Offside
Lado B

Neste episódio ficamos a conhecer o Lado B de Artur Capela

Corporate

Um olhar sobre nós na voz dos nossos parceiros - Testemunho da Yazaki Saltano, pela voz de Rui Trindade.

Fora de Série

(...) se tivesse de descrever a minha experiência no CPES em apenas uma palavra, essa seria “intensa”. Intensa no sentido de aquisição de conhecimento e na forma em que cada tarefa é realizada." Henrique Teixeira, CPES

Asneira Livre

"Nada do que crio faço sozinho. (...) Compenso esta minha limitação com um dom próprio que faz com que me rodeie de pessoas de talento, capacidade e brio." Rui Oliveira, Administrador INESC TEC

Galeria do Insólito

A história tem início no longínquo ano de 2012, altura em que o INESC TEC era ainda uma jovem instituição na casa dos 20, com personalidade irreverente e ideias inovadoras.

Ecografia

BIP tira Raio X a colaboradores do INESC TEC...

Novos Doutorados

Venha conhecer os novos doutorados do INESC TEC.

Cadê Você?

O INESC TEC lança todos os meses no mercado pessoas altamente qualificadas...

Jobs 4 the Boys & Girls

Referência a anúncios publicados pelo INESC TEC, oferecendo bolsas, contratos de trabalho e outras oportunidades do mesmo género.

Biptoon

Mais cenas de como bamos indo porreiros...

Subscrever o BIP
 
 

Projeto INESC TEC na área do calçado destaca preferências dos clientes

Arrancou recentemente o projeto Fashion-Cognizant-Manufacturing (FASCOM), que conta com a intervenção do Centro de Engenharia de Sistemas Empresariais (CESE) do INESC TEC e que tem como objetivo criar as condições necessárias para uma nova forma de negócio de artigos de moda, baseada numa resposta rápida às preferências do consumidor.

Este trabalho surge na sequência da necessidade de adaptar o negócio de artigos da moda às necessidades dos consumidores cada vez mais exigentes. Para isso, os investigadores envolvidos pretendem criar um novo ciclo para a conceção, desenho, manufatura e venda de artigos de moda, com base na monitorização, extração e partilha de informação, ao longo da cadeia de valor, sobre as tendências e preferências dos clientes nas lojas.

A disponibilização desta informação a montante obtida no ponto de venda permite reduzir custos e aumentar as vendas, promovendo o desenvolvimento e o fabrico de produtos que respondem melhor às preferências dos consumidores. Neste projeto em concreto, irá focar-se o setor do calçado, incluindo a conceção e desenvolvimento de um novo conceito de produção de calçado, novos materiais, produtos de calçado customizados e tecnologias de fabrico. Possibilitar ao detentor da marca e ao produtor, o acesso à informação recolhida na loja é essencial para a conceção de novos produtos, mas também para a gestão da produção e das campanhas de marketing.

Neste projeto, o INESC TEC está responsável pelo desenvolvimento do sistema de recomendação, que calcula e fornece recomendações de artigos mediante a solicitação dos utilizadores no contexto das aplicações de compra/venda assistida e do expositor interativo; criação de um repositório de dados que permite partilhar e controlar o acesso à informação gerada entre os vários intervenientes; e o desenvolvimento de um sistema de integração com base na cloud que permite tirar proveito das diferentes tecnologias, protocolos e normas existentes, reduzindo substancialmente o custo da implementação e utilização da solução final. A equipa do CESE envolvida no FASCOM conta com Rui Rebelo, Hugo Ferreira, Carlos Soares, Pedro Ribeiro e Tiago Cunha.

Além do INESC TEC, o consórcio do projeto é constituído pela empresa de calçado SOZÉ, as empresas de base tecnológica CEI e INOVRETAIL, e o Centro Tecnológico do Calçado de Portugal (CTCP). O projeto tem a duração de 24 meses.

Mais informações aqui.

Os investigadores com ligação ao INESC TEC mencionados no corpo da notícia têm vínculo ao INESC TEC e UP-FEP.