Offside
Lado B

Neste episódio ficamos a conhecer o Lado B de Artur Capela

Corporate

Um olhar sobre nós na voz dos nossos parceiros - Testemunho da Yazaki Saltano, pela voz de Rui Trindade.

Fora de Série

(...) se tivesse de descrever a minha experiência no CPES em apenas uma palavra, essa seria “intensa”. Intensa no sentido de aquisição de conhecimento e na forma em que cada tarefa é realizada." Henrique Teixeira, CPES

Asneira Livre

"Nada do que crio faço sozinho. (...) Compenso esta minha limitação com um dom próprio que faz com que me rodeie de pessoas de talento, capacidade e brio." Rui Oliveira, Administrador INESC TEC

Galeria do Insólito

A história tem início no longínquo ano de 2012, altura em que o INESC TEC era ainda uma jovem instituição na casa dos 20, com personalidade irreverente e ideias inovadoras.

Ecografia

BIP tira Raio X a colaboradores do INESC TEC...

Novos Doutorados

Venha conhecer os novos doutorados do INESC TEC.

Cadê Você?

O INESC TEC lança todos os meses no mercado pessoas altamente qualificadas...

Jobs 4 the Boys & Girls

Referência a anúncios publicados pelo INESC TEC, oferecendo bolsas, contratos de trabalho e outras oportunidades do mesmo género.

Biptoon

Mais cenas de como bamos indo porreiros...

Subscrever o BIP
 
 

INESC P&D Brasil e INESC TEC desenvolvem sistema monitorização de linhas férreas

O INESC P&D Brasil e o INESC TEC estão a desenvolver, em parceria com a Universidade Federal de Juiz de Fora e o INERGE – Instituto de Estudos e Gestão Energética do Brasil, um projeto que tem como objetivo criar um sistema embarcado para uma monitorização visual e térmica de linhas férreas. O projeto arrancou em fevereiro.

O sistema será instalado em comboios de serviço, e deverá ser capaz de realizar, de forma automática, inspeções em carris, fixadores, batentes, cruzetas, postes, túneis e outros objetos próximos da rede.

Neste projeto, intitulado “Sistema Embarcado de Vistoria Visual e Térmica com Processamento e Identificação Digital de Imagens”, o INESC P&D Brasil e o INESC TEC estão responsáveis pelo desenvolvimento de um sistema estereoscópico capaz de gerar informação 3D de alta precisão. O referido sistema será composto por duas câmaras de alta-resolução, um sistema de estabilização de imagens Pitch e Roll, e um sistema embebido para cálculo do mapa de disparidade.

Do lado do INESC TEC participará o Centro de Robótica Industrial e Sistemas Inteligentes (CRIIS), representado por António Paulo Moreira, coordenador do CRIIS,  enquanto o INESC P&D Brasil estará representado por Marcelo Petry, antigo investigador do INESC TEC.

O projeto é financiado pela MRS Logística, uma empresa que transporta, nos seus 1.643 km de linhas ferroviárias, quase um terço de toda a carga transportada por comboios no Brasil.

O investigador com ligação ao INESC TEC mencionado no corpo da notícia tem vínculo à UP-FEUP.

Créditos foto: ionline