Offside
Corporate

Um olhar sobre nós na voz dos nossos parceiros - Testemunho da Medlog, pela voz de Paulo Pires

Fora de Série

"(...) as distintas competências que o HASLab e os restantes membros do INESC TEC possuem constituem, e prometem constituir, uma interessante e produtiva sinergia." (Alexandre Madeira, HasLab)

A Vós a Razão

"E esta procurará ser a nossa contribuição para navegar no arquipélago multifacetado de um jardim de pedras bem sólidas, mas que se movem para colaborar, cooperar, enfim, crescer.", Aurélio Campilho (C-BER)

Asneira Livre

"Ser do INESC TEC é: ter um boletim que nos permite dizer asneiras de forma livre!", Bruno Vieira (CEGI)

Galeria do Insólito

Levar o troféu do Torneio de Futebol do INESC TEC para a defesa da tese de doutoramento é do caneco!

Ecografia

BIP tira Raio X a colaboradores do INESC TEC...

Novos Doutorados

Venha conhecer os novos doutorados do INESC TEC...

Cadê Você?

O INESC TEC lança todos os meses no mercado pessoas altamente qualificadas...

Jobs 4 the Boys & Girls

Referência a anúncios publicados pelo INESC TEC, oferecendo bolsas, contratos de trabalho e outras oportunidades do mesmo género...

Biptoon

Mais cenas de como bamos indo porreiros...

Subscrever o BIP
 

INESC TEC organiza reunião do projeto europeu evolvDSO

O Centro de Sistemas de Energia (CPES)* do INESC TEC organizou, nos dias 26 e 27 de Junho, uma reunião do projeto europeu evolvDSO – Development of Methodologies and Tools for New and Evolving DSO Roles for Efficient DRES Integration in Distribution Networks (www.evolvdso.eu), na área das redes elétricas de distribuição.

Com início em setembro de 2013, e duração total de 40 meses, o evolvDSO tem como objetivo desenvolver e demonstrar ferramentas inovadoras para apoiar os atuais e futuros papéis dos operadores da rede de distribuição num paradigma de redes elétricas inteligentes. De realçar que o INESC TEC, através do CPES, é responsável pelo desenvolvimento do Work Package 3 relativo ao desenvolvimento de ferramentas de gestão da rede elétrica de distribuição, que serão posteriormente demonstradas em ambiente real para os diferentes operadores da rede de distribuição envolvidos no projeto.

O INESC TEC encontra-se inserido num grupo de trabalho do qual fazem parte cinco operadores da rede de distribuição europeus: ENEL Distribuzione S.p.A. (Itália, coordenador do projeto), EDP Distribuição (Portugal), ERDF – Electricité Réseau Distribution France (França), ESB Networks Ltd. (República da Irlanda), RWE Deutschland AG (Alemanha). No mesmo grupo, encontram-se dois operadores da rede de transmissão: RTE – Reseau de Transport d’Electricité SA (França) e Energinet.dk (Dinamarca). Integram ainda o consórcio as seguintes instituições: EDSO for Smart Grids (Bélgica), Cybergrid GmbH (Áustria), Energy Pool (França), Institut Polytechnique de Grenoble (França), Ricerca sul Sistema Energetico S.p.A. (Itália), Rheinisch-Westfälische Technische Hochschule Aachen (Alemanha), University College Dublin (República da Irlanda), Flemish Institute for Technological Research (Bélgica).  O projeto conta com financiamento da Comissão Europeia no âmbito do 7º Programa-Quadro.

Do lado do INESC TEC, o investigador do CPES Ricardo Bessa foi o responsável pela organização do evento, que contou ainda com a participação de outros elementos do CPES, designadamente Manuel Matos (coordenador do CPES), Luís Seca (coordenador adjunto do CPES), Jorge Pereira, André Madureira, Leonel Carvalho, Hélder Costa e Miguel Heleno.

*antiga Unidade de Sistemas de Energia (USE)

Os investigadores com ligação ao INESC TEC referidos nesta notícia têm vínculo às seguintes entidades parceiras: INESC Porto e FEUP.