Offside
30 Anos à Conversa

No ano do trigésimo aniversário do INESC TEC, o BIP foi em busca de histórias da casa, contadas por gente da casa.

Corporate

Um olhar sobre nós na voz dos nossos parceiros - Testemunho da Flowmat, pela voz de Manuel Resende.

Fora de Série

"Espero que, como este, continuem a surgir, no futuro, mais exemplos de cooperação frutífera entre o SAL e os investigadores." Nuno Felício (SAL) e Matthew Davies (CTM)

A Vós a Razão

"Há mais de 20 anos que sou colaborador de entidades pertencentes ao estado Português e sempre me irritou solenemente o modelo de gestão que incentiva o cumprimento irredutível do plano/orçamento anual (...)" Ângelo Martins (CSIG)

Asneira Livre

"Há que evitar ao máximo a criação de falsas expetativas, passando a transmitir, sempre, que as entidades do Sistema Nacional de Investigação e Inovação (SI&I), nas quais o INESC TEC se enquadra, desenvolvem tecnologias até Technology Readiness Level (TRL) 7" (André Sá, SAPE)

Galeria do Insólito

É dos Estados Unidos que nos chega uma péssima notícia para o INESC TEC, em particular para o CPES...

Ecografia

BIP tira Raio X a colaboradores do INESC TEC...

Novos Doutorados

Venha conhecer os novos doutorados do INESC TEC...

Cadê Você?

O INESC TEC lança todos os meses no mercado pessoas altamente qualificadas...

Jobs 4 the Boys & Girls

Referência a anúncios publicados pelo INESC TEC, oferecendo bolsas, contratos de trabalho e outras oportunidades do mesmo género...

Biptoon

Mais cenas de como bamos indo porreiros...

Subscrever o BIP
 
 

Investigador INESC TEC premiado pela Fundação Calouste Gulbenkian

Vítor Amorim, investigador do Centro de Fotónica Aplicada (CAP) do INESC TEC, foi um dos investigadores distinguidos pelo Prémio Estímulo à Investigação 2015, atribuído em novembro pela Fundação Calouste Gulbenkian. Este prémio distingue anualmente propostas de investigação de elevado potencial criativo em diversas áreas científicas.

O prémio de 12.500 euros, a repartir entre o investigador e a instituição de acolhimento, permitirá ao investigador fabricar e combinar guias de onda e de estruturas maquinadas, recorrendo a um laser femtosegundo, num único dispositivo. Este dispositivo permitirá manipular fluídos à micro-escala com interação entre a luz que se propaga no guia de onda e o fluido no canal de microfluídica.

Será ainda possível o fabrico de redes de Bragg devido à alta resolução conferida pelo processo de absorção não linear do feixe pelo material. Este tipo de dispositivo poderá ser usado como plataforma sensora de material biológico. O trabalho será desenvolvido no grupo de microfabricação do CAP, com supervisão de Paulo Marques, coordenador do CAP.

O Programa de Estímulo à Investigação tem como objetivo incentivar entre os jovens a criatividade e a qualidade na atividade de investigação científica nas disciplinas de Matemática, Física, Química e Ciências da Terra e do Espaço. Este programa permite que os jovens sejam integrados em centros de investigação portugueses para poderem desenvolver os seus projetos.

A par com a sua investigação no INESC TEC, Vítor Amorim encontra-se atualmente a frequentar o Mestrado Integrado de Engenharia Física na Faculdade de Ciências da Universidade do Porto (FCUP).

Os investigadores mencionados no corpo da notícia têm ligação à FCUP e ao INESC TEC.