Offside
Corporate

Um olhar sobre nós na voz dos nossos parceiros - Testemunho da Medlog, pela voz de Paulo Pires

Fora de Série

"(...) as distintas competências que o HASLab e os restantes membros do INESC TEC possuem constituem, e prometem constituir, uma interessante e produtiva sinergia." (Alexandre Madeira, HasLab)

A Vós a Razão

"E esta procurará ser a nossa contribuição para navegar no arquipélago multifacetado de um jardim de pedras bem sólidas, mas que se movem para colaborar, cooperar, enfim, crescer.", Aurélio Campilho (C-BER)

Asneira Livre

"Ser do INESC TEC é: ter um boletim que nos permite dizer asneiras de forma livre!", Bruno Vieira (CEGI)

Galeria do Insólito

Levar o troféu do Torneio de Futebol do INESC TEC para a defesa da tese de doutoramento é do caneco!

Ecografia

BIP tira Raio X a colaboradores do INESC TEC...

Novos Doutorados

Venha conhecer os novos doutorados do INESC TEC...

Cadê Você?

O INESC TEC lança todos os meses no mercado pessoas altamente qualificadas...

Jobs 4 the Boys & Girls

Referência a anúncios publicados pelo INESC TEC, oferecendo bolsas, contratos de trabalho e outras oportunidades do mesmo género...

Biptoon

Mais cenas de como bamos indo porreiros...

Subscrever o BIP
 

Artigo INESC TEC sobre nova linguagem de programação recebe prémio

Os investigadores do Centro de Investigação em Sistemas Computacionais Avançados (CRACS) do INESC TEC, Flávio Cruz e Ricardo Rocha, foram premiados com um best paper award pelo artigo "A Linear Logic Programming Language for Concurrent Programming over Graph Structures".

O artigo descreve a conceção de uma nova linguagem de programação chamada LM (Linear Meld) que permite programar algoritmos com base em grafos de forma declarativa. A linguagem baseia-se em lógica linear, um sistema lógico expressivo onde factos lógicos podem não apenas ser derivados mas também consumidos. Uma vez que a LM integra lógica clássica e linear, tem tendência para ser mais expressiva do que outras linguagens de programação lógica. Os programas LM são naturalmente concorrentes uma vez que os factos são divididos pelos diferentes nós do grafo. Este trabalho apresenta a sintaxe e semântica operacional da linguagem e ilustra a sua utilização com alguns exemplos.

O trabalho, que tem ainda como co-autores os investigadores Seth Copen Goldstein e Frank Pfenning, da Carnegie Mellon University, foi distinguido na conferência “30th International Conference on Logic Programming” (ICLP 2014), que decorreu entre 19 e 22 de julho, em Viena, Áustria. A ICLP é a conferência mais importante da área de Programação em Lógica.

Flávio Cruz é aluno de doutoramento de grau dual do programa MAP-i, no âmbito do Programa Carnegie Mellon Portugal.

Os investigadores com ligação ao INESC TEC referidos nesta notícia têm vínculo à seguinte entidade parceira: FCUP.