Offside
30 Anos à Conversa

No ano do trigésimo aniversário do INESC TEC, o BIP foi em busca de histórias da casa, contadas por gente da casa.

Corporate

Um olhar sobre nós na voz dos nossos parceiros - Testemunho do CGI, pela voz de Luís Barruncho.

Fora de Série

"... Quero agradecer a nomeação do Conselho de Administração que se traduz no reconhecimento público de um trabalho que muitas vezes passa despercebido", Vanda Ferreira (Controlo de Gestão)

A Vós a Razão

"A utilidade da investigação (fundamental e aplicada) para o desenvolvimento da economia parece-me inquestionável. (...) Colocar questões de investigação na agenda diária das empresas é ainda em muitos casos uma dificuldade.", Alexandra Marques (CESE)

Asneira Livre

"Now, Portuguese people, yes come here and listen to me well: I know that you know the basics so why do you have to drive me crazy?", Dario Messina (CESE)

Galeria do Insólito

"De facto, a sigla ECMLPKDD2015 é, em si, um problema de big data, razão pela qual a organização a quer manter em detrimento de um nome mais pomposo. Todavia, há conferências que preferiram a vertente do marketing na hora de escolher as siglas..."

Ecografia

BIP tira Raio X a colaboradores do INESC TEC...

Novos Doutorados

Venha conhecer os novos doutorados do INESC TEC...

Cadê Você?

O INESC TEC lança todos os meses no mercado pessoas altamente qualificadas...

Jobs 4 the Boys & Girls

Referência a anúncios publicados pelo INESC TEC, oferecendo bolsas, contratos de trabalho e outras oportunidades do mesmo género...

Biptoon

Mais cenas de como bamos indo porreiros...

Subscrever o BIP
 
 

INESC P&D Brasil em projeto com universidades chilenas

Arrancou no mês de julho o novo projeto do INESC P&D Brasil, intitulado Proyecto MedFasee BT Chile - Observatorio de la Dinámica del Sistema Chileno, desenvolvido com a Universidad Tecnológica Metropolitana do Chile (UTEM), a Universidad de Atacama (UDA) e a Universidad de Concepción (UdeC) no Chile.

O objetivo do MedFase é proporcionar a integração de ações de investigação e desenvolvimento com universidades chilenas por forma a implementar um protótipo de sistema de medição fasorial sincronizado de baixa tensão. Através da criação de um Observatório da Dinâmica dos Sistemas Elétricos da América do Sul, será possível monitorizar o desempenho da dinâmica do sistema elétrico chileno, permitindo que o sistema funcione de uma forma mais económica e fiável.

Além do sistema, estão a ser desenvolvidas metodologias e aplicações que permitirão levar a cabo, em tempo real, registos e análises de perturbações, estimar parâmetros de linhas de transmissão, identificar modos de oscilação eletromecânica e validar modelos de simulação. Este tipo de sistema está em desenvolvimento em diversos países e representa um dos pilares tecnológicos para uma ampla utilização dos conceitos de redes elétricas inteligentes.

Este projeto tem uma duração prevista de um ano e será desenvolvido no âmbito da Rede INESC Brasil, através da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e do seu Laboratório de Planejamento de Sistemas de Energia Elétrica (LabPlan). Este trabalho é o resultado direto do convénio de cooperação estabelecido entre as instituições brasileiras e chilenas com o propósito de ampliar a rede, permitindo tirar partido de sinergias nas diversas instituições que integram a Rede INESC Brasil.

Os membros do INESC P&D Brasil envolvidos neste projeto são Mauro Rosa, Alexandre Rocco, Diego Issicaba e Ildemar Decker.