Offside
Corporate

Um olhar sobre nós na voz dos nossos parceiros - 3Decide, pela voz de Carlos Rebelo.

Fora de Série

"... o ambiente de trabalho na USE é bastante agradável, conciliando a boa disposição com rigor e responsabilidade.", Mário Couto.

A Vós a Razão

"Embora os tempos sejam cada vez mais desfavoráveis à investigação, acredito que é possível produzirmos um trabalho científico relevante e proporcionar à indústria uma plataforma de teste privilegiada", Clara Gouveia (USE)

Asneira Livre

"Em vez de cartas de amor, tenho recebido ultimamente prendas na minha secretária...", José Meirinhos (USE)

Galeria do Insólito

Ser secretária no INESC TEC é um trabalho bastante exigente e até esgotante fisicamente e por isso agora é possível requisitar um par de pernas extra para uma secretária...

Ecografia

BIP tira Raio X a colaboradores do INESC TEC...

Novos Doutorados

Venha conhecer os novos doutorados do INESC TEC...

Cadê Você?

O INESC TEC lança todos os meses no mercado pessoas altamente qualificadas...

Jobs 4 the Boys & Girls

Referência a anúncios publicados pelo INESC TEC, oferecendo bolsas, contratos de trabalho e outras oportunidades do mesmo género...

Biptoon

Mais cenas de como bamos indo porreiros...

Subscrever o BIP
 

Investigadora do INESC TEC assume presidência de Associação Internacional

A investigadora do Laboratório de Inteligência Artificial e Apoio à Decisão (LIAAD/INESC TEC), Paula Brito, assumiu a presidência da International Association for Statistical Computing (IASC) no passado mês de agosto.

No arranque das novas funções, a investigadora do LIAAD/INESC TEC descreve esta eleição como uma honra, tanto a título pessoal como a nível institucional para o LIAAD/INESC TEC e a Universidade do Porto. Esta perspetiva é reforçada pelo coordenador do LIAAD, Alípio Jorge, que considera ser “um orgulho para o LIAAD ter uma sua investigadora como presidente desta importante associação científica internacional de estatística computacional. Para além do prestígio, acredito que poderá trazer mais-valias importantes para o INESC TEC”. Paula Brito destaca também a responsabilidade de conduzir os destinos desta associação internacional e a oportunidade para “fazer coisas acontecer” que este novo cargo representa.

Enquanto Presidente do IASC, cabe a Paula Brito gerir os vários projetos em que a Associação está envolvida (desde a organização de conferências, escolas de Verão, competições científicas para jovens), bem como promover a representação da Associação Internacional de Estatística Computacional por todo o mundo, nomeadamente onde se faz investigação naquela área. O novo cargo da investigadora do LIAAD/INESC TEC implica também a participação no Conselho do Instituto Internacional de Estatística (ISI), o que permitirá a Paula Brito e à IASC participar em “projetos de nível mais alargado”, como é o caso da iniciativa “Capacity Building”, cujo objetivo é “levar Estatística e as suas novas metodologias e ferramentas a países (ou zonas) menos desenvolvidas”, explica a investigadora e Professora Associada da Faculdade de Economia da Universidade do Porto (FEP).

Ao longo dos próximos dois anos, Paula Brito terá como novos desafios dar resposta rápida a questões abrangentes e globais, envolvendo pessoas e entidades espalhadas pelo mundo, gerir a divulgação da informação por diferentes canais de comunicação, bem como estar a par do estado da arte na área geral da IASC.

Paula Brito vai conciliar o novo cargo com a atividade de investigação no LIAAD/INESC TEC e as funções de docente na FEP e pretende “continuar a desenvolver os trabalhos de investigação em que estou envolvida, e cumprir as tarefas que me estão atribuídas enquanto docente”.

Paula Brito Paula Brito

Sobre Paula Brito

A área de trabalho da investigadora do LIAAD/INESC TEC é a Análise Multivariada de Dados. Mais especificamente, a investigação foca-se na análise de dados que saem do padrão habitual, por representarem variabilidade observada. Como explica Paula Brito, a título de exemplo, “são registados valores de diferentes indicadores para voos em múltiplos aeroportos (nº de passageiros, tempo de voo, atraso à chegada, etc.) - mas estamos interessados em analisar e comparar os aeroportos, e não os voos individualmente. A informação deve pois ser agregada para cada aeroporto - e para não perdermos a variabilidade, os valores dos indicadores serão agora intervalos ou distribuições (e não números ou categorias simples).” Esta é uma área, cujo desenvolvimento é recente e é geralmente denominada “Análise de Dados Simbólicos”, apresenta muitos desafios e novos problemas de investigação, salienta Paula Brito. Ainda segundo a investigadora, esta área “será certamente central na era do chamado “Big Data”, em que grandes quantidades de dados, de natureza variada, devem ser considerados e analisados”.

LIAAD

Sobre a IASC

A IASC é uma secção do International Statistical Institute (ISI) que tem como objetivo promover o interesse pela Estatística Computacional a nível mundial, assim como a troca de conhecimento técnico e científico através de contactos e encontros entre estatísticos, profissionais de informática, organizações, instituições, entidades governamentais e o público em geral.

A IASC publica o Journal Computational Statistics & Data Analysis e organiza as suas próprias conferências - IASC World Conferences, COMPSTAT na Europa (realizada na FEP em 2008), ARS Conferences on Statistical Computing na Ásia e Summer Schools, assim como sessões nas conferências do ISI (Instituto Internacional de Estatística).

Mais  informações em http://www.iasc-isi.org/