Offside
Corporate

Um olhar sobre nós na voz dos nossos parceiros - 3Decide, pela voz de Carlos Rebelo.

Fora de Série

"... o ambiente de trabalho na USE é bastante agradável, conciliando a boa disposição com rigor e responsabilidade.", Mário Couto.

A Vós a Razão

"Embora os tempos sejam cada vez mais desfavoráveis à investigação, acredito que é possível produzirmos um trabalho científico relevante e proporcionar à indústria uma plataforma de teste privilegiada", Clara Gouveia (USE)

Asneira Livre

"Em vez de cartas de amor, tenho recebido ultimamente prendas na minha secretária...", José Meirinhos (USE)

Galeria do Insólito

Ser secretária no INESC TEC é um trabalho bastante exigente e até esgotante fisicamente e por isso agora é possível requisitar um par de pernas extra para uma secretária...

Ecografia

BIP tira Raio X a colaboradores do INESC TEC...

Novos Doutorados

Venha conhecer os novos doutorados do INESC TEC...

Cadê Você?

O INESC TEC lança todos os meses no mercado pessoas altamente qualificadas...

Jobs 4 the Boys & Girls

Referência a anúncios publicados pelo INESC TEC, oferecendo bolsas, contratos de trabalho e outras oportunidades do mesmo género...

Biptoon

Mais cenas de como bamos indo porreiros...

Subscrever o BIP
 

INESC TEC inicia projeto na área de robótica móvel

Arrancou em setembro o projeto europeu CARLoS – CooperAtive Robot for Large Spaces manufacturing, com o objetivo de desenvolver e aplicar robótica móvel em estaleiros navais. A reunião de arranque do projeto, que conta com a intervenção da Unidade de Robótica e Sistemas Inteligentes (ROBIS) do INESC TEC, realizou-se nos dias 12 e 13 de setembro em Vigo, e contou com a presença de representantes de todos os parceiros.

Os grandes espaços de produção semiestruturados apresentam sérios desafios à mobilidade de robôs e ainda ao nível da segurança e fiabilidade. É o caso dos estaleiros navais e é a estes desafios que o CARLoS pretende dar resposta. Para isso, no âmbito deste projeto será desenvolvido um robô capaz de desempenhar tarefas árduas e repetitivas, mais especificamente operações de para equipar superestruturas de navios (por exemplo, soldadura de pernos e marcação de informação CAD). Não existe atualmente uma forma automatizada de executar estas tarefas.

Pretende-se com o projeto CARLoS contribuir para o fortalecimento, ao nível tecnológico e do mercado global, das Pequenas e Médias Empresas (PME) europeias que desenvolvem, fornecem e integram aplicações de mecatrónica, sensores e tecnologias industriais. Para além dos estaleiros, a tecnologia poderá ainda ser aplicada à construção civil.

Além do INESC TEC, o projeto conta ainda com os parceiros AIMEN Technology Centre, Robotnik Automation SLL, a ATEIN NAVAL, S.A. e Astilleros Jose Valiña, S.A. (todos da Espanha), Aalborg Universitet (Dinamarca), C.A.T. Progetti srl (Itália) e DELTAMATIC, S.A. (Portugal). Na reunião de arranque do projeto, o INESC TEC esteve representado por Germano Veiga, Héber Sobreira e Luís Rocha da ROBIS. O CARLoS conta com financiamento da Comissão Europeia.

Os investigadores com ligação ao INESC TEC referidos nesta notícia têm vínculo às seguintes entidades parceiras do Laboratório Associado: INESC Porto e FEUP.