabilidade e ambientes colaborativos avançados. O responsável do INESC TEC neste projeto é Américo Azevedo, investigador da UESP, que na fase inicial contará ainda com a participação de Álvaro Caldas da mesma Unidade.

O projeto é coordenado pelo instituto alemão Fraunhofer-IPA e, para além do INESC TEC, conta ainda com a participação dos parceiros portugueses Autoeuropa e ATEC – Academia de Formação, e dos restantes parceiros CarmOlimp (Roménia), Bazigos e LMS (ambos da Grécia), Siemens, SAP e CADS (todos da Alemanha), Technology Transfer System – TTS e ITIA-CNR (Itália). O APPS4aME tem uma duração de 36 meses.