Offside
30 Anos à Conversa

No ano do trigésimo aniversário do INESC TEC, o BIP foi em busca de histórias da casa, contadas por gente da casa.

Corporate

Um olhar sobre nós na voz dos nossos parceiros - Testemunho da ADIRA – Metal-Forming Solutions, SA, pela voz de Tiago Faro.

Fora de Série

"Fico embevecida por constatar que o trabalho que realizo não passa despercebido, o que me dá incentivo para continuar a vir trabalhar com um sorriso na cara e melhorar continuamente o meu desempenho." Joana Dumas (CRACS)

A Vós a Razão

"(...) as duas instituições que me acolhem (INESC TEC e Instituto Politécnico do Porto) comemoram 30 anos em simultâneo. Tem sido por isso um ano cheio de comemorações, reflexões, olhares para o passado e para o futuro." Paula Viana (CTM)

Asneira Livre

"Os humanos são muito bons a estereotipar, principalmente as profissões. Foi a visão do estereótipo da minha que decidi trazer-vos." José Ornelas (CSIG)

Galeria do Insólito

Recentemente, têm chegado à redação do BIP relatos que descrevem perigosos ataques de gaivotas no parque de estacionamento do INESC TEC...

Ecografia

BIP tira Raio X a colaboradores do INESC TEC...

Novos Doutorados

Venha conhecer os novos doutorados do INESC TEC.

Cadê Você?

O INESC TEC lança todos os meses no mercado pessoas altamente qualificadas...

Jobs 4 the Boys & Girls

Referência a anúncios publicados pelo INESC TEC, oferecendo bolsas, contratos de trabalho e outras oportunidades do mesmo género...

Biptoon

Mais cenas de como bamos indo porreiros...

Subscrever o BIP
 
 

Fora de Série

A Série dos fora de série

Num universo de mais de 800 colaboradores, são muitos os meses em que há mais de um colaborador com um desempenho “Fora de Série”. Prova disso mesmo é o facto de, em vários meses, recebermos mais do que um nomeado. Isto determinou uma mudança de política editorial: o BIP passou a destacar todos os nomeados em cada mês, sem opção de mérito (porque todos o têm muito!). Adicionalmente, tendo por base critérios de oportunidade noticiosa, é desenvolvida uma entrevista a um dos nomeados.

ESTE MÊS FALAMOS COM...Joana Dumas (CRACS)

1. A Joana começou a trabalhar no INESC TEC em 2008, enquanto Secretária estagiária da UESP (atual CESE). Como recorda essa fase inicial e que conselhos daria, com base na sua experiência, a uma secretária em início de carreira?

A experiência enquanto secretária da UESP foi muito enriquecedora. Na altura estava a terminar a licenciatura na mesma área e pude colocar em prática muito do que estava a aprender.
A Marta Oliveira foi uma ajuda preciosa pois ensinou-me os procedimentos do INESC TEC e apoiou-me sempre. Gostaria de lhe deixar aqui um beijinho apertadinho de agradecimento.
Não podia ter iniciado melhor a minha vida profissional. Foram seis meses muito importantes na medida em que deixaram uma porta entreaberta para o meu regresso (pelo CRACS) 8 meses depois.
Os melhores conselhos que posso dar a uma secretária em início de carreira é que não tenha medo de perguntar e que assuma sempre os seus erros e aprenda com eles.

2. Deixou o CESE e transitou para o CRACS e, finalmente também para o LIAAD, sendo que concilia estes dois últimos Centros a meio tempo. Como é trabalhar nestes dois Centros? As tarefas e os desafios são diferentes?

O CRACS e o LIAAD são Centros distintos. Cada coordenador tem a sua forma de liderar e as suas equipas formam grupos de trabalho muito próprios. Consequentemente, as tarefas e os desafios com que me deparo são diferentes, mas muito aliciantes.

Foi um choque quando me atribuíram o secretariado do LIAAD. De repente tive um acréscimo de responsabilidade, novas tarefas e uma equipa bem maior. Esse choque rapidamente passou quando senti o apoio dos meus coordenadores para essa nova fase. É sem dúvida uma experiência fantástica ter a possibilidade de usufruir do convívio com dois grupos tão diferentes e sinto que, com o passar do tempo, me tornei uma peça importante, se não mesmo fundamental, conseguindo, com dedicação, o respeito e o reconhecimento do meu trabalho por parte dos coordenadores. Visto as duas camisolas com muito carinho.

j1   j2

3. Na sua nomeação é referido “um aumentar de responsabilidades” e a aquisição de “novas funções”, de âmbito diferente do trabalho normal de secretariado. Pode-nos explicar e/ou exemplificar o seu trabalho?

Não consigo definir se algumas das tarefas que desempenho são de âmbito diferente do trabalho normal de secretariado. O que sei é que vão surgindo, e tenho a certeza que não é só a mim, desafios específicos dependendo das pessoas ou empresas com as quais interagimos.

Em cada um dos Centros que secretario surgem encargos e funções diferentes, que variam conforme a dinâmica dos seus coordenadores e respetiva equipa. Estou certa de que no mundo do INESC TEC todas as minhas colegas sentirão o mesmo, daí não querer especificar nenhuma tarefa em particular.

4. Humilde, trabalhadora, disponível, versátil, positiva são algumas das virtudes que lhe são apontadas. Com um percurso irrepreensível, que os elogios corroboram, o que é que ainda a motiva a trabalhar no INESC TEC após sete anos de dedicação?

O que me motiva a trabalhar no INESC TEC após estes anos é poder usufruir de um bom ambiente no trabalho, interagir com os vários serviços e os seus excelentes profissionais, sentir o companheirismo das minhas equipas e sobretudo o estímulo dos meus coordenadores para progredir de dia para dia na minha função e mesmo como pessoa.

j3   j4

5. Terminaremos este questionário, pedindo que comente a sua nomeação, feita pela coordenação do CRACS e LIAAD.

“Desde que começou a trabalhar com o LIAAD a Joana soube adaptar-se às novas expectativas, com um aumentar de responsabilidades que recebeu de bom grado e sempre com um sorriso. Muitas caras novas, muitas personalidades diferentes, novas funções, algumas das quais talvez saindo por vezes fora das quatro linhas do perfil puro do apoio secretarial. Pergunta de vez em quando “em que é que posso melhorar?”. Com essas respostas e muito mais tem sabido tornar-se um elemento central, que trabalha e faz trabalhar. Sempre disponível. Sem queixas, sem faltas e com a autoridade da humildade. E como a vida nem sempre está do nosso lado, a Joana tem sabido gerir os períodos mais duros com a mesma disponibilidade de sempre, esteja onde estiver. E sempre com vontade de ir um pouco mais além.”

Foi uma surpresa agradável ter recebido a notícia de que seria a Fora de Série do mês de outubro. Senti uma alegria enorme pelo reconhecimento escrito da minha dedicação e trabalho pois não é todos os dias que temos os nossos chefes “debruçados” sobre o desempenho da sua secretária. Fico embevecida por constatar que o trabalho que realizo não passa despercebido, o que me dá incentivo para continuar a vir trabalhar com um sorriso na cara e melhorar continuamente o meu desempenho.