Offside
Corporate

Um olhar sobre nós na voz dos nossos parceiros - Testemunho da BAE Systems, pela voz de Henry White.

Fora de Série

"Julgo que a integração no INESC TEC trouxe como principal vantagem para o LIAAD a abertura a um conjunto muito mais vasto de possibilidades de intervenção na sociedade." Luís Torgo (LIAAD)

A Vós a Razão

"É verdade que não é Natal, mas são os 30 Anos do INESC TEC, e acredito que com estas mudanças, a performance da nossa instituição será ainda maior!", Ana Rita Tedim (CESE)

Asneira Livre

"A minha integração numa excelente equipa, pautada pela excelência e pelo rigor, constituída por Geeks mas que, na verdade, são uns génios com um “G” grande." Paula Rodrigues (HASLab)

Galeria do Insólito

Mais uma vez foi na lista de aquisição de material do INESC TEC que nos deparámos com o insólito...

Ecografia

BIP tira Raio X a colaboradores do INESC TEC...

Novos Doutorados

Venha conhecer os novos doutorados do INESC TEC...

Cadê Você?

O INESC TEC lança todos os meses no mercado pessoas altamente qualificadas...

Jobs 4 the Boys & Girls

Referência a anúncios publicados pelo INESC TEC, oferecendo bolsas, contratos de trabalho e outras oportunidades do mesmo género...

BIP Vintage

Esta secção recupera os momentos mais marcantes da história do INESC TEC que, seja pelo seu carácter prestigiante ou insólito, foram noticiados nos 15 anos de vida do BIP. O objetivo é assinalar o aniversário do nosso boletim.

Biptoon

Mais cenas de como bamos indo porreiros...

Subscrever o BIP
 

INESC TEC cria jogo baseado em tags para facilitar acesso a grandes arquivos de vídeo

TAG4VD é o nome do jogo criado pelo Centro de Telecomunicações e Multimédia (CTM) do INESC TEC e pelo Instituto Superior de Engenharia do Porto (ISEP) para facilitar a gestão de arquivos de vídeo de grande dimensão e o acesso aos seus conteúdos. Este sistema colaborativo de anotação, baseado em tecnologias web e HTML5, vai beneficiar profissionais ligados, por exemplo, à produção de conteúdos, estações televisivas, museus, entre outros, reduzindo os custos financeiros e recursos humanos normalmente necessários à gestão deste tipo de arquivo.

“Uma anotação é uma forma de descrever um documento, com o objetivo de facilitar a compreensão e interpretação do seu conteúdo e assim facilitar o acesso e reutilização. Atualmente, o que é feito, por exemplo nas estações televisivas, são anotações de forma manual, por pessoal especializado. A esta tarefa estão normalmente associados tempos significativos, o que tem evidentemente implicações em termos financeiros e faz com que existam centenas de milhares de horas cujo conteúdo é desconhecido. Foi para colmatar estes problemas que criámos um processo alternativo, que esperamos que contribua para a disponibilização e rentabilização de arquivos de vídeo de grande dimensão e com interesse económico e social”, refere Paula Viana, investigadora do CTM e professora no ISEP que, juntamente com José Pedro Pinto, também do CTM, desenvolveu o protótipo.

Este sistema utiliza processos colaborativos baseados em conceitos de crowdsourcing, comunidades e jogos com o objetivo de recolher metadados que permitem descrever conteúdos de vídeo.

“Ao associar as descrições a timecodes do vídeo, o sistema contribui para melhorar o processo de pesquisa e acesso aos conteúdos. O sistema implementa algoritmos de validação das tags introduzidas de forma a garantir a fiabilidade das anotações sem intervenção humana e mecanismos de motivação dos jogadores associados ao sucesso/qualidade das suas contribuições”, exemplifica a investigadora.

Os conceitos de gamificação, isto é, utilização de mecanismos de jogos na solução de problemas práticos, da tarefa de anotação, incluem: a definição de diferentes níveis de dificuldade do jogo, a atribuição de pontuação de acordo com o grau de concordância entre jogadores, a atribuição de troféus ao atingir metas pré-fixadas, entre outros.

Este projeto - "NORTE-07-0124-FEDER-000061" - é financiado pelo Programa Operacional Regional do Norte ("ON.2 - O Novo Norte"), do Quadro de Referência Estratégico Nacional (QREN), através do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER), e ainda por Fundos Nacionais através da Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT).

Os investigadores com ligação ao INESC TEC referidos nesta notícia têm vínculo às seguinte entidades parceiras: INESC Porto e IPP-ISEP.