Offside
Corporate

Um olhar sobre nós na voz dos nossos parceiros - Testemunho da EEM-Empresa de Electricidade da Madeira, SA, pela voz de Agostinho Figueira.

Fora de Série

"O acentuado crescimento do grupo em termos de projetos (...) leva a que os investigadores do centro de robótica estejam atualmente sujeitos a uma sobrecarga (...). Assim, penso que todos os que estão no conselho de unidade do centro de robótica têm sido 'fora de série'", José Miguel Almeida (CROB).

A Vós a Razão

"INESC TEC with its close positioning to decision makers and the complementarity of its researchers in Operations Management is in a privileged position to excel in this field!", Pedro Amorim (CEGI)

Asneira Livre

"Lembrem-se do vosso “eu” de 18 anos. Não era mesmo isso que procuravam quando decidiram ser Engenheiros?" Pedro Costa (C-BER)

Galeria do Insólito

Está a terminar mais um inverno de frio, vento e chuva na cidade do Porto. Mas, no INESC TEC, parece que há quem seja imune às temperaturas negativas…

Ecografia

BIP tira Raio X a colaboradores do INESC TEC...

Novos Doutorados

Venha conhecer os novos doutorados do INESC TEC...

Cadê Você?

O INESC TEC lança todos os meses no mercado pessoas altamente qualificadas...

Jobs 4 the Boys & Girls

Referência a anúncios publicados pelo INESC TEC, oferecendo bolsas, contratos de trabalho e outras oportunidades do mesmo género...

BIP Vintage

Esta secção recupera os momentos mais marcantes da história do INESC TEC que, seja pelo seu carácter prestigiante ou insólito, foram noticiados nos 15 anos de vida do BIP. O objetivo é assinalar o aniversário do nosso boletim.

Biptoon

Mais cenas de como bamos indo porreiros...

Subscrever o BIP
 

O CHARME DISCRETO DO FUNDO DO MAR

A atividade inteligente das instituições regenera-se em permanência num compromisso entre a urgência de imagem e a necessidade de trabalhar em sossego.

A consciência da necessidade de ganhar credibilidade, influenciar decisões, adquirir estatuto coloca as organizações (e as pessoas dirigentes) em permanente vertigem de ânsia de comunicação.

Comunicar deixou de ser transmitir algo: passou a ser sinónimo de aparecer.

Porém, há inegáveis virtudes no trabalho discreto e persistente da formiga. Atravessando epifenómenos, é este labor que constrói, cava alicerces, ergue coisa sólida sobre as fundações.

Vêm estas reflexões a propósito da iniciativa TEC4SEA do INESC TEC. Chamamos a atenção para ela, porque se mantém não mediática: no ano dos 30 anos, podemos prometer que o INESC TEC vai assinalar um passo importante de Portugal a caminho da nova Índia que é a Atlântida.

A extensão da plataforma continental confere a Portugal uma soberania sobre 4 milhões de quilómetros quadrados de fundo oceânico. Metade do tamanho do Brasil. E o INESC TEC vai lá estar.

A iniciativa TEC4SEA, com passo firme, discreta o suficiente mas nem por isso irresoluta, visa dotar Portugal do domínio de tecnologias que permitam explorar, ocupar e operar no fundo oceânico.

Já não é apenas o achamento à superfície dos navegantes: mas há um novo Bojador, um novo Adamastor à nossa espreita e um novo Mostrengo que sai do abismo. Que são de palha, como os antigos, já sabemos – mas de que matéria se constitui o coração do homem e que vontade agora o ata ao leme?

Créditos Foto: Flickr (autoria de Yoann Jézéquel)