Offside
Lado B

José Meirinhos do CPES pertence ao grupo Pauliteiros de Miranda

Corporate

Um olhar sobre nós na voz dos nossos parceiros - Testemunho da TECNIBITE, pela voz de Luís Claro Dias.

Fora de Série

"(...) é cada vez mais importante promover encontros internos de natureza científica e identificar novas linhas de I&D." Ricardo Bessa, CPES

Asneira Livre

"Mais do que arrumar nas gavetas do conhecimento material sobre investigação e inovação, guardo nas gavetas do coração tudo o que vivi e todos os que conheci (mesmo os que me deram dores de cabeça)." Sofia Sá (SCOM)

Galeria do Insólito

Um dia destes, estava um colega a percorrer o caminho até ao parque do INESC TEC quando se depara com o seguinte “recado” no limpa para-brisas do seu carro.

Ecografia

BIP tira Raio X a colaboradores do INESC TEC...

Novos Doutorados

Venha conhecer os novos doutorados do INESC TEC...

Cadê Você?

O INESC TEC lança todos os meses no mercado pessoas altamente qualificadas...

Jobs 4 the Boys & Girls

Referência a anúncios publicados pelo INESC TEC, oferecendo bolsas, contratos de trabalho e outras oportunidades do mesmo género...

Biptoon

Mais cenas de como bamos indo porreiros...

Subscrever o BIP
 
 

INESC TEC e KYAIA desenvolvem projeto de assegura uma gestão "ágil e flexível" das linhas de costura

smartsl 4.0 apresentado ao primeiro-ministro português

Chama-se SmartSL 4.0 e é o projeto mais recente desenvolvido em parceria entre o INESC TEC e a Kyaia. O objetivo é assegurar uma gestão “ágil e flexível” de linhas de costura para a produção de calçado, com menos intervenção humana e aumento da produtividade. No dia 15 de julho o SmartSL 4.0 foi apresentado na fábrica da Kyaia em Paredes de Coura e contou com a presença do primeiro-ministro António Costa e dos presidentes do INESC TEC e da Kyaia, José Manuel Mendonça e Fortunato Frederico, respetivamente.

1   2

Em que consiste o SmartSL 4.0?

A solução SmartSL 4.0 incorpora algoritmos avançados de balanceamento e sequenciamento da produção, assim como gamas em grafo e uma interface web para uma gestão eficiente das linhas de produção de costura e pré-costura obtendo uma afetação dinâmica do trabalho aos postos.

“Com esta solução é possível produzir calçado customizado num ambiente de elevado mix de modelos em pequenas quantidades com uma redução efetiva do stock e entrega mais rápida de encomendas. O cálculo de indicador-chave de gestão para medição do nível de desempenho da linha produção é efetuado de forma automática, sem intervenção dos operadores, avaliando em tempo real os objetivos definidos”, refere Rui Rebelo, o investigador do Centro de Engenharia de Sistemas Empresariais do INESC TEC que apresentou o software à comitiva do Governo português.

3   4

O SmartSL 4.0 é um avanço significativo em relação às soluções existentes no mercado com aplicação efetiva do paradigma da indústria 4.0 e foi produzido durante os últimos 12 meses pelo INESC TEC no âmbito do contrato-programa celebrado entre a Kyaia e o INESC TEC para promover atividades de investigação e desenvolvimento tecnológico para o setor do calçado. A solução vai permitir aumentar a capacidade produtiva em 10 a 15%.

A equipa do INESC TEC que participou no desenvolvimento desta solução para a Kyaia é composta pelos investigadores do CESE Ana Isabel Marques, Diogo Mendes, Luís Costa, Pedro Ribeiro e Rui Rebelo.

5   7

Da venda de sapatos à exportação de tecnologia

O SmartSL 4.0 vai ser implementado também na fábrica da Kyaia em Guimarães. No entanto, a solução não vai ser apenas implementada nas fábricas da empresa. O Grupo, que é detentor da famosa marca de calçado Fly London, quer colocar o software no mercado.

De acordo com o presidente da Kyaia, Fortunato Frederico, a tecnologia vai estar à disposição da indústria do calçado para ser comprado por quem o quiser implementar e vai ser exportada.

8   10

Kyaia e INESC TEC são parceiros há quase 20 anos

Apesar de já serem parceiros há quase 20 anos, o INESC TEC e a Kyaia assinaram há cerca de um ano um contrato-programa que tem como objetivo promover atividades de investigação e desenvolvimento tecnológico em particular nas áreas de planeamento e logística, gestão de cadeias de fornecimento, customização de produtos, organização da produção e sistemas de gestão empresariais.

“Este protocolo confere um novo impulso à colaboração de longa data entre a Kyaia e o INESC TEC, que tem contribuído ativamente para a melhoria da produtividade do setor do calçado desenvolvendo novos métodos de produção e sistemas inovadores”, conclui Rui Rebelo.

Créditos fotos - Kyaia

  

 Os investigadores mencionados nesta notícia têm vínculo ao INESC TEC e à UP-FEUP.