Offside
30 Anos à Conversa

No ano do trigésimo aniversário do INESC TEC, o BIP foi em busca de histórias da casa, contadas por gente da casa.

Corporate

Um olhar sobre nós na voz dos nossos parceiros - Testemunho da Flowmat, pela voz de Manuel Resende.

Fora de Série

"Espero que, como este, continuem a surgir, no futuro, mais exemplos de cooperação frutífera entre o SAL e os investigadores." Nuno Felício (SAL) e Matthew Davies (CTM)

A Vós a Razão

"Há mais de 20 anos que sou colaborador de entidades pertencentes ao estado Português e sempre me irritou solenemente o modelo de gestão que incentiva o cumprimento irredutível do plano/orçamento anual (...)" Ângelo Martins (CSIG)

Asneira Livre

"Há que evitar ao máximo a criação de falsas expetativas, passando a transmitir, sempre, que as entidades do Sistema Nacional de Investigação e Inovação (SI&I), nas quais o INESC TEC se enquadra, desenvolvem tecnologias até Technology Readiness Level (TRL) 7" (André Sá, SAPE)

Galeria do Insólito

É dos Estados Unidos que nos chega uma péssima notícia para o INESC TEC, em particular para o CPES...

Ecografia

BIP tira Raio X a colaboradores do INESC TEC...

Novos Doutorados

Venha conhecer os novos doutorados do INESC TEC...

Cadê Você?

O INESC TEC lança todos os meses no mercado pessoas altamente qualificadas...

Jobs 4 the Boys & Girls

Referência a anúncios publicados pelo INESC TEC, oferecendo bolsas, contratos de trabalho e outras oportunidades do mesmo género...

Biptoon

Mais cenas de como bamos indo porreiros...

Subscrever o BIP
 
 

Investigador INESC TEC é orador convidado em instituto japonês

João Pedro Pedroso, investigador do Centro de Engenharia e Gestão Industrial (CEGI), apresentou o “27th Statistical Machine Learning Seminar”, no dia 3 de dezembro, no Institute of Statistical Mathematics, em Tóquio.

Esta participação surgiu a partir de um projeto liderado pelo INESC TEC que terminou em 2014 – KEP “New models for enhancing the kidney transplantation process”. A presença do investigador do CEGI, em Tóquio, veio reforçar o papel do INESC TEC no estudo de transplantes cruzados de rins.

O projeto KEP nasceu da identificação de um problema, como explica João Pedro Pedroso – “um problema que afeta um grande número de pessoas em todo o mundo é a insuficiência renal crónica. O tratamento mais habitual é a diálise, mas a alternativa, o transplante renal, melhora significativamente a qualidade de vida do paciente. Quando o paciente e o seu potencial dador são fisiologicamente incompatíveis, o par paciente-dador pode juntar-se a um conjunto de pares na mesma situação com o objetivo de encontrar uma possível troca. Surge aí um problema de otimização: quais os pares a selecionar para que se realize o maior número possível de transplantes?”

Um dos pontos analisados no KEP foi o de se maximizar a esperança (em termos matemáticos) para o número de transplantes. As lacunas e obstáculos encontrados durante este estudo, tal como dificuldades de modelação matemática ou no encontro de métodos computacionais eficazes, levaram à escolha deste tema como tópico de investigação durante o mês de dezembro de 2015 no Institute of Statistical Mathematics, em Tóquio.

“O Institute of Statistical Mathematics é um centro de investigação nacional do Japão e um alicerce de investigação único no país onde são feitos estudos relacionados com a teoria de aplicação de estatística e de ‘data science’”, finaliza João Pedro Pedroso.

O investigador mencionado no corpo da notícia tem ligação à UP-FCUP.