Offside
Lado B

José Meirinhos do CPES pertence ao grupo Pauliteiros de Miranda

Corporate

Um olhar sobre nós na voz dos nossos parceiros - Testemunho da TECNIBITE, pela voz de Luís Claro Dias.

Fora de Série

"(...) é cada vez mais importante promover encontros internos de natureza científica e identificar novas linhas de I&D." Ricardo Bessa, CPES

Asneira Livre

"Mais do que arrumar nas gavetas do conhecimento material sobre investigação e inovação, guardo nas gavetas do coração tudo o que vivi e todos os que conheci (mesmo os que me deram dores de cabeça)." Sofia Sá (SCOM)

Galeria do Insólito

Um dia destes, estava um colega a percorrer o caminho até ao parque do INESC TEC quando se depara com o seguinte “recado” no limpa para-brisas do seu carro.

Ecografia

BIP tira Raio X a colaboradores do INESC TEC...

Novos Doutorados

Venha conhecer os novos doutorados do INESC TEC...

Cadê Você?

O INESC TEC lança todos os meses no mercado pessoas altamente qualificadas...

Jobs 4 the Boys & Girls

Referência a anúncios publicados pelo INESC TEC, oferecendo bolsas, contratos de trabalho e outras oportunidades do mesmo género...

Biptoon

Mais cenas de como bamos indo porreiros...

Subscrever o BIP
 
 

Corporate

Nesta secção a voz é dada às empresas e organizações que tomaram o INESC TEC como parceiro de projetos e atividades. O bom relacionamento e o bom exemplo são ingredientes indispensáveis para que a ciência e tecnologia sirvam a sociedade com tanto entusiasmo como profissionalismo.

Luís Claro Dias, Diretor Técnico da Área de Desenvolvimento de Software da TECNIBITE

  • "A colaboração com o INESC TEC foi sem dúvida muito gratificante. Sendo o INESC TEC uma organização de I&D com fortes conhecimentos nas suas áreas de especialidade e perspetivas extremamente atuais, é uma parceria que traz sempre grandes vantagens estratégicas para as empresas tecnológicas, principalmente ao nível da transferência de conhecimento."

Histórico da relação entre a empresa e o INESC TEC

A relação entre a TECNIBITE e o INESC TEC iniciou-se em 2014, com o projeto GNOSIS, concluído com sucesso em junho de 2015.

Áreas de Negócio

Serviços de informática.

Ano em que colaborou com o INESC TEC

2014 e 2015.

Título do projeto

GNOSIS – Gestão do conhecimento para melhoria de ferramentas e equipamentos produtivos na área das Rochas Ornamentais

Centro(s) do INESC TEC com que colaborou

CESE - Centro de Engenharia de Sistemas Empresariais

Responsável pelo projeto (INESC TEC)

António Correia Alves

Testemunho relativo ao Projeto

O projeto GNOSIS, desenvolvido em co-promoção pela TECNIBITE, INESC TEC e ZEUGMA, surgiu em 2014 e teve por objetivo principal desenvolver um sistema tecnológico de recolha, análise, tratamento e partilha de informação, totalmente inovador no setor da pedra natural, que permite a todos os intervenientes (desde o fabricante de máquinas e ferramentas ao transformador de pedra) implementar ações de melhoria continua nos seus produtos face aos indicadores e resultados fornecidos pelas aplicações do sistema.

O sistema desenvolvido é composto por uma plataforma com uma base de dados central que está continuamente a ser alimentada por máquinas/equipamentos de transformação de pedra devidamente sensorizados e monitorizados, que contribuem para a crescente curva de conhecimento e experiência do sistema. No âmbito do GNOSIS, o INESC TEC investigou e desenvolveu modelos matemáticos para tratamento e preparação dos dados originários da base de dados central num estado primário (numa abordagem Big Data), convertidos em informação e conhecimento aplicável industrialmente através da utilização de aplicações para otimização de ferramentas e processos, desenvolvidas pela TECNIBITE, que são disponibilizadas aos vários intervenientes do setor.

Apesar do volume de dados (provenientes de laboratório e de uma máquina sensorizada) que se conseguiu colocar no sistema ter sido reduzido em relação às expectativas iniciais, e da curta duração do projeto, consideramos que o projeto foi um sucesso. O sistema desenvolvido permitirá revolucionar a cadeia de transformação da pedra natural, tornando-a mais eficiente, o que permitirá a exploração dos mercados relativos aos sistemas de produção inteligentes recentemente desenvolvidos. Neste sentido, perspetiva-se que a TECNIBITE continue a desenvolver trabalho na área das TI com aplicação na indústria de rochas ornamentais, e que os resultados do projeto GNOSIS venham a ser utilizados no desenvolvimento de novas soluções comerciais.

A colaboração com o INESC TEC foi sem dúvida muito gratificante. Sendo o INESC TEC uma organização de I&D com fortes conhecimentos nas suas áreas de especialidade e perspetivas extremamente atuais, é uma parceria que traz sempre grandes vantagens estratégicas para as empresas tecnológicas, principalmente ao nível da transferência de conhecimento. Apesar da distância geográfica, foi possível trabalhar de uma forma muito articulada e harmoniosa, recorrendo a plataformas de comunicação online, o que permitiu funcionar plenamente como uma equipa e conduziu ultimamente aos excelentes resultados obtidos.

Apesar de nesta fase a TECNIBITE não perspetivar a sua participação em projetos de I&D, uma vez que está mais focada na utilização dos resultados de projetos concluídos recentemente no desenvolvimento de novas soluções comerciais, se no futuro surgirem oportunidades para a participação em projetos de investigação o INESC TEC será naturalmente considerado, quer em projetos de Big Data, quer noutras áreas, dado a sua forte competência multidisciplinar.