Offside
30 Anos à Conversa

No ano do trigésimo aniversário do INESC TEC, o BIP foi em busca de histórias da casa, contadas por gente da casa.

Corporate

Um olhar sobre nós na voz dos nossos parceiros - Testemunho da Antipoda Lda, pela voz de Paulo Azevedo.

Fora de Série

"Não só o ambiente de trabalho no HASLab é fantástico, como me proporcionou todas as condições para desenvolver o trabalho de investigação (...) Uma das características mais importantes do HASLab é possuir um conjunto de investigadores que procura constantemente elevar a fasquia da investigação em Portugal." Francisco Maia e João Paulo (HASLab)

A Vós a Razão

"No INESC no Porto soubemos desde muito cedo procurar as oportunidades que se abriam. As indústrias tradicionais portuguesas (...) tiveram que procurar novos nichos para os quais precisaram de novas tecnologias que podíamos ajudar a desenvolver", Artur Pimenta Alves (Direção INESC TEC).

Asneira Livre

"Estando eu de costas para a porta (...) viro-me de repente e enquanto o faço atiro em alta voz: 'José, não me chateies!'. E fiquei estupefacto num primeiro momento, em pânico no segundo. A um metro de mim estava, não o estagiário, mas sim outro José, também Tribolet, José Tribolet diretor do INESC", José Luís Santos (CAP).

Galeria do Insólito

E entretanto no 3º andar em vez de se arrancarem cabelos, colocam-se cartazes estranhos à porta...

Ecografia

BIP tira Raio X a colaboradores do INESC TEC...

Novos Doutorados

Venha conhecer os novos doutorados do INESC TEC...

Cadê Você?

O INESC TEC lança todos os meses no mercado pessoas altamente qualificadas...

Jobs 4 the Boys & Girls

Referência a anúncios publicados pelo INESC TEC, oferecendo bolsas, contratos de trabalho e outras oportunidades do mesmo género.

Biptoon

Mais cenas de como bamos indo porreiros...

Subscrever o BIP
 

Tecnologia do INESC TEC permite assistir a concertos em 3D e escolher perspetiva mais interessante

O protótipo “Personalized Multiview Environment”, desenvolvido no Centro de Telecomunicações e Multimédia (CTM) do INESC TEC, em conjunto com a FEUP, no âmbito da linha de investigação Media, Arts & Technologies (MAT), permite experiências imersivas personalizadas apresentando ao utilizador conteúdos 3D de acordo com as suas preferências, indicadas pela área da imagem que o seu olhar foca em cada instante. Este pode ser usado em áreas como a música, a educação, a saúde ou o turismo.

Esta solução pretende, sobretudo, aumentar a qualidade de experiência dos utilizadores quando estão a consumir um conteúdo audiovisual, dando-lhes uma sensação de envolvência personalizada e assim aproximar a experiência do telespectador àquela do espectador “in loco”.

O “Personalized Multiview Environment” recorre à captação e codificação de vídeo multivista, na qual são utilizadas múltiplas câmaras de vídeo 3D posicionadas em arco ao longo da cena, de forma a captarem múltiplas perspetivas da mesma.

“O protótipo vai oferecer ao utilizador uma sensação mais realística de imersão na cena, de acordo com os seus interesses e de uma forma que lhe é transparente, fornecendo em cada instante a melhor qualidade possível com soluções cost-effective”, explica Maria Teresa Andrade, investigadora responsável por este projeto, juntamente com Tiago Costa.

A tecnologia atual “Personalized Multiview Environment” utiliza uma webcam montada no recetor, que filma o espectador, e um módulo de processamento que consegue seguir os movimentos da sua cabeça e assim perceber qual a área da imagem que prendeu a sua atenção em cada instante, enviando essa informação para o servidor.

“É como se estivesse presente no próprio local do concerto e se virasse para a sua direita ou esquerda para melhor apreciar a guitarra, o baixo ou o pianista”, refere a investigadora do INESC TEC.

Num futuro, prevê-se a utilização de um motor de inferência baseado em técnicas probabilísticas, pelas quais o servidor conseguirá prever os movimentos da cabeça do utilizador (com base em registos passados), enviando atempadamente para o cliente a perspetiva da cena com maior probabilidade de ser a desejada pelo telespectador.

Este projeto - "NORTE-07-0124-FEDER-000061" - é financiado pelo Programa Operacional Regional do Norte ("ON.2 - O Novo Norte"), do Quadro de Referência Estratégico Nacional (QREN), através do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER), e ainda por Fundos Nacionais através da Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT). Este protótipo foi também desenvolvido com fundos do projeto QREN-CNG (Conteúdos de Nova Geração) no qual a FEUP também é parceira.

 

Os investigadores com ligação ao INESC TEC referidos nesta notícia têm vínculo às seguintes entidades parceiras: UP-FEUP e INESC TEC.