Offside
Corporate

Um olhar sobre nós na voz dos nossos parceiros - Testemunho da Medlog, pela voz de Paulo Pires

Fora de Série

"(...) as distintas competências que o HASLab e os restantes membros do INESC TEC possuem constituem, e prometem constituir, uma interessante e produtiva sinergia." (Alexandre Madeira, HasLab)

A Vós a Razão

"E esta procurará ser a nossa contribuição para navegar no arquipélago multifacetado de um jardim de pedras bem sólidas, mas que se movem para colaborar, cooperar, enfim, crescer.", Aurélio Campilho (C-BER)

Asneira Livre

"Ser do INESC TEC é: ter um boletim que nos permite dizer asneiras de forma livre!", Bruno Vieira (CEGI)

Galeria do Insólito

Levar o troféu do Torneio de Futebol do INESC TEC para a defesa da tese de doutoramento é do caneco!

Ecografia

BIP tira Raio X a colaboradores do INESC TEC...

Novos Doutorados

Venha conhecer os novos doutorados do INESC TEC...

Cadê Você?

O INESC TEC lança todos os meses no mercado pessoas altamente qualificadas...

Jobs 4 the Boys & Girls

Referência a anúncios publicados pelo INESC TEC, oferecendo bolsas, contratos de trabalho e outras oportunidades do mesmo género...

Biptoon

Mais cenas de como bamos indo porreiros...

Subscrever o BIP
 

Artigo do INESC TEC recebe prémio em conferência sobre Linguagens

O trabalho "Multiscale parameter tuning of a semantic relatedness algorithm", da autoria dos investigadores do Centro de Investigação em Sistemas Computacionais Avançados (CRACS) do INESC TEC, José Paulo Leal e Teresa Costa, recebeu o prémio de melhor artigo durante a conferência SLATE'14 - Symposium on Languages, Applications and Technologies, que decorreu em 19 e 20 de julho em Bragança.

O artigo insere-se numa linha de investigação que tem por objetivo estimar o grau de relacionamentos entre conceitos a partir da informação disponível em grafos semânticos. “Como tal, foi previamente definida uma família de medidas semânticas ajustável a diferentes grafos mediante um conjunto de parâmetros. Este trabalho propõe uma nova forma de definir esses parâmetros com o objetivo de otimizar a qualidade da medida semântica”, explica José Paulo Leal. “Os resultados obtidos durante a validação com a WordNet 2.0 são bastante promissores, já que são melhores que os existentes na literatura para as mesmas condições de experimentação”, revela o investigador.

Este trabalho abre, assim, portas à extensão desta abordagem a grafos semânticos de grandes dimensões, como a DBPedia, que expõe os dados estruturados da Wikipedia, ou o Freebase, o grafo semântico disponibilizado pela Google. O artigo será agora compilado na revista Computer Science and Information Systems.

O SLATE’14 é um simpósio internacional que reúne investigadores na área das linguagens de programação.

Os investigadores com ligação ao INESC TEC referidos nesta notícia têm vínculo às seguintes entidades parceiras: INESC Porto e FCUP.