Offside
Corporate

Um olhar sobre nós na voz dos nossos parceiros - Testemunho da Creativesystems, pela voz de Pedro França

Fora de Série

"A integração de unidades com competências diversificadas no INESC TEC também é um fator de promoção de colaborações frutíferas que, de outro modo, seriam mais difíceis de concretizar." Rita Ribeiro (LIAAD).

A Vós a Razão

"INESC TEC is a family where I found cooperation is the key to everything.", Dewan Fayzur (CPES)

Asneira Livre

"Irei continuar a seguir de perto o percurso do INESC TEC e a celebrar muitos sucessos que vêm por aí. Parte de mim será sempre inesquiana!", Joana Ferreira (SCOM)

Galeria do Insólito

Investigador do INESC TEC faz rali no circuito Montes Burgos/ Amial. Quem será o piloto-investigador?

Ecografia

BIP tira Raio X a colaboradores do INESC TEC...

Novos Doutorados

Venha conhecer os novos doutorados do INESC TEC...

Cadê Você?

O INESC TEC lança todos os meses no mercado pessoas altamente qualificadas...

Jobs 4 the Boys & Girls

Referência a anúncios publicados pelo INESC TEC, oferecendo bolsas, contratos de trabalho e outras oportunidades do mesmo género...

Biptoon

Mais cenas de como bamos indo porreiros...

Subscrever o BIP
 

INESC TEC otimiza transporte de produtos alimentares

O Centro de Engenharia e Gestão Industrial (CEGI) do INESC TEC está a desenvolver o projeto FRESHPACK, de otimização dos Ship-Pack (unidade de transporte entre os armazéns e as lojas) para os produtos do Pelouro dos Frescos na Sonae MC, retalhista alimentar do Grupo Sonae.

O projeto tem como objetivo questionar os Ship-Pack atuais com uma análise transversal do impacto da definição destas quantidades em toda a cadeia de abastecimento - desde a receção de mercadoria nos entrepostos até à reposição na prateleira da loja.

Com a nova metodologia a desenvolver será possível identificar os ganhos potenciais em diversos indicadores como a quebra, a rotação e o número de encomendas processadas. Os investigadores do CEGI vão também desenvolver um modelo de otimização para ajudar a definir os Ship-Pack e analisar as implicações de um valor distinto por insígnia.

O impacto da nova metodologia será avaliada por intermédio de um piloto com um subconjunto de produtos. O projeto conta com a participação dos investigadores do CEGI Bernardo Almada-Lobo, Pedro Amorim, Luís Guimarães, Hugo Simões e Manuel Pina Marques.

Os investigadores com ligação ao INESC TEC referidos nesta notícia têm vínculo às seguintes entidades parceiras: INESC Porto e FEUP.

Créditos Foto: Wikimedia