Offside
Lado B

O Presidente da Administração, José Manuel Mendonça, mostra-nos o seu lado B.

Corporate

Um olhar sobre nós na voz dos nossos parceiros - Testemunho da FLUPOL – SURFACE ENGINEERING, S.A., pela voz de Pedro Bandeira.

Fora de Série

"Esta nomeação deixa-me com um grande sorriso e motivação para continuar a minha investigação no CEGI", Margarida Carvalho (CEGI)

Asneira Livre

"O Povo costuma dizer que não devemos regressar a um sítio onde fomos felizes. Eu fui muito feliz no INESC Porto, e hoje estou de volta, catorze anos depois de ter saído!", Filipe Aranda de Sá (CRAS)

Galeria do Insólito

Numa instituição que usa a palavra computadores na lapela como a roupinha tem Versace, seria de esperar que a proteção de spam no e-mail fosse no mínimo eficaz. E quem disse que não era?

Ecografia

BIP tira Raio X a colaboradores do INESC TEC...

Novos Doutorados

Venha conhecer os novos doutorados do INESC TEC...

Cadê Você?

O INESC TEC lança todos os meses no mercado pessoas altamente qualificadas...

Jobs 4 the Boys & Girls

Referência a anúncios publicados pelo INESC TEC, oferecendo bolsas, contratos de trabalho e outras oportunidades do mesmo género.

Biptoon

Mais cenas de como bamos indo porreiros...

Subscrever o BIP
 

Projeto ICARUS chega ao fim

Chegou ao fim em fevereiro o ICARUS (Integrated Components for Assisted Rescue and Unmanned Search operations), um projeto europeu que contou com a participação do INESC TEC onde o objetivo era desenvolver robôs autónomos que pudessem auxiliar as equipas de resgate em situações de catástrofe. O projeto, que reuniu 24 parceiros de nove países, contou com um orçamento de 17 milhões de euros e teve a duração de quatro anos.

Este trabalho abordou duas componentes de segurança – terrestre e marítima –, tendo o INESC TEC liderado os trabalhos relacionados com a componente marítima, como resultado da sua experiência na robótica aquática, de que os submarinos MARES e TriMARES (vencedor do Prémio Inovação da Exame Informática), ou as embarcações ROAZ II ou FAST, são exemplos a destacar.

Neste projeto, o INESC TEC ficou responsável por desenvolver a tecnologia robótica para a componente marítima que consistiu na implementação de capacidades avançadas de perceção e deteção de náufragos pelo ROAZ II, bem como no desenvolvimento de cápsulas robotizadas autoinsufláveis para salvamento de náufragos. O INESC TEC colaborou ainda no desenvolvimento do sistema de supervisão e controlo, e também no sistema de treino e suporte.  A equipa do INESC TEC foi liderada por Aníbal Matos, Coordenador do Centro de Robótica e Sistemas Autónomos (CRAS), tendo contado com investigadores do CRAS e também do Centro de Sistemas de Informação e Computação Gráfica (CSIG).

ICARUS

Os robôs desenvolvidos podem ser utilizados em cenários de crise, por exemplo, num cenário de um desastre natural ou não, prestando auxílio às equipas de busca e salvamento. Mais ainda, estas ferramentas podem ser usadas em alturas em que as condições do mar e atmosféricas são adversas e a visibilidade é baixa, permitindo, portanto, operações de resgate mais seguras para as equipas de salvamento.

Sob a coordenação da Academia Militar Belga, o projeto ICARUS contou com um consórcio de 24 parceiros pertencentes a nove países europeus - INESC TEC, Escola Naval, ESRI Portugal – Sistemas de Informação Geográfica SA (Portugal), Space Application Services NV, Spacetec Partners SPRL, Belgian First Aid and Support Team  (Bélgica), École Politechnique Féderale de lausanne, Eidgenössische Technische Hochschule Zürich, Université de Neuchatel, Skybotix AG (Suíça), Estudios GIS S.L., Aerospace Technology Centre (ASCAMM Foundation), Integrasys, S.A., Quobis Networks SL, ATOS Spain SA (Espanha), Metalliance SA, JMDThèque SARL (França), The Fraunhofer Institute for Reliability and Microintegration IZM, Technische Universität Kaiserlautern  (Alemanha), Calzoni SRL, NATO Centre for Maritime Research and Experimentation (Itália), Instytut Maszyn Matematycznych (Polónia) e Technische Universität Wien (Áustria).

O investigador com ligação ao INESC TEC mencionado no corpo da notícia tem vínculo à UP-FEUP.