Offside
30 Anos à Conversa

No ano do trigésimo aniversário do INESC TEC, o BIP foi em busca de histórias da casa, contadas por gente da casa.

Corporate

Um olhar sobre nós na voz dos nossos parceiros - Testemunho da ADIRA – Metal-Forming Solutions, SA, pela voz de Tiago Faro.

Fora de Série

"Fico embevecida por constatar que o trabalho que realizo não passa despercebido, o que me dá incentivo para continuar a vir trabalhar com um sorriso na cara e melhorar continuamente o meu desempenho." Joana Dumas (CRACS)

A Vós a Razão

"(...) as duas instituições que me acolhem (INESC TEC e Instituto Politécnico do Porto) comemoram 30 anos em simultâneo. Tem sido por isso um ano cheio de comemorações, reflexões, olhares para o passado e para o futuro." Paula Viana (CTM)

Asneira Livre

"Os humanos são muito bons a estereotipar, principalmente as profissões. Foi a visão do estereótipo da minha que decidi trazer-vos." José Ornelas (CSIG)

Galeria do Insólito

Recentemente, têm chegado à redação do BIP relatos que descrevem perigosos ataques de gaivotas no parque de estacionamento do INESC TEC...

Ecografia

BIP tira Raio X a colaboradores do INESC TEC...

Novos Doutorados

Venha conhecer os novos doutorados do INESC TEC.

Cadê Você?

O INESC TEC lança todos os meses no mercado pessoas altamente qualificadas...

Jobs 4 the Boys & Girls

Referência a anúncios publicados pelo INESC TEC, oferecendo bolsas, contratos de trabalho e outras oportunidades do mesmo género...

Biptoon

Mais cenas de como bamos indo porreiros...

Subscrever o BIP
 
 

INESC TEC cria software para diagnóstico dos cancros da mama e da próstata

ExpertBayes é o nome do software criado pelo INESC TEC para ajudar os profissionais de saúde, mais especificamente os médicos, no diagnóstico de doenças como os cancros da mama e da próstata.

Durante dois anos – de 2013 a 2015 – 737 pacientes foram submetidos a exames de rastreio de casos de cancro, 496 da próstata e 348 da mama, tendo em conta vários atributos de cada um, como a idade, o peso, o historial familiar, entre outros.

Em Portugal são detetados anualmente cerca de 4.500 novos casos de cancro da mama, que resultam na morte de cerca de 1.500 mulheres. No caso do cancro da próstata, as estatísticas não diferem de forma substancial, uma vez que todos os anos surgem cerca de 4.000 novos casos.

A utilização de tecnologias informáticas na área da saúde, em particular no que diz respeito a doenças cancerígenas, está em franco desenvolvimento e já existe, inclusivamente, o Dia Mundial da Pesquisa do Cancro, que se comemorou no dia 18 de novembro.

O objetivo do ExpertBayes era o de integrar conhecimento médico com técnicas de Machine Learning (aprendizagem automática) em modelos gráficos, que estimem com mais precisão o risco de cancro da mama ou da próstata depois de feita a biópsia, de modo a reduzir o problema do erro da amostragem biópsia.

Este software está preparado para trabalhar com qualquer tipo de dados, não necessariamente apenas aqueles que dizem respeito a doenças cancerígenas. No entanto, para este caso específico os dados tratados são relativos ao cancro da próstata, retirados do Departamento de Estatística da Carnegie Mellon University (CMU), e da mama, cedidos por Elizabeth Burnside, especialista em cancro da mama do hospital da Universidade de Wisconsin-Madison (EUA) e coautora do trabalho que foi publicado sobre o ExpertBayes.

“A aceitação por parte dos profissionais de saúde foi muito positiva, uma vez que, em caso de dúvidas, ao fazer o diagnóstico, o ExpertBayes ajuda-os a tomar a melhor decisão. Parte deste software já se encontra disponível na aplicação Dataias e será comercializado pela empresa NLPC Lda no contexto de um projeto IAPMEI e da empresa NLPC, www.dataias.com“, explica Ezilda Almeida, uma das investigadoras do Centro de Investigação em Sistemas Computacionais Avançados (CRACS) do INESC TEC que esteve responsável pelo desenvolvimento desta tecnologia.

O software faz parte do projeto ABLE (Advice Based Learning), liderado pela investigadora do INESC TEC e docente na Faculdade de Ciências da Universidade do Porto (FCUP) Inês Dutra, e recebeu um financiamento superior a 88 mil euros por parte da Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT).

As investigadoras mencionadas no corpo da notícia têm ligação ao INESC TEC e FCUP.