Offside
30 Anos à Conversa

No ano do trigésimo aniversário do INESC TEC, o BIP foi em busca de histórias da casa, contadas por gente da casa.

Corporate

Um olhar sobre nós na voz dos nossos parceiros - Testemunho da Antipoda Lda, pela voz de Paulo Azevedo.

Fora de Série

"Não só o ambiente de trabalho no HASLab é fantástico, como me proporcionou todas as condições para desenvolver o trabalho de investigação (...) Uma das características mais importantes do HASLab é possuir um conjunto de investigadores que procura constantemente elevar a fasquia da investigação em Portugal." Francisco Maia e João Paulo (HASLab)

A Vós a Razão

"No INESC no Porto soubemos desde muito cedo procurar as oportunidades que se abriam. As indústrias tradicionais portuguesas (...) tiveram que procurar novos nichos para os quais precisaram de novas tecnologias que podíamos ajudar a desenvolver", Artur Pimenta Alves (Direção INESC TEC).

Asneira Livre

"Estando eu de costas para a porta (...) viro-me de repente e enquanto o faço atiro em alta voz: 'José, não me chateies!'. E fiquei estupefacto num primeiro momento, em pânico no segundo. A um metro de mim estava, não o estagiário, mas sim outro José, também Tribolet, José Tribolet diretor do INESC", José Luís Santos (CAP).

Galeria do Insólito

E entretanto no 3º andar em vez de se arrancarem cabelos, colocam-se cartazes estranhos à porta...

Ecografia

BIP tira Raio X a colaboradores do INESC TEC...

Novos Doutorados

Venha conhecer os novos doutorados do INESC TEC...

Cadê Você?

O INESC TEC lança todos os meses no mercado pessoas altamente qualificadas...

Jobs 4 the Boys & Girls

Referência a anúncios publicados pelo INESC TEC, oferecendo bolsas, contratos de trabalho e outras oportunidades do mesmo género.

Biptoon

Mais cenas de como bamos indo porreiros...

Subscrever o BIP
 

Cadê Você?

O INESC TEC lança todos os meses no mercado pessoas altamente qualificadas. Muitas vezes, essas pessoas vão ocupar lugares de destaque nas melhores empresas nacionais e internacionais ou optam por formar spin-offs. Como a melhor forma de transferir tecnologia é transferir pessoas, nesta secção a voz é dada aos colaboradores que se formaram no INESC TEC e agora brilham noutras empresas e instituições.

Jorge Alves, EDP Distribuição, Operador de Rede AT

  • Ano em que entrou e saiu do INESC TEC: 2010 -2013
  • Centro(s) do INESC TEC com que colaborou: CPES
  • Título(s) do(s) projeto(s) em que participou: DOPF – “Distribution Optimal Power Flow”

Testemunho relativo a sua experiência desde a sua saída do INESC TEC

O trabalho e as funções que desempenho atualmente estão diretamente ligadas à área na qual trabalhei durante o meu período no INESC TEC, agora trabalho do outro lado da barricada. Enquanto estive no INESC TEC desempenhei funções de programação de ferramentas de condução de redes elétricas de distribuição, a serem incorporadas em sistemas SCADA. Bem, agora sou utilizador de um sistema SCADA para realizar a minha função de operador de rede de distribuição.

Assim, o trabalho que desenvolvi enquanto colaborador do INESC TEC está diretamente ligado ao trabalho que desempenho atualmente, e permite-me ter a visão do que está por trás das ferramentas que utilizamos diariamente.

Na sua opinião como é que a sua experiência no INESC TEC ajudou no novo papel?

No INESC TEC foi onde cresci pessoal e profissionalmente, após o fim do curso. Na minha opinião, todo o ambiente informal, mas exigente, permite a um recém-formado a integração no mercado de trabalho. No INESC TEC existe o melhor de dois mundos, pois permite tanto o contacto com empresas, que exige dos investigadores uma orientação para o cliente e para os resultados; e por outro lado permite também o contacto com o meio académico. No INESC TEC fui posto à prova tanto a nível profissional como pessoal e isso ajudou-me a crescer.

Na sua opinião, o INESC TEC mudou em quais aspectos desde a sua saída?

Não estou muito familiarizado com as alterações internas do INESC TEC, mas do que vou acompanhando penso que a estrutura do INESC TEC ficou ainda mais flexível facilitando a colaboração inter-unidades de investigação. Também acolheu novos grupos de investigação o que aumenta a diversidade de áreas do conhecimento e internacionalizou-se para o Brasil.

Continua o caminho de sucesso que já vinha a percorrer. É, sem dúvida alguma, uma instituição referência, não só no panorama da investigação a nível nacional e internacional, mas também ao nível da indústria, sendo cada vez mais reconhecido. É, por exemplo, um importante parceiro da EDP Distribuição, e é com enorme orgulho que noto a quantidade de referências internas que encontro a projetos desenvolvidos em parceria com o INESC TEC.