Offside
Corporate

Um olhar sobre nós na voz dos nossos parceiros - Testemunho da Ambifood, pela voz de Artur Melo e Castro.

Fora de Série

"No INESC TEC, e no CTM em particular, é-nos dada a oportunidade de entrar de novo 'na idade dos porquês', onde quem responde às questões somos nós com ajuda do enorme know-how mantido pela equipa do CTM.", Filipe Ribeiro (CTM)

A Vós a Razão

"(...) ao posicionarmo-nos nas fronteiras de várias disciplinas, assumimos um constante questionamento dos seus métodos e princípios fundamentais, que tantas vezes são esquecidos na ciência, na arte e na vida.", Gilberto Bernardes (CTM).

Asneira Livre

"Num outro dia, ouvi sobre 'o puto que estava doente e levou uma pica no rabo' com uma naturalidade que me causou espanto, pois todas as palavras desta frase, no Brasil, são comprometedoras.", Solange Mazzaroto (CESE)

Galeria do Insólito

Se é um leitor atento do Insólito, certamente a foto acima despertou-lhe curiosidade. Se é daqueles que só abre o BIP quando ultrapassa o número de artigos grátis do Público online, deve estar inquieto com a foto. Calma, o BIP explica.

Ecografia

BIP tira Raio X a colaboradores do INESC TEC...

Novos Doutorados

Venha conhecer os novos doutorados do INESC TEC...

Cadê Você?

O INESC TEC lança todos os meses no mercado pessoas altamente qualificadas...

Jobs 4 the Boys & Girls

Referência a anúncios publicados pelo INESC TEC, oferecendo bolsas, contratos de trabalho e outras oportunidades do mesmo género...

BIP Vintage

Esta secção recupera os momentos mais marcantes da história do INESC TEC que, seja pelo seu carácter prestigiante ou insólito, foram noticiados nos 15 anos de vida do BIP. O objetivo é assinalar o aniversário do nosso boletim.

Biptoon

Mais cenas de como bamos indo porreiros...

Subscrever o BIP
 

INESC TEC apresenta resultados intermédios do projeto Senseiver

O INESC TEC acolheu, nos dias 26 e 27 de fevereiro, um workshop no âmbito do projeto SENSEIVER, com o objetivo de apresentar alguns dos resultados concretos já conseguidos pelos parceiros. O SENSEIVER é um projeto europeu, e ficará concluído em outubro de 2015, com a conferência final do projeto em Novi Sad, na Sérvia.

Intitulado “SENSEIVER - Low-cost and energy-efficient LTCC sensor/IR-UWB transceiver solutions for sustainable healthy environment”, este projeto, que arrancou em 2012, prevê a utilização de uma rede de sensores sem fios para monitorização ambiental, mais concretamente num lago em Cracóvia, na Polónia, onde é feita captação de água para distribuição na rede pública. Para monitorizar a qualidade da água, os investigadores envolvidos estão a utilizar sensores e uma rede sem fios para a transmissão de dados.

Foto 1   Foto 2

 “A ideia é ter sensores distribuídos ao longo de toda a extensão do lago e depois fazer a captação de parâmetros na central para que possam ser analisados”, explica Hélio Mendonça (Centro de Robótica e Sistemas Inteligentes, CROB), que lidera o projeto no INESC TEC em conjunto com Vítor Grade Tavares (Centro de Telecomunicações e Multimédia, CTM). Neste projeto, o INESC TEC está envolvido na componente da rede de comunicações sem fios, mais especificamente em transmissores-recetores altamente eficientes.

Este projeto decorre no âmbito das Initial Training Networks – ITN (Redes de Formação Inicial) das “Marie Curie Actions” do 7º Programa-Quadro da Comissão Europeia. Trata-se de um projeto “diferente na medida em que o seu grande objetivo é formar investigadores, ensinando-lhes como funciona o processo de investigação e toda a metodologia rigorosa associada, e não simplesmente encontrar uma solução para um problema”, explica Vítor Grade Tavares.

Hélio Mendonça   Vítor Grade Tavares

O Senseiver pretende, portanto, proporcionar um ambiente de excelência onde jovens investigadores podem desenvolver competências nestas áreas. A equipa de INESC TEC conta ainda com Bial Hussain e com Iman Kianpour, ambos investigadores do CTM, que estão a completar o seu doutoramento no âmbito do SENSEIVER. “Este projeto tem uma componente de mobilidade muito importante, e em breve iremos receber três outros investigadores que trabalharão também na componente de recetores-transmissores”, acrescenta  Vítor Grade Tavares.

O workshop contou com a presença de representantes dos diversos parceiros envolvidos, que apresentaram resultados desde o desenvolvimento de sensores até ao design RF de transmissão e receção de dados. “Parte deste trabalho está já implementado na Polónia. De momento está a ser terminada a componente do recetor-transmissor de curta distância”, adianta.

Foto 3   Foto 4

Ainda no âmbito deste workshop decorreu a Reunião do Supervisory Board do projeto, que incluiu uma sessão lecionada por João Canas Ferreira do CTM e da FEUP dedicada à descrição e desenho de circuitos integrados (ICs) digitais; e duas comunicações, uma sobre licenciamento de tecnologia e uma outra sobre aspetos relacionados com o desenho de ICs para RF, ministradas, respetivamente, por Catarina Maia, do Serviço de Apoio ao Licenciamento (SAL) do INESC TEC e por João Vaz do Instituto Superior Técnico / IT – Lisboa.

Para além do INESC TEC, o projeto envolve os seguintes parceiros académicos e de investigação: University of Novi Sad e North Point Ltd (ambos da Sérvia), Vienna University of Technology (Áustria), Technical University of Iasi (Roménia), Institute of Electron Technology (Polónia) e TES Electronic Solutions GMBH (Alemanha); e ainda os parceiros associados Ministry of Science and Technological Development (Sérvia), Foundation for promoting advanced research “New Wave Science Mates” (Roménia) e Municipal Waterworks and Sewer Enterprise in Kraków Joint Stock Company (Polónia). 

Os investigadores com ligação ao INESC TEC referidos nesta notícia têm vínculo à seguinte entidade parceira: FEUP.