Offside
30 Anos à Conversa

No ano do trigésimo aniversário do INESC TEC, o BIP foi em busca de histórias da casa, contadas por gente da casa.

Corporate

Um olhar sobre nós na voz dos nossos parceiros - Testemunho da ENERCON, pela voz de Nuno Miguel Taveira.

Fora de Série

"A notoriedade do projeto vem, por outro lado, comprovar que este triângulo de Inovação (Ciência e Inovação, Empresa Tomadora, Cliente), que nós INESC TEC temos vindo a defender, funciona!" Lino Oliveira (CSIG)

A Vós a Razão

"Prestes a celebrar um ano de entrada no INESC TEC foi com entusiasmo que aceitei o desafio de participar no “A Vós a Razão” mostrando um pouco mais “do que se faz” no serviço de Contabilidade e Finanças.", Inês Castro (CF)

Asneira Livre

"(...) eu, como brasileiro, sinto uma barreira invisível para desenvolver qualquer relação, seja de trabalho ou de amizade. Antes de mostrar que sou bom, preciso provar ser diferente desse conceito padrão e generalizado do que é Brasil e dos brasileiros." Nelson Knak, CPES

Galeria do Insólito

Decorria em amena cavaqueira o ISAP, conferência científica organizada pelo INESC TEC, quando o insólito aconteceu!

Ecografia

BIP tira Raio X a colaboradores do INESC TEC...

Novos Doutorados

Venha conhecer os novos doutorados do INESC TEC...

Cadê Você?

O INESC TEC lança todos os meses no mercado pessoas altamente qualificadas...

Jobs 4 the Boys & Girls

Referência a anúncios publicados pelo INESC TEC, oferecendo bolsas, contratos de trabalho e outras oportunidades do mesmo género...

Biptoon

Mais cenas de como bamos indo porreiros...

Subscrever o BIP
 

Cadê Você?

O INESC TEC lança todos os meses no mercado pessoas altamente qualificadas. Muitas vezes, essas pessoas vão ocupar lugares de destaque nas melhores empresas nacionais e internacionais ou optam por formar spin-offs. Como a melhor forma de transferir tecnologia é transferir pessoas, nesta secção a voz é dada aos colaboradores que se formaram no INESC TEC e agora brilham noutras empresas e instituições.

Manuel Au-Yong OliveIra, Universidade de Aveiro, Professor Auxiliar

  • Ano em que entrou e saiu do INESC TEC: 2010 - 2014
  • Centro(s) do INESC TEC com que colaborou: CITE
  • Título(s) do(s) projeto(s) em que participou: Spin-Up

Testemunho relativo a sua experiência desde a sua saída do INESC TEC

Deixei o INESC TEC em abril de 2014, após pouco mais de quatro anos de colaboração. Aprendi muito enquanto estive no INESC TEC, mais concretamente na UITT (atual CITE). O período coincidiu com o início (2010-2012) do meu doutoramento na FEUP, em área ligada à inovação, e sob orientação do Professor João José Pinto Ferreira (também do INESC TEC, UITT). Colaborei também na UITT com a Eng.ª Alexandra Xavier. Do INESC TEC guardo, em particular, a recordação de como nos dão oportunidades de desenvolvimento, no meu caso mais em relação ao projeto europeu Spin-Up, mas não só. No projeto Spin-Up viajei para diversos países, incluindo a Bélgica, Holanda e Finlândia, o que foi muito benéfico para o meu desenvolvimento pessoal e como investigador. Contactei no Spin-Up com entidades nacionais e estrangeiras.

Atualmente, na Universidade de Aveiro, onde fiquei colocado como professor auxiliar, após concurso internacional, terminado em maio de 2014, aplico os meus conhecimentos adquiridos no INESC TEC (no ensino e na investigação). Continuei a publicar com o Professor João José Pinto Ferreira, mesmo após sair do INESC TEC, em áreas ligadas à inovação e à linguagem BNML (Business Narrative Modelling Language), linguagem essa que desenvolvemos em conjunto. Na Universidade de Aveiro estou muito contente pela oportunidade de poder dar continuidade à minha atividade académica, agora e desde maio 2014 a tempo inteiro (sou docente regente de marketing, de gestão de marketing, e de estratégia e competitividade).

A Universidade de Aveiro, sendo uma universidade mais jovem, tem uma personalidade empreendedora com a qual me identifico muito. Na FEUP, enquanto docente convidado do MIETE (Mestrado em Inovação e Empreendedorismo Tecnológico), entre 2009 e 2014, estive muito ligado ao tema empreendedorismo e ao crescimento orgânico das organizações, tema que revejo na Universidade de Aveiro, em várias vertentes. Existe na  Universidade de Aveiro também muita proximidade entre professores e alunos, o que beneficia o ciclo de aprendizagem, nos dois sentidos. Co-organizei (também com o Professor João José Pinto Ferreira) recentemente (em junho de 2015), na Universidade de Aveiro, uma conferência internacional sobre gestão (IMC 2015) com 127 autores participantes com submissões aceites (artigos e participações multimédia), que foi de certo modo uma experiência empreeendedora que beneficiou da entreajuda de numerosos parceiros e patrocinadores. Como membro da Comissão Executiva do DEGEI ( Dep.º de Economia, Gestão, e Eng.ª Industrial da Universidade Aveiro) sou responsável por dar maior visibilidade à área científica da gestão na Universidade, tendo organizado também diversos seminários / workshops / concursos no departamento DEGEI (ligados à inovação em tecnologia e à responsabilidade social corporativa).

Na sua opinião como é que a sua experiência no INESC TEC ajudou no novo papel?

O projeto Europeu Spin-Up, dado o seu caráter internacional, ajudou-me a entender melhor diversos povos, mais concretamente os finlandeses e os holandeses, com quem tive maior contacto. A investigação realizada no projeto europeu Spin-Up ajudou a dar nova perspetiva sobre o papel do ensino superior na produção de empresas “university spin-off”.

Na sua opinião, o INESC TEC mudou em quais aspectos desde a sua saída?

O INESC TEC continua a crescer e assim a reunir cada vez mais competências diversificadas, o que é uma mais-valia. O INESC TEC reúne diversas culturas nacionais, e é exemplo vivo de que os diversos povos e religiões se podem dar bem e produzir em conjunto. Numa altura em que sa fala muito de migração de diversos países o modelo INESC TEC deveria ser divulgado como boa prática para um mundo futuro melhor.