Offside
Corporate

Um olhar sobre nós na voz dos nossos parceiros - 3Decide, pela voz de Carlos Rebelo.

Fora de Série

"... o ambiente de trabalho na USE é bastante agradável, conciliando a boa disposição com rigor e responsabilidade.", Mário Couto.

A Vós a Razão

"Embora os tempos sejam cada vez mais desfavoráveis à investigação, acredito que é possível produzirmos um trabalho científico relevante e proporcionar à indústria uma plataforma de teste privilegiada", Clara Gouveia (USE)

Asneira Livre

"Em vez de cartas de amor, tenho recebido ultimamente prendas na minha secretária...", José Meirinhos (USE)

Galeria do Insólito

Ser secretária no INESC TEC é um trabalho bastante exigente e até esgotante fisicamente e por isso agora é possível requisitar um par de pernas extra para uma secretária...

Ecografia

BIP tira Raio X a colaboradores do INESC TEC...

Novos Doutorados

Venha conhecer os novos doutorados do INESC TEC...

Cadê Você?

O INESC TEC lança todos os meses no mercado pessoas altamente qualificadas...

Jobs 4 the Boys & Girls

Referência a anúncios publicados pelo INESC TEC, oferecendo bolsas, contratos de trabalho e outras oportunidades do mesmo género...

Biptoon

Mais cenas de como bamos indo porreiros...

Subscrever o BIP
 

Software INESC TEC vence competição internacional

O INESC TEC desenvolveu um software de reconhecimento de pautas musicais que venceu recentemente uma competição no âmbito da conferência ICDAR – International Conference on Document Analysis and Recognition, que se realizou em Washington, nos Estados Unidos, de 25 a 28 de agosto.

Trata-se de um sistema de reconhecimento ótico de partituras musicais manuscritas que, ao contrário das pautas impressas, introduzem uma série de dificuldades adicionais, com a notação a variar de músico para músico, e provavelmente ao longo da mesma pauta, com linhas de pauta ou símbolos escritos em diferentes tamanhos, formas ou intensidades.

O software foi desenvolvido por Ana Rebelo, investigadora da Unidade de Telecomunicações e Multimédia (UTM) do INESC TEC, no âmbito do seu doutoramento na Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP) e do projeto Optical Recognition System for Handwritten Music Scores, que conta com financiamento da Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT). O objetivo do software é obter uma versão digital e de fácil manuseamento da obra original, permitindo preservá-la, utilizando algoritmos para detetar linhas de pauta, e para detetar e reconhecer símbolos musicais.

O sistema desenvolvido pela investigadora do INESC TEC foi submetido à competição GREC 2013  –Competition on Music Scores que se realizou no âmbito desta conferência internacional. Durante a competição, o software teve de analisar imagens de pautas que reproduziam as degradações normalmente visíveis em pautas antigas e degradadas, tendo sido aquele que obteve o melhor desempenho.

Ana Rebelo concluiu o seu doutoramento em outubro de 2012, com uma tese intitulada Robust optical recognition of handwritten musical scores based on domain knowledge, tendo contado com a orientação de Jaime Cardoso, responsável de área da UTM e docente da FEUP.

Os investigadores com ligação ao INESC TEC referidos nesta notícia têm vínculo às seguintes entidades parceiras do Laboratório Associado: INESC Porto e FEUP.