Offside
30 Anos à Conversa

No ano do trigésimo aniversário do INESC TEC, o BIP foi em busca de histórias da casa, contadas por gente da casa.

Corporate

Um olhar sobre nós na voz dos nossos parceiros - Testemunho do CGI, pela voz de Luís Barruncho.

Fora de Série

"... Quero agradecer a nomeação do Conselho de Administração que se traduz no reconhecimento público de um trabalho que muitas vezes passa despercebido", Vanda Ferreira (Controlo de Gestão)

A Vós a Razão

"A utilidade da investigação (fundamental e aplicada) para o desenvolvimento da economia parece-me inquestionável. (...) Colocar questões de investigação na agenda diária das empresas é ainda em muitos casos uma dificuldade.", Alexandra Marques (CESE)

Asneira Livre

"Now, Portuguese people, yes come here and listen to me well: I know that you know the basics so why do you have to drive me crazy?", Dario Messina (CESE)

Galeria do Insólito

"De facto, a sigla ECMLPKDD2015 é, em si, um problema de big data, razão pela qual a organização a quer manter em detrimento de um nome mais pomposo. Todavia, há conferências que preferiram a vertente do marketing na hora de escolher as siglas..."

Ecografia

BIP tira Raio X a colaboradores do INESC TEC...

Novos Doutorados

Venha conhecer os novos doutorados do INESC TEC...

Cadê Você?

O INESC TEC lança todos os meses no mercado pessoas altamente qualificadas...

Jobs 4 the Boys & Girls

Referência a anúncios publicados pelo INESC TEC, oferecendo bolsas, contratos de trabalho e outras oportunidades do mesmo género...

Biptoon

Mais cenas de como bamos indo porreiros...

Subscrever o BIP
 
 

Galeria do Insólito

ECMLPKDD2015

A meio do mês de setembro, as notícias deram conta da ocorrência de ventos fortes acompanhados de chuva intensa que puserem o norte do país em alerta vermelho. A juntar à intempérie, a cidade do Porto foi também alvo de uma tempestade de informáticos, provenientes de vários pontos do globo, que foram vistos a passear pela zona histórica. Se a chuva e o vento podem ser atribuídos ao anticiclone dos Açores (que nestas coisas é sempre o culpado), a tempestade de informáticos fica a dever-se a uma conferência sobre Machine Learning, organizada pelo INESC TEC.

Ao que o BIP apurou, a população acolheu bem os 600 participantes na conferência e, no final, os moradores da zona até já dominavam conceitos de machine learning e data mining. No entanto, a grande fonte de discórdia foi o nome da conferência: ECMLPKDD2015. Para dona Alzira, residente na Ribeira, o nome não é original. A moradora garantiu ao BIP que o seu gatinho Tareco, semanas antes, havia escrito o “ECMLPKDD2015” ao sentar-se no teclado de um portátil. Também o senhor Inácio, dono de um talho em Miragaia, afirma já ter visto antes o nome da conferência, “Posso mostrar-lhes que ‘ECMLPKDD2015’ foi a password que me enviaram para aceder ao portal das finanças”, declarou indignado.

De facto, a sigla ECMLPKDD2015 é, em si, um problema de big data, razão pela qual a organização a quer manter em detrimento de um nome mais pomposo. Todavia, há conferências que preferiram a vertente do marketing na hora de escolher as siglas. Por exemplo, a Darpa Active Networks Conference and Exposition (DANCE) ou o Cross-Layer Optimized Wireless Networks Symposium (CLOWNS) são dois eventos que não sofrem do mal das siglas imperceptíveis.