Offside
Corporate

Um olhar sobre nós na voz dos nossos parceiros - 3Decide, pela voz de Carlos Rebelo.

Fora de Série

"... o ambiente de trabalho na USE é bastante agradável, conciliando a boa disposição com rigor e responsabilidade.", Mário Couto.

A Vós a Razão

"Embora os tempos sejam cada vez mais desfavoráveis à investigação, acredito que é possível produzirmos um trabalho científico relevante e proporcionar à indústria uma plataforma de teste privilegiada", Clara Gouveia (USE)

Asneira Livre

"Em vez de cartas de amor, tenho recebido ultimamente prendas na minha secretária...", José Meirinhos (USE)

Galeria do Insólito

Ser secretária no INESC TEC é um trabalho bastante exigente e até esgotante fisicamente e por isso agora é possível requisitar um par de pernas extra para uma secretária...

Ecografia

BIP tira Raio X a colaboradores do INESC TEC...

Novos Doutorados

Venha conhecer os novos doutorados do INESC TEC...

Cadê Você?

O INESC TEC lança todos os meses no mercado pessoas altamente qualificadas...

Jobs 4 the Boys & Girls

Referência a anúncios publicados pelo INESC TEC, oferecendo bolsas, contratos de trabalho e outras oportunidades do mesmo género...

Biptoon

Mais cenas de como bamos indo porreiros...

Subscrever o BIP
 

INESC TEC e UTAD

NOVAS APTIDÕES E PROJETOS SÃO OS RESULTADOS MAIS EXPRESSIVOS DA UNIÃO DE UM ANO

Foi há cerca de um ano que os laços que ligam o INESC TEC à Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro  (UTAD) se estreitaram com a assinatura do protocolo para o estabelecimento de um novo polo do Laboratório Associado naquela universidade. Percorridos mais de 12 meses sobre o enlace, a integração e colaboração com novos membros tem aberto portas a áreas complementares e a novos projetos, projetando o saber e competências associadas aos novos membros e refletindo-se também no próprio crescimento técnico e científico dos investigadores integrados.

Mais de 20 investigadores da UTAD integrados no INESC TEC

O universo INESC TEC aumentou e diversificou as suas aptidões desde há um ano para cá. A constituição do polo do INESC TEC na UTAD traduziu-se, no fundo, num enquadramento mais formal dos docentes daquela Universidade que já estavam integrados em Unidades do INESC TEC e de outros que aderiram desde essa data.

especial 1   

Da teoria para a prática, esta expansão geográfica concretizou-se sobretudo na aquisição de novas competências em favor da excelência e da multidisciplinaridade. O número de “transmontanos” integrados no INESC TEC supera atualmente as duas dezenas. A larga maioria firmou vínculo com o Laboratório Associado no ano passado.

Mais competências em Computação Gráfica

A Unidade de Sistemas de Informação e de Computação Gráfica (USIG) foi a que recebeu mais membros (um total de 16), que contribuíram para um claro “reforço das competências e alargamento de algumas áreas de atuação” da unidade, atesta o coordenador António Gaspar, nomeadamente ao nível da computação gráfica, sobretudo em ‘serious games’ e interfaces de acesso universal, mas também no trabalho cooperativo, ‘e-learning’ e modelização de sistemas de informação.

especial 3  especial 4

Além de um novo know-how, o coordenador da USIG atesta também o dinamismo e proatividade destes colaboradores na sugestão de novas iniciativas, dando como exemplo o projeto ONLINE GYM, liderado pelo investigador Leonel Morgado. O projeto, financiado pela PT Inovação, consiste numa plataforma online inovadora que procura servir de incentivo à prática de atividades de ginástica em grupo através da Internet. O ambiente virtual tem a forma de um ginásio, povoado por avatares do treinador pessoal e dos seus alunos. Os avatares são controlados remotamente pelos movimentos reais dos diversos intervenientes, capturados através de uma Kinect.   

