Offside
Lado B

Fique a conhecer o Lado B do coordenador do CAP, Paulo Marques.

Corporate

Um olhar sobre nós na voz dos nossos parceiros - Testemunho da ATEC – Academia de Formação, pela voz de João Alves.

Fora de Série

"Trabalhar num ambiente tão diversificado, com pessoas com diferente formação académica, exige uma outra postura e recetividade por parte de um jurista, mas é estimulante e tem contribuído bastante para o meu crescimento." Joana Gonçalves (AJ)

Asneira Livre

"(...)don't dismiss speaking opportunities, don't avoid people in scientific venues, don't be a statue in meetings (...) don't unplug yourself and eventually shut yourself down". Ali Shoker (HASLab)

Galeria do Insólito

No rescaldo das eleições presidenciais, importa perceber os apoios estratégicos que cada candidato foi recolhendo para compreender os resultados...

Ecografia

BIP tira Raio X a colaboradores do INESC TEC...

Novos Doutorados

Venha conhecer os novos doutorados do INESC TEC...

Cadê Você?

O INESC TEC lança todos os meses no mercado pessoas altamente qualificadas...

Jobs 4 the Boys & Girls

Referência a anúncios publicados pelo INESC TEC, oferecendo bolsas, contratos de trabalho e outras oportunidades do mesmo género.

Biptoon

Mais cenas de como bamos indo porreiros...

Subscrever o BIP
 
 

Novas coordenações, novos Centros e reorganização de serviços no INESC TEC

O Centro de Engenharia e Gestão Industrial (CEGI) do INESC TEC viu recentemente a sua liderança renovada. Com a passagem de Bernardo Almada Lobo a membro da Administração do INESC TEC, sucedem-lhe Ana Viana e Pedro Amorim como Coordenadores do CEGI.

Colaboradora do INESC TEC desde 1997, depois de uma passagem pelo Centro de Engenharia de Sistemas Empresariais (CESE), Ana Viana integrou o CEGI, onde se tem destacado pelo seu trabalho na área de otimização, com especial enfoque em problemas nas áreas de Energia e de Saúde. Além de investigadora no INESC TEC, Ana Viana é ainda docente no Instituto Superior de Engenharia do Porto (ISEP). Já Pedro Amorim tem vindo a colaborar na investigação do INESC TEC desde 2011, tendo-se especializado em planeamento da cadeia de abastecimento, em particular no segmento dos produtos alimentares. É ainda docente na Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP).

Por outro lado, no Centro de Sistemas de Energia (CPES), Luís Seca, anteriormente coordenador adjunto, passa agora a partilhar com Manuel Matos a coordenação do Centro. Investigador do CPES desde 2002, Luís Seca obteve um mestrado em Engenharia Eletrotécnica pela FEUP e está atualmente a concluir o doutoramento na área de Sistemas de Energia Sustentáveis no âmbito do Programa MIT Portugal. Luís Seca esteve ativamente envolvido na montagem do Laboratório de Redes Elétricas Inteligentes e Veículos Elétricos do INESC TEC, e tem vindo a desempenhar nos últimos anos um papel fulcral na elaboração de candidaturas a projetos europeus e nacionais, na participação em projetos europeus como SusTAINABLE, evolvDSO, UPGRID ou AnyPLACE, e na coordenação de estudos em prestação de serviços, nacionais e internacionais.

As novas coordenações surgem na sequência da progressiva substituição dos novos Administradores nos seus antigos cargos de Coordenação de Centros, abrindo caminho à emergência de novas lideranças na gestão da instituição.

Ainda no seguimento de diferentes processos de reorganização, o Centro de Robótica e Sistemas Inteligentes (CROB) do INESC TEC converteu-se numa estrutura interna de coordenação da área de Robótica, que articula dois novos Centros que se vão dedicar respetivamente à área industrial e aos sistemas autónomos. Estes novos Centros serão o Centro de Robótica Industrial e Sistemas Inteligentes (CRIIS), coordenado por António Paulo Moreira, que será coadjuvado por um elemento a designar, e o Centro de Robótica e Sistemas Autónomos (CRAS), liderado por Eduardo Silva e Aníbal Matos. Doutorado em Engenharia Eletrotécnica e de Computadores, Aníbal Matos é ainda professor auxiliar na FEUP desde 2001. Dos projetos em que esteve envolvido destacam-se o ICARUS, o MARES ou o TriMARES.

Reorganização de Serviços

Está ainda em curso uma reorganização ao nível dos serviços de apoio informático do INESC TEC que passa agora a dispor de três serviços: o Serviço de Comunicações e Informática (SCI), centrado na rede informática e nas comunicações; o Serviço de Informática de Gestão (SIG), dedicado ao desenvolvimento e manutenção do sistema de informação do INESC TEC; e um novo serviço, o Serviço de Administração de Sistemas (SAS), a cargo de Jaime Dias, antigo investigador do Centro de Telecomunicações e Multimédia (CTM). Este serviço ficará responsável por administrar os servidores, e por prestar apoio aos utilizadores e às atividades de investigação. No início das suas atividades, o SAS irá promover reuniões de apresentação com todos os centros e serviços do INESC TEC.

Com esta nova estrutura, pretende-se responder de forma mais eficiente aos desafios lançados pelo crescimento e pelo aumento da dispersão geográfica da instituição, e ir ao encontro das expectativas e necessidades dos utilizadores.

Os investigadores com ligação ao INESC TEC mencionados no corpo da notícia têm vínculo ao INESC TEC e à FEUP.