Offside
Corporate

Um olhar sobre nós na voz dos nossos parceiros - Testemunho da Ambithus, pela voz de José Ângelo Pinto.

Fora de Série

"... tenho como objetivo futuro assumir o papel de gestor num projeto europeu no qual tenha liderado a elaboração da candidatura." Ricardo Bessa (USE)

A Vós a Razão

"Como recém-doutorado espero poder continuar a dar o meu contributo para o enriquecimento do LIAAD/INESC TEC", Ricardo Campos (LIAAD)

Asneira Livre

"Diz quem percebe que o problema é das mangas! Se o é ou não (...) mas o que realmente me parece (...) é que esta situação não aquece nem arrefece ao entendido nesta matéria", Henrique Teixeira (USE).

Galeria do Insólito

Ainda há quem ache que backup é pôr atrás e acima!

Ecografia

BIP tira Raio X a colaboradores do INESC TEC...

Novos Doutorados

Venha conhecer os novos doutorados do INESC TEC...

Cadê Você?

"(...) o mais enriquecedor acaba por ser a experiência profissional e o excelente ambiente de trabalho, que deixam sempre saudades." Miguel Rocha, antigo colaborador do INESC TEC.

Jobs 4 the Boys & Girls

Referência a anúncios publicados pelo INESC TEC, oferecendo bolsas, contratos de trabalho e outras oportunidades do mesmo género...

Biptoon

Mais cenas de como bamos indo porreiros...

Subscrever o BIP
 

INESC TEC testa turbina inovadora de microgeração solar e eólica

A Unidade de Sistemas de Energia (USE) do INESC TEC está a testar uma turbina eólica da empresa portuguesa Omniflow. Esta turbina incorpora tecnologia inovadora para a produção de energia elétrica, combinando produção eólica com solar fotovoltaica.

A tecnologia Omniflow utiliza uma asa invertida radial para dirigir o vento de qualquer direção (omnidirecional) e promover um efeito de Venturi, que acelera o escoamento na direção da turbina de eixo vertical. A capacidade de explorar estas duas fontes de energia numa área tão pequena faz do Omniflow uma das mais poderosas tecnologias de energia renovável disponível no mercado atualmente.

A USE está apoiar a empresa no desenvolvimento de uma solução ainda mais avançada, onde a utilização de duplo rotor pretende maximizar o aproveitamento do recurso eólico, permitindo um maior rendimento na conversão energética. O protótipo está instalado na cobertura do edifício do INESC Porto, estando a ser monitorizadas as principais grandezas que permitirão avaliar os ganhos desta alteração.