Offside
Corporate

Um olhar sobre nós na voz dos nossos parceiros - Testemunho da UBBIN Labs Lda, pela voz de João Carvalho.

Fora de Série

“Motiva-me o facto de estar inserido num grupo dinâmico, de enorme criatividade. O LIAAD é (...) uma referência no plano nacional e internacional.”, Ricardo Campos.

A Vós a Razão

"(...) é um privilégio poder continuar a ligação ao INESC TEC como Pós-doc no HASLab, não só pela multidisciplinaridade do universo INESC TEC mas também pelo bem conhecido ‘pipeline’ de transferência de tecnologia para a indústria.", Miguel Matos (HASLab)

Asneira Livre

"Não sendo português, a minha primeira tarefa é investigar o que é uma “asneira”... até diria que fiz uma revisão de literatura, mas espero que os editores do BIP não sejam tão estritos nestas matérias.", Edgar Jimenez (UESP)

Galeria do Insólito

Encontrámos um bom exemplo da boa disposição dos Inesquianos na casa de banho dos homens do 3º andar

Ecografia

BIP tira Raio X a colaboradores do INESC TEC...

Novos Doutorados

Venha conhecer os novos doutorados do INESC TEC...

Cadê Você?

O INESC TEC lança todos os meses no mercado pessoas altamente qualificadas...

Jobs 4 the Boys & Girls

Referência a anúncios publicados pelo INESC TEC, oferecendo bolsas, contratos de trabalho e outras oportunidades do mesmo género...

Biptoon

Mais cenas de como bamos indo porreiros...

Subscrever o BIP
 

Rede INESC Brasil conta com mais duas universidades brasileiras

A Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI) e a Universidade Federal Fluminense (UFF) aderiram recentemente à Rede INESC Brasil, rede de cooperação gerida pelo INESC P&D Brasil.

Localizada estrategicamente no Sul de Minas Gerais, a UNIFEI foi, por muitos anos, a universidade privilegiada por profissionais das empresas de energia elétrica do Brasil. Na instituição destaca-se sobretudo o Laboratório de Alta Tensão da Universidade Federal de Itajubá (LaT-Efei), com competências práticas ligadas aos ensaios de equipamentos de Alta Tensão, e que constitui, por isso mesmo, uma referência brasileira no campo da Alta Tensão. Outro destaque é a presença de profissionais de elevado reconhecimento científico, como Armando Martins Leite da Silva, Fellow IEEE, e galardoado no IEEE pela contribuição na área de fiabilidade de sistemas elétricos de grande porte.

“A sua adesão à Rede INESC Brasil permitirá consolidar os laços com o INESC TEC e o INESC P&D Brasil”, afirma o diretor do INESC P&D Brasil, Mauro Rosa. O Lat-Efei vai acolher um doutorado da Rede INESC Brasil entre 2014 e 2016, ao abrigo de um projeto conjunto com o INESC P&D Brasil, financiado pela CAPES (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior) do Brasil.

Quanto à UFF, o historial de colaboração com o INESC TEC recua à década de 90, altura em que professores de ambas as instituições começaram por realizar trabalhos conjuntos nas áreas da energia e da computação. Mais recentemente, a Unidade de Optoeletrónica e Sistemas Eletrónicos (UOSE) do INESC TEC estabeleceu algumas colaborações na área das telecomunicações com a instituição brasileira, e foi por intermédio dessa relação que surgiu o contacto para a adesão à Rede INESC Brasil.

Além disso, o corpo de docentes da UFF abriga um doutorado com formação no INESC TEC, oriundo da área de energia, “o que permite a disseminação da forma de trabalho e da cultura na condução de projetos que faz parte da Rede INESC Brasil”, refere Mauro Rosa. As principais áreas de colaboração com a UFF são telecomunicações, a energia e a computação. “A área de computação da UFF deverá figurar como um polo promissor para a execução de projetos em consórcio na Rede INESC Brasil”, finaliza Mauro Rosa.

Créditos fotos: Flickr e UFF