Investigação reforçada na floresta e agricultura

As áreas da floresta e da agricultura fazem, desde o ano passado, parte do portfólio da Unidade de Robótica e Sistemas Inteligentes (ROBIS), graças aos cinco investigadores da UTAD integrados, cuja colaboração e complementaridade abriu também novas portas nas áreas do Controlo e da Robótica. A integração foi “fácil e natural”, refere António Paulo Moreira, da coordenação da ROBIS, que não hesita em destacar a “vontade em participar em projetos e resposta rápida às solicitações” destes investigadores.

especial 5  especial 6

Entre os vários projetos de investigação, destaque para o europeu FOCUS (Advances in Forestry Control and Automation Systems in Europe), na área da tecnologia de controlo e gestão da exploração florestal, ou do ROBARQ sobre novas tecnologias robóticas aplicadas à arquitetura e construções. Além da participação dos elementos da UTAD em propostas de projetos, orientações conjuntas de alunos de doutoramento e elaboração de artigos conjuntos, estes cinco elementos participam também, através de um representante, nas tomadas de decisões da Unidade.

Qualidade de Energia em foco

Já a Unidade de Sistemas de Energia (USE) ficou a ganhar com a inclusão do investigador José Ribeiro Batista que, com a área “Qualidade da Energia” como especialidade, veio complementar o trabalho feito pela Unidade e pelo Laboratório de Micro-Redes e Veículos Elétricos.

especial5  especial 6

Um ano de pertença à USE é ainda insuficiente para concretizar em projetos e avaliar o potencial promissor deste reforço para a equipa, mas “o alargamento do leque de ofertas em projetos que a Unidade poderá oferecer no futuro é o principal ponto forte desta cooperação”, salienta o investigador da USE Mauro Rosa, que esteve responsável pela inclusão de José Ribeiro Batista. “Além de se identificar possibilidades de projetos futuros com a participação do doutorado, foi proposta uma tese de doutorado envolvendo as duas instituições”, acrescenta Mauro Rosa. 

Trabalhar à distância

Em um ano de integração, as Unidades que receberam novos membros reforçam sobretudo as novas competências assimiladas. O trabalho à distância pode ter, por vezes, as suas limitações e todos estão cientes disso, mas os 90 km que separam o INESC TEC da UTAD não constituem uma barreira física suficientemente forte para impedir o progresso da investigação científica.

especial 9  especial 11

“A integração e a passagem de processos da Unidade para o investigador pode por vezes ser lenta devido à distância e às obrigações letivas na UTAD do novo doutorado da USE, mas as iniciativas realizadas permitiram uma aproximação a alguns investigadores, e abriram-se portas para um futuro próximo”, testemunha Mauro Rosa.

Mais atento às questões formais e burocráticas, o coordenador António Gaspar, sugere um “repensar dos processos” para otimizar o trabalho dos colaboradores que trabalham à distância.

especial 13  especial 14

Dois novos membros apresentam o seu testemunho

“Num ano de integração e de início de conhecimento mútuo, o que já se alcançou foi além das minhas expectativas”, refere António Valente, na ROBIS desde junho do ano passado. O investigador realça também a adição de novas competências de robótica didática à sua principal área de investigação que se centrava sobretudo na micro-electrónica e nos micro-sensores. O investigador não encara a distância como um obstáculo, já que a aproximação entre todos é facilitada pela utilização da comunicação eletrónica.

Por seu lado, Leonel Morgado, integrado na USIG, destaca o último ano como tendo sido sobretudo de “exploração de possibilidades, oportunidades, evolução pessoal e de alargamento de horizontes”. “Sinto que há grande sintonia de objetivos e um caminho aliciante a construir em conjunto”, acrescenta. Por outro lado, “a estrutura orgânica e funcional do INESC TEC permite criar um maior foco no desenvolvimento técnico e científico, com menor dispêndio pessoal na gestão administrativa”, afirma o investigador.

Os investigadores com ligação ao INESC TEC referidos nesta notícia têm vínculo às seguintes entidades parceiras do Laboratório Associado: INESC Porto, FEUP e UTAD.

Créditos capa: UTAD

Créditos fotos 1, 9, 13: Facebook UTAD