Offside
Lado B

João Basílio, investigador do Centro de Sistemas de Energia (CPES), é surfista amador.

Corporate

Um olhar sobre nós na voz dos nossos parceiros - Testemunho da Altice Albs, pela voz de Fausto de Carvalho.

Fora de Série

"Salientaria a disponibilidade e complementaridade de talentos que permitiram entregar resultados de elevada qualidade." Samuel Moniz (CESE)

Pensar Sério

"Entendo que enquanto não se realizar o matching entre os desejos das entidades privadas e as necessidades particulares das entidades públicas, poderão ser implementados sucessivos programas, uns mais sonantes que outros, que não haverá um avanço significativo nesta matéria". Paulo Diogo Ferreira (SAAF)

Galeria do Insólito

"...investigador que se preze, tem um conto de fadas e princesas sempre à mão. Esse livro é que é a sua verdadeira bíblia."

Ecografia

BIP tira Raio X a colaboradores do INESC TEC.

Novos Doutorados

Venha conhecer os novos doutorados do INESC TEC.

Cadê Você?

O INESC TEC lança todos os meses no mercado pessoas altamente qualificadas...

Jobs 4 the Boys & Girls

Referência a anúncios publicados pelo INESC TEC, oferecendo bolsas, contratos de trabalho e outras oportunidades do mesmo género...

Biptoon

Mais cenas de como bamos indo porreiros...

Subscrever o BIP
 

Galeria do Insólito

princesas, fadas... e inteligência artificial

Este insólito vai ser curto, curtinho, como uma história infantil.

Há quem tenha uma imagem dos investigadores como seres um tanto ao quanto esotéricos, que vivem fechados no seu mundo e só pensam em publicar artigos, investigar em novas áreas e falar em jargão com os pares.

Ora, o BIP revela que esta ideia não é mais do que um estereótipo sem fundamento. Sim, porque investigador que se preze, tem um conto de fadas e princesas sempre à mão. Esse livro é que é a sua verdadeira “bíblia”.

A foto acima foi tirada no INESC TEC no espaço do Laboratório de Inteligência Artificial e Apoio à Decisão (LIAAD). Espantados? Então como acham que a fada transformou a abóbora em carruagem? Inteligência artificial, pois claro! E como é que o príncipe percebeu em que pé servia o sapatinho de cristal? Sistemas de apoio à Decisão, óbvio!

Já agora: e os Sete Anões? Mineração de Dados! E o Pinóquio? Reconhecimento de padrões! E o feijoeiro mágico? Árvores de decisão! E o...

Pois é: sabíamos que os investigadores do LIAAD escreviam artigos, mas não imaginávamos que fossem deste tipo, de "ciência para criancinhas". Foram apanhados em flagrante - vamos vasculhar as prateleiras do LIAAD e ver o que mais achamos?