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Um olhar sobre nós na voz dos nossos parceiros - Testemunho da AES Eletropaulo, pela voz de Marcos Rosa dos Santos.

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"Participar na criação de um grupo desde a raiz, interagir com pessoas inteligentes e competentes, participar em vários projetos pioneiros (...) tem sido a garantia de uma integração plena e uma experiência fantástica", Sérgio Tafula (C-BER)

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"Many INESC TEC units have different competences linked with these requirements, and as such we have the opportunity to create a framework to enhance fruitful collaborations in analytics", Luís Guimarães (CEGI)

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"No INESC TEC, tive a oportunidade de encontrar e conhecer pessoas de diversas nacionalidades, além de me sentir acolhido de todas as vezes que precisei de ajuda em diversas áreas do conhecimento." Mauro Sérgio Pinto (CPES)

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“Se as fontes de energia fóssil (carvão, petróleo, gás) se obtêm escavando o chão, será que as fontes renováveis se obtêm escavando o teto?”

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Vendas no retalho podem aumentar até 21%

INESC TEC Apoia creativesystems no desenvolvimento de tecnologia inovadora

O futuro do retalho passa pela utilização de tecnologia RFID (identificação por rádio frequência), para otimizar a gestão do ciclo do retalho. É com base nesta tecnologia que foi desenvolvida a plataforma ‘CreativeRetail’, que resulta, por um lado, numa melhor satisfação do cliente final e, por outro, num aumento das vendas entre 4 a 21% para as lojas ou cadeias de lojas. O CreativeRetail foi desenvolvido pela Creativesystems com o apoio do INESC TEC (INESC Tecnologia e Ciência).

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Projeto CreativeRetail envolveu diversas áreas de trabalho

O CreativeRetail é um produto inovador para gestão e controlo de stocks no retalho, que parte da utilização de novas tecnologias e de novos paradigmas da computação em ambientes inteligentes para oferecer a máxima visibilidade dos produtos em toda a cadeia de abastecimento e, ao mesmo tempo, estimular a interação com o cliente.

A participação do INESC TEC no projeto envolveu duas grandes áreas de trabalho - o desenvolvimento de sistemas de recomendação e a análise da gestão de desempenho - e as suas maiores vantagens são: o aumento do controlo dos produtos rececionados, a redução do tempo de contagem de stock, a maior visibilidade da localização dos produtos na loja, uma reposição rápida e eficaz, a redução das situações de out-of-stock, a disponibilidade dos funcionários para maior atenção ao cliente e a melhoria da taxa de conversão.

No que diz respeito ao desenvolvimento de sistemas de recomendação, de referir que ao serem desenvolvidos com base em dados recolhidos com tecnologia RFID, os modelos capturam padrões no comportamento dos clientes dentro da loja, o que permite fazer recomendações de produtos adequados ao seu comportamento durante a visita e, por sua vez, melhorar a experiência de compra do consumidor. Isto representa uma melhoria significativa em relação aos sistemas de recomendação usados tradicionalmente no comércio, que são baseados somente nos produtos comprados pelo cliente, ignorando assim o processo que levou a essa escolha.

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Por sua vez, a análise da gestão de desempenho está mais relacionada com a definição e especificação de indicadores chave de desempenho multidimensionais, que sejam customizados à estratégia da organização e capazes de estimular a gestão proactiva da rede de fornecimento.

“Ao maximizar a visibilidade dos produtos (ao nível do item) em toda a cadeia de fornecimento (produção, logística e loja), o CreativeRetail aporta ao retalho importantes ganhos de eficiência. Através de uma reposição rápida, correta e simples, permite disponibilizar mais rapidamente os produtos nas prateleiras da loja, minimizando-se os erros humanos e otimizando-se custos. Adicionalmente, esta solução estimula uma maior interação com o cliente, um atendimento mais rápido e um maior índice de satisfação do cliente”, explica Rui Rebelo, responsável do projeto por parte do INESC TEC, que contou também com a participação de mais sete investigadores do Centro de Engenharia de Sistemas Empresariais (CESE), Ana Isabel Marques, Carlos Soares, Américo Azevedo, António Almeida, Filipe Ferreira, Filipa Ramalho e Álvaro Caldas.

 

Plataforma destina-se ao setor da moda

A plataforma, direcionada ao retalho de moda - vestuário e calçado - tem flexibilidade para poder servir pequenas ou grandes organizações e oferece um melhor controlo do processo que leva os produtos e artigos da fábrica ao cliente final, passando pelo centro de distribuição.

De acordo com Pedro França, diretor de inovação da Creativesystems, “através do uso desta solução inovadora, o retalhista assegura uma gestão mais direta e transparente de toda a cadeia de fornecimento, passando a tomar decisões baseadas em dados mais fiáveis e em tempo real”.

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O projeto, desenvolvido em dois anos, conta com um investimento na ordem do meio milhão de euros, financiado pelo QREN (Quadro Comunitário de Apoio), no âmbito do programa operacional do Norte (ON2).

Os investigadores com ligação ao INESC TEC referidos nesta notícia têm vínculo às seguintes entidades parceiras: FEUP e INESC Porto.


Créditos fotos:

- Foto 2 - Creative Systems

- Foto 4 - HiperSuper